Hebreus 3:1
Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus [i.e. mantenham a mente, suas emoções e pensamentos em Jesus], que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos. (Hb.3:1 NTLH)
As nossas emoções e pensamentos são muito importantes, pois o que sentimos e pensamos afetam nossas palavras, humor, imaginações, atitudes e, em última análise, nossas ações e decisões.
Por exemplo: você estava tendo um dia ótimo e, de repente, começou a pensar sobre coisas dolorosas que ouviu em certo momento. Quanto mais você pensou, mais irritado e triste ficou! Por que isso aconteceu? Porque você permitiu que palavras, sentimentos, imaginações ou pensamentos o ferissem novamente.
1. Tomemos cuidado com os nossos pensamentos, pois são eles que dirigem nossas vidas
Em nossa mente estão as nossas emoções e os pensamentos. Eles são hábeis ao promover o palco e os cenários, nos quais nós interpretaremos nossas ações. A sabedoria divina nos adverte:
Tenha cuidado com o que você pensa [i.e. esteja sempre vigiando os seus pensamentos, proteja a sua mente], pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos [i.e. você dirige a sua mente pelo modo como sente e pensa]. (Pv.4:23 NTLH)
O profeta Jeremias disse:
Quem pode entender o coração humano? [i.e. Quem pode compreender com perfeição a mente e os pensamentos humanos?] Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado [i.e. Ele engana porque se encontra em um estado de profunda corrupção e fragilidade espiritual e moral]. (Jr.17:9 NTLH)
O que Deus está nos dizendo? Que o ser humano “endureceu o coração” para Deus, perdendo a capacidade espiritual e moral para discernir sobre o que é certo e errado, o que é moral e imoral e, tampouco, de perceber como a sua mente o engana! Por isso, o ser humano precisa da ajuda de Deus, pois somente através da Sua Verdade e pelo trabalho do Espírito Santo na sua mente é que ele não permitirá que pensamentos enganosos dirijam a sua vida. (Salmos 7:9; Provérbios 17:3)
Jeremias diz a seguir (Jeremias 17:10,11) que Deus examina a mente humana e a põe à prova. Por quê? Porque nós precisamos saber que Ele trata a pessoa segundo a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz. Deus nos deu a condição de ouvi-Lo, entendê-Lo e, quando necessário, Ele faz uso de duras disciplinas para quebrar o nosso coração endurecido, procurando fazer com que olhemos para Ele, a fim de ouvirmos Seus conselhos e que os valorizemos. (Deuteronômio 8:5; Provérbios 3:11,12; Hebreus 12:5; Apocalipse 3:19)
Muitos dos nossos comportamentos, ações e reações têm a sua origem nas nossas emoções e pensamentos. Portanto, se não aprendermos a colocar as nossas emoções e pensamentos no “local certo” e “nas mãos certas” será impossível administrá-los ou controlá-los. (Gálatas 5:25,25)
2. Se Deus não estiver dirigindo a nossa mente, Ele não terá o nosso coração
A sabedoria divina nos diz:
Meu filho, preste bem atenção no que eu digo [i.e. Meu filho: dá-me o teu coração, a tua mente] e siga o exemplo da minha vida [i.e. Siga os meus conselhos e o meu exemplo]. (Pv.23:26 NTLH)
Em relação ao verso que acabamos de ler, o trabalho da educação cristã não tem como prioridade ensinar a pessoa a ser um grande sucesso nesta vida. O seu alvo é ensinar todos a pensarem como Deus pensa e alcançarem a maturidade cristã.
Ao longo da vida cristã, vamos aprendendo a lidar com as emoções e pensamentos negativos que nos são prejudiciais, porque, de imediato, sabemos que eliminá-los é impossível, pois eles simplesmente aparecem! Entretanto, é possível substituí-los pelos pensamentos e os interesses de Deus. O apóstolo Paulo diz:
1 Vocês foram ressuscitados com Cristo [i.e. Em unidade com Cristo, vocês saíram de uma vida afastada de Deus para serem úteis a Ele]. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu [i.e. procurem encontrar as coisas que são do Céu], onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. [i.e. Que as coisas do Céu ocupem os pensamentos de vocês e não se entreguem aos pensamentos desta terra] (Cl.3:1,2 NTLH)
Todos nós gostaríamos que as coisas corressem perfeitamente o tempo todo, mas é irreal pensarmos que nunca encontraremos algum desafio, ou seja, que não encontraremos situações ou pessoas que desafiarão ou testarão a nossa fé ou fidelidade a Cristo.
Nessas ocasiões, devemos orar e pedir ao Espírito Santo que nos dê poder e toda a Sua ajuda, a fim de nos mantermos firmes, alertas e prontos para agirmos sob a esperança que temos das bênçãos futuras de Deus, por ocasião da volta de Jesus. Pedro nos diz o seguinte:
Portanto, estejam prontos para agir [i.e. Estejam mentalmente preparados na Verdade para agirem segundo a vontade de Deus]. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. (1 Pe.1:13 NTLH)
Sempre teremos emoções fortes sob pressões e que podem nos conduzir a pensamentos vacilantes. Mas com a ajuda do Espírito Santo e da Palavra de Deus, podemos “aprender” a administrá-los. Podemos “aprender” a controlar nossas emoções e pensamentos, tornando-nos cada vez mais estáveis no Reino de Deus, mesmo quando tudo ao nosso redor parece fora de controle.
Deus é “Incrível e Maravilhoso”! Ele fez, faz e fará muitas coisas grandes por nós ao longo de nossas vidas. Mas eu penso que uma de Suas maiores ações é nos fazer enxergar o que somente Ele vê. Ele nos ajuda a crescermos e amadurecermos em Cristo. Ele nos ajuda a permanecermos firmes quando alguém, ou alguma situação nos pressiona. (2 Coríntios 4:8,9)
No entanto, há algo que você precisa saber: tanto o Diabo como os seus agentes (espirituais e humanos) ficam enfurecidos quando não conseguem removê-lo da sua firmeza no Evangelho de Cristo, quando, em vez de você buscar pensamentos tolos, mantém o amor vivo tanto pelo Espírito Santo como pela Palavra de Deus. O Diabo percebe que não pode mais influenciá-lo, pois você tirou os olhos do mundo que ele domina, por estar focando o Céu.
Cristo é a nossa “A Rocha Eterna”, e quando as tempestades nos sobrevêm, sabemos que tanto as nossas emoções como os pensamentos tentarão nos controlar. Todavia, confiemos e nos entreguemos à vida poderosa do Espírito de Cristo que age em nós. Tenhamos Jesus como o nosso Grande Sacerdote que intercede por nós diante de Deus, a fim de recebermos Dele sabedoria, força e toda a Sua ajuda, a qualquer hora, através da Sua Palavra.
A minha esperança é que atentemos ao que a Palavra de Deus nos ensina, ao poder do Espírito Santo que nos ajuda a praticá-la, a fim de alcançarmos graça aos olhos de Deus. Que os nossos olhos sempre estejam focados no Céu e que nada impeça de desfrutarmos dos recursos de Deus, por meio de Cristo Jesus, o nosso SENHOR!
Que Deus nos abençoe!