Skip to content Skip to footer

Os que esperam no Senhor devem ser fortes e corajosos

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto Base:

Salmos 31:24

Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR! (Sl.31:24 NTLH)

Por que será que redes de “fast food” (comida rápida) são tão populares? É porque nós não gostamos de esperar! Quando você está dirigindo o seu automóvel, ao sentir fome, é natural buscar uma refeição rápida. Procurar um “drive-thru” e comprar um “lanche feliz” é muito comum hoje em dia. No entanto, se você quiser uma refeição mais saudável, sabe que terá de “esperar”.

Entenda que, na vida com Deus, não existem “fast promessas ou fast planos”. Deus prepara lentamente Seus planos ao Seu povo, acrescentando a ele e extraindo dele o que há de melhor.

Muitas vezes, Deus o fará esperar, porque tem o que é de melhor para você. Ele nunca Se atrasa e nunca Se apressa. Contudo, eu posso lhe garantir: quando é o plano de Deus que você espera, tenha a certeza de que Ele fará com que a sua atitude valha à pena.

O povo ocidental odeia esperar. Necessidades e luxos estão disponíveis quase que imediatamente e sob demanda. Ficamos tão estragados e chegamos a perder a paciência quando uma página da web demora de 3 a 4 segundos para abrir em nossos computadores. Mas e quanto a “esperar” em Deus?

1. Deus é a Autoridade final sobre Quem não temos controle

É um grande erro pensarmos que podemos dar determinações ou intimar a Deus, a fim de que Ele realize nossas vontades. Porém, é justamente isso o que vem sido incutido às mentes de muitos cristãos, quando participam de determinadas campanhas, correntes e novenas, onde é dito que, durante ou no final das mesmas, todos receberão o que querem de Deus. Saiba que isso é uma aberração ou um tipo de fé com características de monstruosidade!

Esse tipo de atitude é um insulto Àquele que criou e governa os Céus, o Universo e a Terra, de acordo com o Seu poder e majestade. Ninguém ou nenhum cristão é ou será capaz de aconselhar e ensinar a Deus sobre como tudo deve ser feito.

O apóstolo Paulo nos ensina o seguinte:

33 Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? 34 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? (Rm.11:33,34 NTLH)

Esperar em Deus requer pelo menos dois elementos:

  • Total dependência Dele e
  • Permitir que tudo seja feito conforme os Seus termos e para os Seus propósitos.

Esses elementos também incluem a espera pelo tempo de Deus, para a realização dos Seus planos. Portanto,

  • Confiar em Deus quanto ao tempo dos eventos é uma decisão difícil de tomar.
  • Esperar o tempo do SENHOR é esperar pelos Seus propósitos, os quais estão acima das minhas vontades.
  • Para que os Seus propósitos se realizem é necessário paciência ou perseverança.

Tiago diz:

2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem [i.e. quando estiverem passando] por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé [i.e. quando a sua fidelidade e obediência] vence essas provações, ela produz perseverança [i.e. paciência, estabilidade, constância, firmeza de caráter]. 4 Que essa perseverança seja perfeita [i.e. que os conduza a alcançar os planos ou objetivos divinos] a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! (Tg.1:2-4 NTLH)

2. Esperar não é um acidente, mas um propósito divino

Muitas pessoas fracassam na fé e na obediência a Deus enquanto esperam: esperar é uma forma de adversidade, uma provação divina à nossa fé e perseverança.

O apóstolo Pedro, ao dar conselhos à Igreja que estava sob sofrimento, disse:

19 Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. 20 Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, 21 pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. (1 Pe.2:19-21 NTLH)

Jesus falou várias vezes que experimentaria sofrimentos futuros, mas os Seus discípulos deram pouco crédito às Suas palavras. No entanto, quando tiveram que assumir a missão que lhes foi dada pelo Mestre, eles aprenderam a seguir os Seus passos (Seu exemplo) e a confiar nas promessas de Deus nos sofrimentos que enfrentaram.

As promessas divinas não são bênçãos instantâneas, mas futuras, e elas acontecem no tempo em que o Próprio Deus determina, segundo os Seus propósitos. Além do mais, o tempo de Deus não corresponde ao nosso, pois, para o SENHOR, um dia é como mil anos, e mil anos são como um dia. (cf. 2 Pe.3:8; Sl.90:4)

Portanto, se você não está cometendo nenhuma maldade a ponto de não precisar ser disciplinado ou castigado por Deus, então, a sua paciência lhe trará algum mérito. Busque a Sua sabedoria, tenha paciência no seu sofrimento e viva na expectativa da Sua bênção futura, pois Ele abençoa os que assumem essa postura.

3. Cuidado para não cair no engano de Satanás

Satanás quer nos fazer acreditar que as promessas de Deus jamais serão cumpridas. Ele procura nos levar a agir independentemente de Deus, conseguindo as coisas por nós mesmos, em vez de esperarmos que Deus as dê para nós.

Satanás procura levantar dúvidas quanto ao amor de Deus, como se Deus estivesse retendo algo bom de nós, por pura mesquinharia. Satanás age promovendo a desconfiança em Deus, e, especialmente, na Sua Palavra. Ele nos leva a desobedecer a Deus e a seguir nosso próprio julgamento. Ele nos incita a aproveitar as ocasiões, usar meios questionáveis e usar os outros como meios de obter aquilo que desejamos. Tenhamos cuidado e aprendamos a esperar em Deus!

Perceba como muitos Salmos foram escritos em tempos de espera e a pergunta: “Até quando?” é encontrada diversas vezes nos Salmos – “espera no Senhor”. Davi, muitas vezes, é o autor desses salmos de “espera”. Esperar no Senhor é bom (útil) para nós. Esperar nos ajuda a desenvolver a perseverança. A espera muda o nosso caráter, nos renova e nos fortalece. Ela faz com que exercitemos a nossa fé nas promessas futuras de Deus e com que ajamos com base na Sua Palavra e não no que vemos ou pensamos.

Esperar aumenta nosso apetite pelas coisas maravilhosas que Deus tem reservado para nós. Esperar requer negar os desejos carnais e deixar de lado o desejo da gratificação imediata pelo meio mais fácil. Esperar no Senhor é uma das maneiras de “tomarmos nossa cruz e seguirmos o exemplo de Jesus”.

Voltemos a ler o que Davi disse:

Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR! (Sl.31:24 NTLH)

Aprendamos com Davi que esperar é uma parte normal da vida cristã. Seremos tentados a encurtar essa espera, mas ceder seria pecado. Muitas vezes, várias pessoas ou irmãos da nossa igreja tentarão nos ajudar a tomarmos atalhos. Contudo, precisamos de uma forte decisão para que sejamos como Davi e esperemos no SENHOR, tanto pelo cumprimento dos Seus propósitos como pelas Suas promessas no tempo certo.

Tenhamos certeza de que, enquanto esperamos, Deus está trabalhando em nós, preparando-nos para as coisas maravilhosas que estão à nossa frente. Não duvidemos de que as veremos. Dediquemo-nos a crescer no SENHOR e, enquanto esperamos por Ele, não amarremos nossas vidas na amargura, mas que a nossa fidelidade e confiança sejam fortalecidas.

A minha esperança é que sejamos submissos ao nosso Deus, pois Ele é a Autoridade final para todas as coisas; que entendamos que o tempo de espera obedece aos Seus propósitos e que Ele nos livre do mal, ou seja, dos enganos de Satanás.

Que sejamos fortes e corajosos, nós, os que temos esperança em Deus, o SENHOR!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação