Hebreus 12:1,2
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus. (Hb.12:2 NTLH)
1. Pressões para que você negue a Jesus e a sua fé Nele sempre existirão, mas mantenha-se firme
Na semana passada, nós meditamos sobre o sofrimento que os judeus cristãos enfrentavam devido à sua fé em Cristo Jesus. Eles estavam sendo perseguidos, ameaçados de morte e, para escaparem dessas perseguições, eles teriam de negar publicamente a sua fé em Cristo, e pior: eles teriam de expor Jesus à zombaria ou ao escárnio público. O autor da carta trata acerca desse assunto em Hebreus 6:1-8.
Escarnecer significa provocar nas pessoas vaias, risos, caçoada, menosprezo e depreciação. O sentido é que eles deveriam pregar às pessoas que, em vez de admirarem a Pessoa de Jesus, de terem amizade e cooperarem com Ele, passassem a agir contra Jesus, sem qualquer afeição e consideração ou reflexão. Eles deveriam incentivar que todos se tornassem inimigos de Cristo. Portanto, eles teriam de negar a fé em Cristo Jesus de modo convicto.
O SENHOR, o nosso Eterno Mestre Jesus, disse:
28 Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. (…) 32 — Se uma pessoa afirmar publicamente que pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, afirmarei diante do meu Pai, que está no céu, que ela pertence a mim. 33 Mas, se uma pessoa disser publicamente que não pertence a mim, eu também, no Dia do Juízo, direi diante do meu Pai, que está no céu, que ela não pertence a mim. (Mt.10:28,33,34 NTLH)
Nós afirmamos publicamente que estamos em Cristo Jesus através de pensamentos que se traduzem em palavras, e estas, em ações. Portanto, nós, seguidores de Cristo, incentivamos as pessoas a se entregarem a Ele, a fim de O seguirem em unidade espiritual, moral e de propósitos, para que, por meio Dele, vivam para fazer a vontade de Deus e nela perseverem.
O autor da carta aos Hebreus os incentiva a não negarem ou desprezarem a fé em Jesus. Isso quer dizer que a fé pode ser negada ou desprezada, segundo o contexto da sua própria carta (Hebreus 6) e das Escrituras. (vd. 1 Timóteo 1:19; 5:8; Jeremias 2:1-9; Oséias 4) Por isso, no capítulo 11, ele dá exemplos de homens e mulheres que foram, no passado, considerados heróis na fé. Eles, mesmo sob perdas, fortes lutas, perseguições e até diante da morte, não a negaram!
Se os heróis da fé do Velho Testamento (Hebreus 11) lhes serviam de modelos, quem foi o “Maior” entre eles, que deveria lhes servir como exemplo de fidelidade a Deus? Jesus! A história da Igreja registra muitos modelos de heróis na fé, como: João, Pedro, Tiago, Paulo, Estevão, Policarpo de Esmirna, Inácio de Antioquia, e Quem foi o “Maior” entre eles? Jesus!
2. A finalidade da fé é mantê-lo em unidade com Jesus e triunfar sobre os apelos da carne, Satanás e o mundo
Segundo o nosso texto base, nós estamos como em uma corrida, cujo prêmio é a Vida Eterna. Se quisermos chegar ao pódio, precisamos manter os olhos fixos em Jesus, o “Líder e O que aperfeiçoou” a fé de todos os que já participaram dessa mesma corrida da fé, na qual estamos.
Foi em unidade com Ele e por meio Dele que os antigos heróis da fé conseguiram chegar ao “pódio eterno”, vencendo a si mesmos e o mundo. Se eles venceram, nós podemos vencer também com a ajuda do SENHOR! (vd. Apocalipse 2:7,11,17,26-28; 3:5,12,21)
Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus (i.e. não nos deixemos distrair por qualquer situação [boa ou má], mas mantenhamos toda a nossa atenção em Jesus), pois é por meio dele que a nossa fé começa (i.e. Jesus é o Autor, o Exemplo, o Líder, o Príncipe, o que dá origem, o Fundador, no sentido de abrir o caminho para que muitos O sigam), e é ele quem a aperfeiçoa (i.e. Jesus é Aquele que traz à nossa mente todo o processo da fé, até que ela alcance a sua finalidade ou o seu principal objetivo). (NTLH)
A razão de as Instruções divinas (a Palavra de Deus) pedirem que não tiremos os olhos de Jesus é porque a fé que possuímos não é perfeita, pois, se não O tivermos como o nosso verdadeiro Modelo de fé e formos desobedientes a todo o Seu trabalho em nós, o qual nos faz expressar a Sua vida e os Seus ensinamentos, nós poderemos vir a naufragar na fé e não alcançar a finalidade dela.
Portanto, sendo Jesus o nosso Maior Modelo de fé, nós devemos seguir o Seu exemplo. A seguir, o texto fala sobre como Jesus foi fiel a Deus:
Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse (i.e. Jesus não aceitou pensamentos e sentimentos desanimadores). Pelo contrário, por causa da alegria (i.e. por causa da fonte inesgotável de alegria, que é o Próprio Deus e os recursos da Sua Graça) que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz (i.e. Jesus, sendo perseverante e fiel a Deus, Dele recebia forças, até quando foi humilhado pela morte em uma cruz romana) e agora está sentado do lado direito do trono de Deus (i.e. na maior e mais extrema honra, segundo a nossa mente alcança). (NTLH)
As lutas de vocês não são poucas nem pequenas, mas não desanimem! Eu tenho dito que toda dor aborrece e nos estremece, mas não permita que ela desvie o seu olhar de Jesus. Sejam fiéis a Ele e se esforcem para aprender os Seus ensinamentos, pois Jesus é a Palavra Viva de Deus. (vd. João 6:63)
Que nós aprendamos a beber da “Fonte Eterna”, a qual nos enche de alegria e que desfrutemos de todos os recursos da Graça divina nesta vida, para que, perseverantemente, cheguemos ao fim dessa corrida e subamos no pódio da vitória eterna. (vd. Apocalipse 3:21)
O prêmio que iremos receber está nas mãos do nosso Eterno Mestre, mas a vontade e o esforço para vencermos a nós mesmos, a Satanás e o mundo depende da nossa responsabilidade, perseverança e fidelidade, ou seja, da nossa fé.
Fiquem firmes (i.e. sejam leais e perseverantes às Sagradas Instruções em meio às lutas), pois assim (i.e. pois é desse modo que) vocês serão salvos. (Lc.21:19 NTLH)
É perseverando que vocês obterão a vida. (Lc.21:19 NVI)
Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas. (Lc.21:19 JFA – Revista e Atualizada)
Que Deus nos abençoe!