Filipenses 1:29
Texto Bíblico Base:
Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele. (Fp.1:29 NTLH)
É isso mesmo que lemos? Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, está nos dizendo sobre o privilégio de servirmos a Cristo (i.e., fazermos a Sua vontade para cumprirmos os planos de Deus), “crendo” (tendo confiança) Nele e “sofrendo” por Ele (em benefício Dele)? Então, Deus quer que sirvamos a Cristo e soframos por Ele?
No domingo passado (05/01/2020), compartilhei o seguinte tema: “Que as Resoluções De Paulo Sejam As Minhas”.
Paulo queria:
- Estar conhecendo mais e mais a Cristo ao longo dos seus dias.
- Por meio da renúncia, sentir em si o poder da Sua ressurreição.
- Estar tomando parte nos sofrimentos de Jesus e se tornar como Ele na sua morte.
10 Tudo o que eu quero é conhecer [estar conhecendo] a Cristo [pelo princípio bíblico da renúncia]. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte [entender profundamente o significado dos sofrimentos e a morte de Jesus, para aprender a sofrer e morrer à semelhança Dele], 11 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida [seja ressuscitado para a Vida Eterna].
As palavras de Paulo nos dizem que:
- Ele queria compreender os sofrimentos de Cristo, a fim de se dispor a enfrentar os sofrimentos como seguidor fiel de Jesus e poder morrer como Ele morreu, ou seja, cumprindo os planos do Pai.
- Desse modo, ele teria a esperança de ser ressuscitado para a Vida Eterna, pois foi para isso que havia sido conquistado por Cristo Jesus, isto é, viver na Eternidade. (cf. Fp.3:12)
1. O cristão está destinado a sofrer neste mundo?
Observemos o que Jesus ensinou:
(…) No mundo [não físico, mas no sistema mundano] vocês vão sofrer [pressões, rejeições, perseguições]; mas tenham coragem [tenham ânimo para permanecerem firmes nos termos divinos]. Eu venci o mundo [sobre isso, Eu lhes dei o Meu exemplo]. (Jo.16:33b NTLH)
Milhões de cristãos estão sendo perseguidos e assassinados hoje em dia! A perseguição pelo Islã é a perseguição mais aberta contra os cristãos, pelo menos, em 41 países.
Os cristãos não são apenas odiados pelos muçulmanos. Eles têm sido, até hoje, os mais odiados e perseguidos no mundo, especialmente, os cristãos verdadeiros. Mas, mesmo os cristãos nominais, têm experimentado o mesmo.
O que vamos fazer sobre os cristãos perseguidos? Não há o que fazer, a não ser orarmos pelos que estão sendo perseguidos, a fim de não abandonarem a sua fé em Cristo Jesus. Tanto eles como nós, devemos aceitar o que o Senhor Jesus já disse que nos aconteceria dentro do “mundo”, o qual está debaixo do poder no Maligno (cf. 1 Jo.5:19).
2. Você sabe o que significa o termo “mundo” na Bíblia?
O mundo é um sistema organizado pelo mal. É um sistema de vida caído e continua caindo para longe de Deus. As pessoas não regeneradas que pertencem ao mundo são influenciadas e controladas por Satanás e por seus demônios. O mundo é um sistema de valores mentirosos, que se levanta contra todo o conhecimento de Deus e que trabalha na dimensão moral e espiritual.
3. O cristão verdadeiro pode viver sem perseguições no “mundo”?
Para o cristão verdadeiro, não há como escapar do ódio, das perseguições e dos sofrimentos provenientes do “mundo”. O apóstolo Paulo diz que:
Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus [a vida que agrada a Deus] serão perseguidos. (2 Tm.3:12 NTLH)
4. Era o sofrimento uma matéria importante ensinada pelos apóstolos? Por quê?
Porque os sofrimentos fazem parte dos planos de Deus! Paulo, juntamente com Barnabé, ensinava aos cristãos sobre a necessidade dos sofrimentos, a fim de poderem entrar no Reino de Deus:
21 Paulo e Barnabé anunciaram o evangelho em Derbe, e muitos moradores daquela cidade se tornaram seguidores de Jesus. Depois voltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia. 22 Eles animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus. (At.14:21,22 NTLH)
Quando ouço um pregador dizer que o cristão não sofre, ele está distorcendo tanto as palavras de Jesus como a de Seus apóstolos.
O apóstolo Paulo enviou Timóteo até os cristãos de Tessalônica, para animá-los e ajudá-los a permanecerem na fé. Veja como as pregações e ensinamentos apostólicos diferem dos “tais apóstolos” da atualidade:
1 (…) resolvemos (…) 2 (…) enviar a vocês o nosso irmão Timóteo. Ele tem trabalhado conosco no serviço de Deus, anunciando o evangelho de Cristo. Nós o enviamos para animar e ajudar vocês na fé, 3 a fim de que ninguém fique desanimado por causa das perseguições. Vocês mesmos sabem muito bem que elas [naturalmente, obviamente] fazem parte daquilo que Deus quer para nós. (1 Ts.3:2,3 NTLH)
Portanto,
- Que eu tenha coragem para enfrentar os diferentes tipos de sofrimento neste mundo.
- Que eu procure adquirir o conhecimento de Deus, a fim de rejeitar os valores mentirosos mundanos.
- Que eu aceite a verdade de poder entrar no Reino de Deus sem passar por sofrimentos.
- Que eu aceite a verdade de que as perseguições fazem parte dos planos de Deus.
- Que procure animar e fortalecer outros cristãos a não desanimarem da fé, devido às lutas que enfrentam por causa das suas vidas com Cristo.
- Que eu considere o fato de sofrer por Cristo um privilégio divino!
1 Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. 3 E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, 4 a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. (Rm.5:1-4 NTLH)
Que Deus nos abençoe!