Skip to content Skip to footer

Por que Deus nos deu o Espírito Santo?

SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:

mp3 pdf pps

 

 

Atos 1:8

Nesta meditação veremos a razão primária de Deus no ter dado o Espírito Santo. Veremos que antes do fazer, é necessário ser.

Por que Deus prometeu o poder do alto à igreja? É poder para pregar, expulsar demônios, curar pessoas e ressuscitar os mortos? Isso tudo é parte da verdade. Para que nós sejamos capazes de executar todas essas coisas, uma coisa é necessária: Que o poder do Espírito Santo esteja atuando em nós, para nos tornar o que Deus quer que sejamos. Notemos três coisas em Atos 1:8.

Primeiro: Jesus disse que o Espírito “desceria” e isso significa que Ele viria de “cima”. Seus pensamentos são de cima e não da terra. Sua obra é divina e não elaborada com artifícios humanos. Ele veio para realizar algo que o ser humano por si mesmo não conseguiria. Jesus disse: Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. (Mt.5:3 NTLH)

Segundo: Jesus ensina que quando o Espírito vem a nós, Ele vem como o poder de Deus. A palavra “poder” no grego é “dunamis”, termo este que dá origem à palavra “dinamite”, um explosivo rápido que detona mais do que incendeia. Então, o Espírito Santo veio para explodir e não incendiar. Ora, a pergunta que faço é: Explodir o quê? Isto nos leva ao terceiro ponto.

Terceiro: O Espírito Santo veio para nos tornar “testemunhas” de Jesus Cristo em cada canto deste mundo. A palavra “testemunha” no grego é “martus”, termo este que dá origem à palavra “mártir”. O que significa ser um mártir? “Aquele que prefere morrer a renunciar à fé, à sua crença. Aquele que sofre muito.” Em sã consciência, quem deseja ser mártir “para Deus”? Pedro prometeu que não negaria a sua fé e Jesus lhe disse: Eu digo a você, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. (Lc.23:34 NTLH)

Há dois grandes verbos que dominam a vida humana: “ser e fazer”. O que o homem “é” vem primeiro aos olhos de Deus. O que ele “faz” é determinado pelo que ele “é”; portanto, o que ele “é”, sempre é mais importante do que o que ele “faz”.

O Espírito veio a nós trazendo coisas de “cima” e elas são como “uma dinamite” para explodir, para matar os nossos desejos pessoais, antes que possamos receber unção e sermos usados por Deus. A Bíblia diz: Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz. (Rm.8:5,6 NVI)

Dizer que o Espírito Santo nos foi dado para o serviço cristão é verdade, mas não toda a verdade. Antes da produção, o que deve prevalecer é o princípio do grão de trigo. Jesus disse: (…) se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. (Jo.12:24 NTLH)

É importante saber que a vida de Deus sempre nasce da morte do “eu”, para que a vida poderosa de Cristo Jesus flua de nós. É inconcebível que um Deus santo e soberano tenha tanta falta de obreiros e que tenha que forçar ao serviço espiritual, qualquer pessoa sem qualificações morais.

Jesus disse: Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. (Mt.5:8 NTLH) Essas pessoas são as que não têm medo de serem “desmontadas” por Deus, porque sabem que a dedicação e a adoração vêm em primeiro lugar. Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. (Rm.12:1 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação