Texto base:
Provérbios 1:7-9
7 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. 8 Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. 9 Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência. (Pv.1:7-9 NTLH)
De acordo com os planos de Deus, os pais têm a responsabilidade de transformar a família em uma escola divina. Por meio deles, Deus instrui os filhos a tê-los como exemplos e seus professores, pois, dentro do lar, eles expressam a autoridade divina e a Sua sabedoria, tanto para esta vida como para a Eternidade.
Deus espera que os pais transformem o lar em uma escola, não só para que seus filhos adquiram certas habilidades práticas e individuais, mas para que desenvolvam valores morais a partir de princípios espirituais, e assim, cresçam na fé em Cristo, tenham uma conduta adequada, sejam generosos, gratos e respeitosos a todos. Desse modo, os filhos não só serão incentivados a serem bons cidadãos, mas a viverem uma vida plena, significativa e úteis aos elevados propósitos de Deus.
Embora, ainda que muitos pais possam precisar da ajuda de outros cuidadores, a responsabilidade final pela educação, a formação da mente e do caráter de seus filhos ainda recai sobre eles. Eles serão responsáveis perante Deus pelo modo como desempenharam essa tarefa crucial. (vd. Deuteronômio 6:6,7; Provérbios 22:6; Efésios 6:4; Colossenses 3:21)
É uma tarefa sagrada que não pode ser subestimada ou delegada “completamente” a outras pessoas. No entanto, isso não significa que os pais não possam buscar por ajuda e orientação de outros, a fim de cumprir essa responsabilidade sagrada, que é a de manter toda a família sob a instrução divina.
Digo isso por sabermos que certas ideologias e pensamentos, predominantes em nossa época, têm por objetivo tanto a destruição como o afastamento das famílias dos princípios espirituais e morais estabelecidos por Deus, manipulando seus membros para o uso dos seus próprios fins.
No nosso texto base, Deus não diz: “Pais, tragam o leite aos seus filhos e as mães troquem suas fraldas“. Não diz: “Pais trabalhem no escritório e se ausentem da responsabilidade de ensinar seus filhos“. Tampouco diz: “Mães trabalhem no escritório e deleguem a educação de seus filhos a outros cuidadores“. Ainda: “Filhos, comportem-se bem dentro da casa dos seus pais”.
O que Deus propõe aos pais e aos filhos em uma família em que Ele é respeitado é que se mantenham sob a Sua “boa (útil) instrução”. Que se empenhem para alcançar uma vida muito abençoada, por meio da Sua sabedoria, obediência e respeito ou reverência a Ele. Sob Deus, tanto os pais quanto as mães compartilham da mesma responsabilidade divina.
1. O respeito a Deus é o sábio caminho para contemplar a vida
7 Para ser sábio [i.e. «para que você contemple a vida de modo sábio»], é preciso primeiro temer a Deus [i.e. «antes de tudo, reverencie ao Deus que é Único e Eterno»], o SENHOR. Os tolos [i.e. os insensatos, loucos] desprezam a sabedoria e não querem aprender (vd. Provérbios 13:13).
2. Pais que respeitam a Deus ensinam seus filhos a reverenciá-Lo em seus caminhos
8 Meu filho, escute [i.e. «Meu filho, atente, medite, não rejeite»] o que o seu pai ensina [i.e. «o divino ensinamento de seu pai, o qual tanto o protegerá como o manterá sobre o que Eu digo ser bom, melhor e útil à sua vida»] e preste atenção no que a sua mãe diz [i.e. «a divina instrução da sua mãe o ensinará “como obter” de Mim capacidades, honra, dignidade e o modo inteligente de olhar para a vida»].
3. Os ensinamentos e o exemplo de pais reverentes a Deus enriquecem o caráter de seus filhos
9 Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter [i.e. «os ensinamentos e o exemplo de seus pais farão com que você se mantenha conectado tanto ao caráter como à sabedoria de Deus»], assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência [i.e. «e, diferentemente dos insensatos, você será coroado ao desfrutar dos recursos da graça divina, que lhe darão uma vida honrada e abençoada].
Olhando para o nosso texto base, eu penso em Adão e Eva, no jardim que ficava no Éden. Ambos não se mostraram irreverentes a Deus quanto às suas obrigações de esposo e esposa. Adão não protegeu nem a advertiu Eva quanto aos perigos de desobedecer a Deus. Eva, por sua vez, não agiu como a ajudadora de Adão, mantendo as ordens do Eterno no jardim. Ela não só transgrediu as Suas instruções, mas incentivou o seu marido que as violasse, e juntos, desviaram-se do caminho que os mantinham abençoados. (vd. Gênesis 3:1-6) Nesse dia, o primeiro atrito familiar aconteceu, como também as primeiras justificativas insanas. (vd. Gênesis 3:8-13)
4. Descendentes de Eva: ensinem o caminho que conduz à vida e à sabedoria de Deus
Como hoje é o “Dia das Mães”, não falarei sobre a atitude insana de Adão, mas acentuo o papel importante das descendentes de Eva (a mãe de todos os seres humanos) no plano de Deus. Uma vez que Eva escolheu seguir o caminho da insanidade e não o da sabedoria divina, cabe às suas descendentes ensinarem aos seus filhos o caminho que conduz à vida e à sabedoria de Deus.
Eu gostaria de usar como exemplo do Novo Testamento a mãe e a avó de Timóteo, discípulo ou aluno do apóstolo Paulo. O pai de Timóteo era grego (vd. Atos 16:3) e, possivelmente, não conhecia as Escrituras. Ao enviar uma carta para ele, o apóstolo Paulo celebrou a grande herança que Timóteo recebeu de sua mãe Eunice e sua avó Lóide, pois elas fizeram o que o seu pai não fez ou não desejou fazer. Elas o encheram com as Escrituras Sagradas e o levaram a ter fé na Pessoa de Cristo, assim como a uma vida de respeito e obediência a Deus.
Hoje em dia, não é fácil ser mãe, pois ela exerce muitas atividades ao mesmo tempo como:
Mãe, amiga, confidente, conselheira pessoal, árbitra, pacificadora, governanta, lavadeira, motorista, decoradora de interiores, jardineira, tratadora de cães e gatos, veterinária, manicure, barbeira, costureira, gerente de compromissos, administradora das finanças, secretária, professora, disciplinadora, animadora, psicóloga, enfermeira, nutricionista, cozinheira, fonoaudióloga, especialista em pequenos reparos, agente de viagens e outras coisas mais.
Anualmente, quanto custaria ao contratar pessoas para executar cada uma dessas funções? Entretanto, a mãe que é reverente a Deus, mesmo tendo um marido indiferente a Deus, não deve se esquecer do trabalho sagrado que lhe foi dado pelo Eterno: conhecer as Escrituras e ensinar aos filhos acerca do “Caminho” que leva à sabedoria divina e à Vida Eterna.
Paulo diz a Timóteo:
Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem. (1 Tm.2:5 NTLH)
Então, Paulo ainda diz:
14 Quanto a você (Timóteo), continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã. 15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. (2 Tm. 3:14,15 NTLH)
Essas senhoras, reverentes a Deus, deram a Timóteo o privilégio de já estar vivendo na Eternidade, porque sua mãe e sua avó foram fiéis às Instruções do SENHOR, em Provérbios 1:7-9. Portanto, Eunice não perdeu seu filho, e sua avó Lóide, o seu neto. Tanto elas como ele estão na presença de Deus eternamente!
O meu desejo é que tenhamos fé na Palavra de Deus, pois, se O respeitarmos, nós seremos sábios e abençoados. Que nós, os mais velhos, sirvamos de exemplo de homens e mulheres de fé e que possamos oferecer a nossa experiência com Deus a eles, a fim de que sejam ricos em sabedoria e ricamente supridos pela graça infinita de Deus.
Que Deus nos abençoe!
Reflita:
- Qual instrução Deus dá ao Seu povo, a fim de serem sábios e abençoados?
- Como os pais podem transformar sua família em uma escola para uma vida saudável e digna?
- Você crê que o propósito divino por trás da criação da família é produzir pessoas educadas e instruídas na sabedoria divina, além de simplesmente povoar a terra? Por quê?
- Além das habilidades básicas, o que os pais devem se preocupar em ensinar a seus filhos?
- Você entende a família como uma extensão das reuniões da Igreja? Por quê?
- É errado aos pais procurarem ajuda externa quanto à educação e problemas com seus filhos?
- Como Deus responsabilizará os pais pela educação que deram aos seus filhos?
- Como os mais experientes na fé em Cristo podem abençoar os mais jovens?
- O que vocês, pai e mãe, estão fazendo para viver juntamente com seus filhos na Eternidade?
- O que você está fazendo para viver juntamente com seus pais na Eternidade?
Você crê na Eternidade como um fato? Por quê?