Salmos 2:1-4
Texto base:
1 Por que as nações pagãs planejam revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos? 2 Os seus reis se preparam, e os seus governantes fazem planos contra Deus, o SENHOR, e o rei que ele escolheu. 3 “Esses rebeldes dizem: “Vamos nos livrar do domínio deles; acabemos com o poder que eles têm sobre nós.” 4 Do seu trono lá no céu o Senhor ri e zomba deles. (Sl.2:1-4 NTLH)
O Cristianismo está sob ataque e é impossível esconder esta verdade! Entretanto, qual “Cristianismo” está sendo perseguido ou atacado? Talvez, você me pergunte: “Existe mais de um?” Sim, existe! Há o que é nominal e o original, que comunga com os propósitos divinos e que é comprometido com a vida e a missão que lhe foi dada por Jesus.
Referindo-me ao Cristianismo original, observemos as palavras de Jesus:
18 Jesus continuou: — Se o mundo [i.e. sistema de vida contrário a Deus] odeia vocês [i.e. com profunda inimizade], lembrem [i.e. já é do seu conhecimento] que ele me odiou primeiro. 19 Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria [i.e. seria recíproco] por vocês serem dele. Mas eu os escolhi [i.e. os selecionei] entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele [i.e. dentro do seu estilo ou sistema de vida]. Por isso o mundo odeia vocês. (Jo.15:18,19 NTLH)
Apesar de o livro dos Salmos não mencionar o autor do Salmo 2, segundo Atos 4:26,26, ele é atribuído a Davi. Suas palavras são proféticas e elas se referem a Jesus – “o Rei que Deus escolheu”. (Sl.2:3) O “decreto” divino de que Jesus é o Rei escolhido por Deus não pode ser mudado ou alterado, e isso enfurece os que pensam que podem controlar a própria história.
3 “Esses rebeldes dizem: “Vamos nos livrar do domínio deles [i.e. “vamos retirar de sobre nós as ataduras, os grilhões ou algemas colocadas em nós”]; acabemos com o poder que eles têm sobre nós.” [i.e. “vamos jogar no chão as amarras a nós impostas”] (NTLH)
Estas declarações são o que motivam o salmista a fazer as suas duas perguntas no verso 1:
1 Por que as nações pagãs planejam [i.e. rosnam em voz baixa, imaginam, inventam] revoltas? Por que os povos fazem planos tão tolos [i.e. sem sentido, sem inteligência]? (NTLH)
O mundo não escolheu Jesus para ser o seu Rei, mas Satanás, o adversário da Verdade, e é ele quem move o mundo a se posicionar contra ela. O mundo não ataca a Igreja que faz concessões, que não defende a Verdade divina, nem que se reúne para se divertir e se emocionar no que ela chama de culto a Deus, mas, que na verdade, não passa de shows.
Em 2019, 260 milhões de cristãos foram perseguidos e, em 2020, o número saltou para 340 milhões! Visite o Site da Missão Portas abertas e conheça o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da sua fé em Jesus. Acesse este link: https://www.portasabertas.org.br/lista-mundial/paises-da-lista
Por duas vezes, o salmista pergunta e, então, por que ou qual a razão da revolta dos pagãos?
1. Jesus é uma ameaça aos tiranos
O tirano é alguém que consegue uma posição de poder por meio da desonestidade. Do mesmo modo, ele se mantém na sua ocupação, sendo desonesto e ingrato aos que nele confiaram. Geralmente, esse tipo de gente é orgulhoso, egoísta e interesseiro ao extremo, pois só pensa em si mesmo e nunca nos outros.
Certa vez, alguns líderes religiosos advertiram Jesus de que Ele deveria sair correndo de Jerusalém, porque Herodes queria matá-Lo. Então, Jesus lhes respondeu da seguinte maneira:
Jesus respondeu: — Vão e digam para aquela raposa [i.e. astuto, enganador, trapaceiro, maldoso] que eu mandei dizer o seguinte: “Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.” (Lc.13:32 NTLH)
Os tiranos, quando se sentem ameaçados, procuram matar os que ameaçam a sua posição. Eles sabem que são mentirosos, mas, por seguirem os desígnios do “Maligno”, tanto desafiam a Verdade como procuram matá-la e destruí-la. Eles se revoltam contra a presença de Jesus nos seus caminhos. Como são tolos!
2. Jesus é uma ameaça às culturas e crenças
5 Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano Cristo Jesus, 6 que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos. (1 Tm.2:5,6 NTLH)
O Cristianismo é uma ameaça à filosofia do Multiculturalismo. Em suma, o Multiculturalismo é a defesa da cultura dos diversos povos que compõem a sociedade. Essa filosofia defende a não uniformização ou padronização do ser humano e que devemos aceitar as diferenças e nunca procurar mudá-las.
O discípulo de Jesus sabe conviver perfeitamente com todas as classes sociais, mas não podemos deixar de lado a verdade de que aquilo que o homem plantar, ele colherá. No Dia do Juízo Final, cada um deverá ser responsabilizado pelo que plantou primeiro na sua própria vida e, depois, na sociedade na qual ele viveu. (Gl.6:7)
Em muitas escolas, é ensinado às crianças sobre a religião, danças, crenças e costumes de várias culturas, mas se o Cristianismo for ensinado, será proibido, pois ele é considerado como preconceituoso às classes oprimidas e excluídas.
Se o verdadeiro Cristianismo e seus símbolos devem ser retirados das escolas e até mesmo de igrejas como está sendo feito em alguns países, por que o mesmo não acontece com os deuses e símbolos das outras religiões. Por que a estátua da “deusa Tâmis” não é retirada defronte ao Tribunal de Justiça?
Por que só o Cristianismo incomoda tanto? Porque ele exige mudança, discipulado, submissão, obediência a Deus e não apenas uma crença. Deus manda que todos os homens se arrependam. (At.17:30), pois pode ser que dê a eles a oportunidade de virem a conhecer a Verdade. (2 Tm.2:25)
A mensagem do arrependimento e perdão dos pecados deve ser anunciada a todas as nações, a fim de que elas alcancem a Eternidade. O Evangelho de Lucas nos diz o seguinte:
[…] em nome dele (de Jesus), a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. (Lc.24:47 NTLH)
Satanás é o “pai da mentira” e ele tem enganado muitos pregadores, para que preguem sobre as vitórias e o bem-estar terreno. Quase não ouvimos mensagens sobre o arrependimento, isto é, que leve as pessoas a pensarem conforme os pensamentos de Deus. Os pregadores que não transmitem essa mensagem, por medo de serem rejeitados pelas pessoas, demonstram a sua falta de amor, tanto por Deus como pelas vidas que os ouvem. De certo modo, eles estão promovendo uma revolta contra a mensagem ordenada por Deus. São tolos!
3. Jesus é uma ameaça à falsa liderança religiosa
45 Jesus entrou no pátio do Templo e começou a expulsar dali os vendedores. 46 Ele lhes disse: — Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será uma ‘Casa de oração’.” Mas vocês a transformaram num [i.e. fizeram dela um…] esconderijo [i.e. covil, local destinado a servir de abrigo à prostituição e criminosos] de ladrões. (Lc.19:44 NTLH)
Os líderes religiosos na época de Jesus eram ávidos por possuir riquezas. Na sua maioria, eles eram imorais e, por meio da prática religiosa, extorquiam o dinheiro do povo. Jesus expulsou os servidores do Templo que extorquiam o povo, para depois levarem o dinheiro aos líderes religiosos. Todos eles faziam do trabalho religioso um meio para ganhar muito dinheiro.
O apóstolo Paulo, certa vez, disse aos cristãos da cidade de Corinto, que ele não era como muitas outras pessoas que transformaram o ato de entregar mensagem de Deus como um negócio qualquer. Na verdade, ele disse não se tratar de um mascate ou vendilhão. (2 Co.2:17)
Satanás tem influenciado muitos pregadores a se transformarem em vendilhões do Evangelho. Eles transformaram o ministério em um negócio próprio e escondem as suas intenções reais por traz de seus títulos. Eles não permitem que Jesus faça o que deve ser feito, pois estão em guerra contra a vida de dedicação ou santidade a Deus. (Mt.7:22,23) Como são tolos!
4. Jesus é uma ameaça à justiça humana (Pv.11:4)
23 Estas coisas também foram ditas por homens sábios: O juiz não deve favorecer ninguém. 24 Se ele declarar inocente um homem que é culpado, será amaldiçoado e odiado por todos. 25 Porém os juízes que castigam o culpado receberão bênçãos e gozarão de boa fama. (Pv.24:23-25 NTLH)
O que é a justiça? Em termos gerais, justiça não é vingança, mas é dar ao homem o que lhe é de direito, o que lhe é merecido. É estar em conformidade com o que é justo e correto.
Jesus é Perfeito, Reto e plenamente Justo. Ele sempre age em conformidade com a Sua Justiça. A Justiça de Deus é reta e cheia de misericórdia. Ele reprova e condena a injustiça, porque esta causa destruição e morte.
Quando alguém comete injustiça, os danos destrutivos do mal e da morte afetam diretamente ao próprio transgressor, aos outros a quem ele prejudica, além de comprometer a sua relação com Deus, com o mundo e com os seus semelhantes. Então, ele precisa ser punido. Todavia, a justiça humana é falha, parcial, corrompível e, muitas vezes, mesquinha. De acordo com a nossa “justiça”, o outro merece sempre ser punido e pagar as consequências dos seus erros. Mas, quando somos nós a parte culpada, buscamos sempre recursos para nos autoinocentar. A justiça de Deus, por outro lado, é leal, reta e infalível. Além disso, a justiça divina é misericordiosa e não oprime nem persegue ninguém em Seu juízo. (Jó 37:23) Mas a justiça humana não tem sido justa, porque não toma por base a “Justiça Maior” como princípio, não tendo pesos e medidas justas. Ela prende o inocente e solta rapidamente o culpado. (Is.5:23)
Satanás, o enganador, age em oposição aos atos de Deus. Ele estimula o ódio, a imoralidade, a perversão, a vingança, o suborno e a injustiça em muitos tribunais. Os que trilham nesse caminho estão se revoltando contra a justiça de Deus. São tolos!
Vivemos tempos difíceis e é impossível recuarmos nos anos para vivermos os momentos em que tanto os adultos como as crianças se assentavam para ouvir as histórias da Bíblia. Entretanto, nós não podemos desistir e a nossa persistência na fé em Cristo gera o ódio na vida dos que não nos conseguem controlar. Que nós sejamos aprovados por Jesus, o Grande Juiz!
O meu desejo é que entendamos que nascemos em um momento muito especial da história e, que nele, podemos fazer a diferença! Se eu e você formos tímidos e deprimidos, como permitiremos que Deus dirija as nossas vidas e compartilhe conosco a Sua sabedoria?
O que importa neste momento é que Deus está conosco. Ele não pertence a nós, mas nós é que pertencemos a Ele e, por sermos Sua propriedade, receberemos sempre a Sua ajuda! O SENHOR RI DOS TOLOS, MAS ELE AMA E SE ALEGRA AO FORTALECER OS SEUS! Que o SENHOR nos dê a graça de confiarmos e nos alegrarmos Nele!
Que Deus nos abençoe!