Texto base:
Mateus 2:10,11
10 Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes. 11 Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. (Mt.2:10,11 NTLH)
O contexto do nosso texto base fala de homens do Oriente que estudavam as estrelas. Em suas observações, eles notaram uma estrela que não constava em seus mapas estelares e decidiram segui-la. Muito se fala sobre essa estrela como sendo a conjunção entre dois ou três planetas; todavia, eu creio que tenha sido uma ação sobrenatural de Deus para indicar o nascimento de Jesus, o Rei dos judeus.
Passando por Jerusalém, após terem se encontrado com Herodes, eles ficaram alegres e felizes por verem novamente a estrela que os conduziu até Belém, diretamente para a casa onde Jesus e Seus pais estavam morando. (cf. Mateus 2:1-10)
1. A nossa adoração deve ser dirigida somente a Jesus
Os astrônomos do Oriente não entraram em um estábulo, mas em uma casa, e, por isso, as pinturas que os retratam entre animais e junto a uma manjedoura estão biblicamente incorretas. O alvo desses homens era adorar Jesus e não uma estrela ou qualquer outra pessoa, conforme suas próprias palavras:
Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. (Mt.2:2 NTLH)
Ao entrarem na casa, sobre a qual a estrela se colocou, eles não homenagearam Maria, a mãe de Jesus, mas a Jesus. Eles abriram mão de seu prestígio e, diante Dele, humildemente, prostraram-se.
11 Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. (NTLH)
O conhecimento ou revelação que possuíam sobre Jesus e Sua missão fez com que eles se prostrassem diante Dele, aceitando-O como Rei [o SENHOR e o Dono de tudo e de todos] e Salvador [Aquele que liberta, preserva, guia e protege] não só para os judeus, mas para todos os povos da Terra. (vd. João 3:16; Gálatas 3:26-29)
2. Nós fomos a Jesus pela ação de Deus, para que, em Cristo, continuemos sob a Sua orientação
Jesus declarou que somente pela condução do Pai é que podemos ir a Ele “verdadeiramente”. (vd. João 6:44) Após o nosso encontro com Cristo, devemos nos dispor a andarmos sob a direção de Deus, a fim de sermos protegidos dos inimigos da nossa fé.
E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho. (Mt.2:12 NTLH)
3. Busque a Cristo por Quem Ele é e não para barganhar vantagens pessoais
Segundo os costumes do Oriente, reverenciava-se alguém reconhecidamente como sendo supremo ou divino com ofertas de presentes. Os sábios ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra, não para barganhar alguma vantagem, mas para homenageá-Lo e reconhecê-Lo como Rei, SENHOR e Salvador. A sabedoria divina nos diz:
Meu filho, preste bem atenção no que eu digo [dá-me o teu coração, tua mente] e siga o exemplo da minha vida [mantenha-se firme em meus caminhos]. (Pv. 23:26 NTLH)
Acerca dos presentes oferecidos a Jesus, que nós retiremos lições espirituais de seus detalhes:
Ouro. Ele expressa a riqueza, pureza e a sabedoria de Deus. O sábio nos diz:
É melhor conseguir sabedoria do que ouro; é melhor ter conhecimento do que prata. (Pv.16:16 NTLH)
Incenso. Confeccionado a partir de várias ervas aromáticas. Ouando queimado, representava as orações de um Sumo Sacerdote, que subiam a Deus em favor do Seu povo. Reflete uma vida dedicada a Deus, que deseja ir a Ele, pertencer e estar com Ele, que atua em favor dos objetivos do Seu Reino, a fim de revelar o esplendor da Sua glória aos que vivem na escuridão.
Observe as palavras de Pedro:
Mas vocês são a raça escolhida [o povo que Deus ordenou para ser] os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar [por palavras e ações] os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão [da ignorância de Deus] para a sua maravilhosa luz [para o conhecimento de Cristo]. (1 Pe.2:9 NTLH)
Mirra. É uma erva amarga e que representa a disposição de um líder a sofrer e morrer pelo seu povo. (vd. Isaías 53) A mirra possui propriedades medicinais e era usada como um antisséptico, a fim de prevenir a proliferação de microorganismos e a infecção de feridas. Ela era usada também na limpeza e na higienização das casas.
Portanto, além do ofício sofredor do verdadeiro líder, ela representava o seu poder de curar (vd. Êxodo 15:26) e oferecer um ambiente limpo dos vícios espirituais e morais impróprios ao seu povo. (vd. Salmos 51:7-10)
4. Que todo cristão, seja ele um líder ou não, tenha o mesmo modo de pensar de Jesus, o SENHOR
Creio que um texto bíblico que nos faz ver o ouro, o incenso e a mirra em Jesus é este:
5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: 6 Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7 Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8 ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. 9 Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, 10 para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos 11 e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. (Fp.2:5-11 NTLH)
Que Deus nos abençoe!