Texto base:
Hebreus 12:28,29
28 Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor. 29 Porque, na verdade, o nosso Deus é um fogo destruidor. (Hb.12:28,29 NTLH)
O temor a Deus não está em desacordo ao pensamento de termos medo de Deus, do Seu julgamento justo e, após este fato, a morte eterna (o Inferno), a qual é a separação eterna de Dele aos que não andam em um honesto compromisso com Ele. Jesus disse:
4 Jesus continuou: — Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. 5 Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus. (Lc.12:4,5 NTLH)
Jesus está falando aos Seus discípulos para não terem medo dos falsos religiosos que, por manipulações sociais e políticas, poderiam conduzi-los à morte. Porém, Jesus assegura que eles deveriam ter mais medo de Deus (o SENHOR da vida e da morte), pois além de definir o dia e o modo como Seus filhos morrerão, tem o poder de decretar a separação eterna àqueles que se acovardam na sua missão em Cristo. Jesus termina a sua fala enfaticamente: “tenham medo de Deus”!
Os que não temem a Deus não devem servir de exemplo aos verdadeiros cristãos
O contexto do nosso texto base (Hb.12:25-27) fala sobre o perigo de seguirmos o exemplo dos que foram descuidados (o povo de Israel no deserto do Sinai), quando rejeitaram a mensagem de Deus, a qual lhes foi transmitida por Moisés. Eles se recusaram a ouvi-lo e, quanto a nós, se deixarmos de ouvir o Espírito Santo, que nos traz a mensagem divina diretamente dos Céus?
Então, o autor de Hebreus diz que, no deserto, a terra tremeu quando o SENHOR falou no Monte Sinai, porém, da próxima vez, Ele fará tremer não só a Terra, mas também o Céu e somente o que é inabalável (que tem alicerce sólido) é que não será destruído.
Esta é a razão de o verso 28 se iniciar com a expressão (conjunção) “por isso”, a qual indica que, ao que foi dito anteriormente, a nossa atitude deve ser diferente daqueles rebeldes, ou seja, que retenhamos a graça de Deus em nossas vidas, tendo prazer e deleite a tudo o que Deus nos tem ensinado e ao que Dele já temos recebido.
28 Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Sejamos agradecidos e adoremos a Deus de um modo que o agrade, com respeito e temor.
O que nós já temos recebido de Deus? Nós já recebemos um Reino, no qual Jesus é o Seu Rei, o Governante Poderoso que implantará o Seu Reino sobre a Terra de modo visível e que não pode ser abalado nem destruído. Por essa razão é que devemos nos apegar Àquele que é inabalável e servi-Lo com um estilo de vida aprovado por Ele. Nós fazemos isso de dois modos:
- Com respeito, ou seja, com reverência, sendo modestos, humildes e com um sentimento de vergonha do que nos tornamos e éramos longe Dele, honrando sempre a Sua pureza, poder e justiça.
- Com temor, isto é, expressando o “medo dedicado” (santo) a Deus, o qual envolve fazer a Sua vontade, termos precaução, prudência, dedicação e seriedade no nosso relacionamento com Ele.
Deus não muda em todos os Seus atributos ou caráter e, por isso, Ele deve ser temido
O objetivo do verso 28 é declarar Quem Deus “é”, e isso nós vemos no verso 29:
29 Porque, na verdade, o nosso Deus é um fogo destruidor.
Essa declaração expressa uma verdade sobre o caráter divino, a qual é mencionada em Deuteronômio 4:24. Saibamos que não houve nenhuma mudança nos atributos divinos ou nos princípios de Seu Governo. O autor desmistifica a ideia de que Deus é mais tolerante ao pecado agora do que foi no Sinai. As mesmas perfeições da natureza de Deus que O levaram a punir aos transgressores no passado, também O levarão a fazê-lo àqueles que vivem uma vida rebelde, sem consideração e compromisso com Ele.
Portanto, temer a Deus não é apenas nos apropriarmos do pensamento de termos respeito por Ele, embora essa atitude faça parte do conceito. Temer a Deus, na verdade, significa mais do que isso. O temor bíblico de Deus, para o cristão, inclui a compreensão do quanto Deus odeia o pecado, assim como temer Seu julgamento acerca dele – mesmo na vida de Seus filhos.
Deus exige respeito e temor por parte de Seus filhos e, por isso, Ele não deixa de discipliná-los
É por esta razão que Deus os disciplina e os corrige! Embora a Sua disciplina seja feita em amor, ainda é algo atemorizante. Quando crianças, o medo da disciplina de nossos pais nos preveniu de algumas ações perversas e do mau caráter. O mesmo se dá no nosso relacionamento com Deus. Devemos temer Sua disciplina e, portanto, procurar viver nossas vidas de um modo que O agrade e que traga honra e louvor ao Seu Nome.
5 Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos dele? Pois ele disse: “Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende. 6 Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho. (Hb.12:5,6 NTLH)
Você não repreende e corrige o filho do vizinho, mas fará isso ao seu filho, a fim de instruí-lo para uma vida digna. Repare o verso 6: Deus corrige “a quem” Ele ama e castiga “a quem” Ele aceita como filho! Quem não é Seu filho, não receberá a Sua correção e a instrução, mas será entregue aos seus próprios desejos impuros ou imorais, pelo fato de ter rejeitado a Deus e a Sua Palavra. (Rm.1:24; Jo.12:48)
O tempo todo, nós buscamos a felicidade, ou uma vida mais feliz e, para a conseguirem, muitos seguem os passos de pessoas que não amam a Deus, que distorcem o Seu caráter e que são influenciadoras satânicas, cuja finalidade é nos afastar de Deus e nos tornar filhos rebeldes ao Pai Eterno.
Que ouçamos o conselho de quem, em busca da alegria e do prazer pessoal, se afastou do SENHOR, mas que não encontrou os caminhos da felicidade longe Dele. Eu estou falando de Davi. Leiamos o que diz:
11 Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o SENHOR. 12 Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? 13 Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras. 14 “Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcançá-la.” 15 Deus cuida das pessoas honestas e ouve os seus pedidos. (Sl.34:11-15 NTLH)
Que Deus nos abençoe!