FAÇA DOWNLOAD:
Isaías 40:27
O texto que nós lemos revela duas atitudes por parte do povo de Deus:
- Um povo queixoso.
- Um povo que ignora suas faltas e que culpa a Deus pelos seus infortúnios.
Este capítulo de Isaías fala sobre a libertação do povo de Israel do cativeiro da Babilônia. Eles estavam lá por causa dos seus pecados de idolatria e imoralidades. Além do mais, eles deixaram de ouvir a Palavra de Deus, anunciada pelos Seus profetas. Israel se tornou um povo sem rumo e como ovelhas que se haviam perdido. Cada um seguia o seu próprio caminho. (cf. Isaías 53:6)
Esse povo precisava se reorganizar, para ser, de fato, uma nação que glorificasse a Deus. Por isso, ele foi duramente castigado, permanecendo no cativeiro por 40 anos na Babilônia. No entanto, Deus levanta a Sua voz e disse:
&1 O SENHOR, nosso Deus, diz: “Consolem, consolem o meu povo. 2 Falem carinhosamente aos moradores de Jerusalém e digam-lhes que já terminou a sua escravidão e que os seus pecados foram perdoados. Eles receberam de mim duas vezes mais castigos do que os pecados que cometeram.” (Isaías 40:1,2 NTLH)
O verbo “consolar” tem o sentido de andar ao lado de alguém e lhe falar diretamente clara e carinhosamente ao coração, ou seja, para o íntimo. Ao longo do capítulo, o Senhor lhes fala sobre a Sua vinda, a fim de libertá-los e que todos preparassem o caminho para a chegada do Senhor. (vs.3,4)
Deus pede o mesmo da Sua Igreja, pois o tempo de permanência neste mundo também está terminando e temos que preparar o caminho da volta de Jesus, quando Ele mostrará a Sua glória e todo o Seu poder.
A preparação desse caminho se dá com a mensagem de que todo ser humano é frágil, como a erva do campo, e a sua força como uma flor do mato, que secam rapidamente. Deus pede que Seus mensageiros anunciem a Sua chegada repentina! Deus diz que a vida é passageira, mas a Palavra de Deus é eterna! (vs.5-9)
Foi Deus Quem enviou aquele povo ao cativeiro, ou seja, foi Ele Quem permitiu toda aquela situação e seria Ele que traria consigo o Seu povo para fora daquela tribulação. Além do mais, Deus revela todo o Seu cuidado para com o povo que Ele mesmo escolheu, disciplinou e perdoou. (vs.10,11)
Então, Deus mostra a Sua Glória, por meio da Sua soberania, poder, misericórdia e amor. Deus revela que está no controle de todas as coisas e da história da humanidade. Tudo está acontecendo de acordo com os Seus planos. Deus revela que Ele é maior do que qualquer coisa, tanto na Terra (vs.12-20) como no Céu. (vs.21-26) A criação mostra a Sua sabedoria, Seu poder e Sua eternidade. Ele é maior do que as nações e seus ídolos de madeira, pedra e ouro.
Como que um Deus, que criou cada estrela, que as fez sair em ordem como um exército, que sabe o número exato delas, que chama cada uma pelo seu nome – e elas não deixam de Lhe responder – (v.26), não cuidará do Seu povo que está sobre a Terra?
1. Cuidado com a murmuração, pois ela pode desviar o seu foco da Glória de Deus. (27ª)
“Por que você se queixa?”
Em vez de louvar a Deus, a nação, próxima da liberdade, murmurava contra Deus como se Ele não soubesse da situação dela. Em vez de ver uma porta aberta do cativeiro, aqueles judeus enxergavam apenas uma longa estrada pela frente e resmungavam de não terem forças para andar.
Nós também somos assim! Temos a tendência de olhar somente para as dificuldades, para as nossas limitações e perdas, em vez de olharmos para um novo e vivo caminho que Deus está nos apontando. Nós temos a tendência de sermos murmuradores.
Murmurar é diferente de lamentar, porém, ambas as atitudes refletem tanto as limitações humanas como o anseio por ajuda.
Aquele que lamenta reconhece a sua fragilidade e confessa a sua incapacidade de lidar com a situação ao Senhor. Deus conhece os nossos medos e sabe como suprir todas as nossas necessidades. Ele sabe que não somos capazes de obedecê-Lo com as nossas forças, porém, Ele provê toda a energia que necessitamos.
O apóstolo Paulo fez uma declara
ção sobre isso:
&Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Filipenses 4:13 NTLH)
Quando confiamos em nós mesmos, desfalecemos. Quando procuramos entender a mente e confiamos nos planos e nos cuidados do Senhor, nós somos fortalecidos.
Entretanto, o murmurador é alguém que não confia em ninguém! Ele exige ajuda, desde que essa lhe seja dada de acordo com os seus próprios planos. Portanto, a murmuração não apenas revela a nossa fragilidade como também o nosso egoísmo, pois quem murmura, difama, calunia e fala mal das pessoas.
Por que Deus não suporta a murmuração?
- Porque nós fomos chamados para bendizer a Deus e abençoar as pessoas. ()
- A murmuração demonstra a nossa falta de visão e, muitas vezes, é fruto da inveja.
- A murmuração manifesta a nossa ingratidão diante de Deus.
- A murmuração revela a nossa falta de fé confiança em Deus.
- A murmuração causa prejuízo na obra de Deus e na vida de muitos irmãos.
- A murmuração não resolve os problemas, simplesmente, culpa alguém.
O murmurador sempre culpa as pessoas e o Próprio Deus pelos seus infortúnios.
2. Aceite os seus erros e não culpe a Deus pelos seus infortúnios. (27b,c)
“O SENHOR não se importa conosco, o nosso Deus não se interessa pela nossa situação”
Quando tentamos olhar para Deus por meio das circunstâncias, Ele nos parecerá muito pequeno e distante. Porém, quando olhamos para as situações por meio de Deus, Ele se colocará ao nosso lado e nos revelará a Sua grandeza.
Essa parte do verso bíblico que estamos analisando revela isso. Os israelitas chamam a Deus de “SENHOR” (Eterno, Dono) e “o nosso Deus” (Poderoso, Governante, o Verdadeiro Deus). Então, eles demonstram certo conhecimento de Deus, mas não possuem os Seus olhos, ou seja, eles não conseguem olhar para as situações com a Sua perspectiva. Para eles, a situação é maior do que o próprio Deus, e essa atitude os leva à incredulidade.
Eu sempre penso que a descrença é o desvio da crença. A incredulidade só toma lugar na vida daqueles que, em algum momento, creram. Então, a descrença pode surgir depois da crença. Ninguém emite uma opinião sobre Deus, sem que tenha recebido alguma revelação interior sobre Ele. É Deus quem capacita o homem a crer Nele.
Eles creem que Deus é o “SENHOR, o Seu Deus”, mas O insultam pelo modo como Ele está lidando com as coisas. O mesmo pode estar ocorrendo na sua vida. Você gostaria que algumas coisas estivessem acontecendo do seu jeito, mas o Senhor tem o Seu próprio modo de agir. Além do mais, a Sua vontade é que nos abençoa tremendamente!
Tomemos cuidado, pois algumas coisas que nos importunam podem estar no seu final. Lembre-se do que diz Isaías: “O seu Deus está chegando!” (v.9) Porém, Ele pede que você faça a sua parte: “Escute a Sua voz, reconheça os seus erros, aceite o Seu perdão, prepare o caminho do Senhor, anunciando às pessoas sobre o quanto Ele pode fortalecê-las!” O mais, Ele fará!
Nunca se esqueça do que disse o salmista:
&Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará. (Salmos 37:5 NTLH)
O nosso maior exemplo de Alguém que confiou em Deus foi Jesus, quando esteve na Terra. O Seu caminho não foi fácil, mas Ele confiou nos planos e cuidados de Deus. Ele mesmo disse para que não fosse feita a Sua vontade, mas a de Deus. Obedecendo, sempre sofreu, mas foi honrado e glorificado após a Sua morte.
Nós somos vitoriosos em todas as coisas porque Jesus venceu, e Nele temos todas as provisões de Deus. Ele pagou o preço que não poderíamos pagar, devido aos nossos pecados. Ele nos resgatou do poder mundano e nos chama para preparar o caminho da Sua volta, quando arrebatará a Sua Igreja verdadeira e a conduzirá, pelo Seu poder, ao Reino Eterno de Deus. Sem Jesus, nós não conseguimos viver em intimidade com Deus; portanto, que nós afirmemos o nosso compromisso com Ele, pois em breve toda a nossa agonia e sofrimento terminarão neste mundo.
Sendo assim,
- Lamente, mas não entre pelo caminho da amargura ou murmuração.
- Confie sempre no cuidado de Deus pela sua vida e não desvie o seu foco Dele.
- Olhe para as circunstâncias com a perspectiva de Deus.
- Creia que o Senhor está perto e lhe dará toda a ajuda necessária.
- Creia que Deus se importa com você!