Skip to content Skip to footer

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Mateus 14:28-31

Texto Bíblico:

& 28 Então Pedro disse: – Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está. 29Venha! —respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. 30 Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: – Socorro, Senhor! 31 Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: – Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? (Mateus 14:28-31 NTLH)

A dúvida é a sombra constante da fé.

Você limpa a sua casa, tira a poeira, e lá está ela de volta em muito pouco tempo. Você limpa o vidro dianteiro do seu carro, e lá está ele, cheio de poeira novamente. Quem pode se livrar da poeira? Só há uma maneira: trabalhar contra ela.

No entanto, a poeira sempre lhe servirá de aviso, de que você precisa limpar a sua casa e seus móveis. A dúvida sempre estará presente na vida daquele que tem fé e ela precisa ser combatida com confiança o tempo todo.

# Você sente alguma dúvida? Então, está na hora de crescer na fé para combater suas incertezas.

A fé pequena gera a dúvida. O medo virá logo a seguir.

Muitas vezes, “quando a fé parece ser forte” e você está experimentando algo novo do Senhor na sua vida, pode ser a ocasião perfeita para se ter dúvidas.

A fé é um presente de Deus, mas ela precisa ser fortalecida dentro de nós, pois a fé pequena nos faz sentirmos inseguros e “frequentemente sujeitos a duvidar”. Entretanto, aqueles que possuem uma fé forte também experimentam o medo sobre a sua confiança.

Lembremo-nos de Josué diante das muralhas de Jericó. Deus o havia conduzido até aquele momento, mas ele se sentiu inseguro diante de tamanho desafio. Ele se encontrou com o Senhor e recebeu todas as orientações sobre como deveria se conduzir naquela batalha. Josué, diante da dúvida, cresceu na fé!

Lembre-se de Jacó, que apavorado com a perseguição do seu irmão Esaú, atracou- se com o “ANJO DO SENHOR”, para conseguir a Sua bênção no vale do Rio Jaboque.

Nenhum homem é perfeito na sua fé e, por isso, é necessário que ele passe por vales escuros, muito próximos à morte, a fim de que aprenda que a fé não é um produto da sua vontade, mas uma graça de Deus!

# Entenda que não há outra maneira de lutar contra as dúvidas, sem um envolvimento pessoal com Deus.

“O coração que nunca duvidou é porque ainda não aprendeu a acreditar!” (C. G. Spurgeon)

A mesma terra que produz plantas daninhas é capaz de produzi lindas flores, quando trabalhada ou cultivada. Há pessoas que nunca duvidaram da sua condição atual de morte espiritual e, pode ser, que quando fizerem será tarde demais.

Pedro era um homem de fé, pois, enquanto outros duvidaram, ele acreditou e andou sobre as águas do mar.

& (…) Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. (Mateus 14:29 NTLH)

Houve outro episódio em que Jesus perguntou aos Seus discípulos sobre quem Ele era e Pedro tomou a palavra e disse:

& 16 Simão Pedro respondeu: – O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. 17 Jesus afirmou: – Simão, filho de João, você é feliz [abençoado por Deus] porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu. (Mateus 16:16,17 NTLH)

No entanto, quando Jesus começou a falar sobre a sua morte e ressurreição, Pedro duvidou e sentindo-se inseguro com a perda do Seu Mestre, O repreendeu e logo foi censurado pelo Senhor:

& 22 Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo: – Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor! 23 Jesus virou-se e disse a Pedro: – Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra [armadilha] no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. (Mateus 16:22-23 NTLH)

Num instante, Pedro foi abençoado por Deus e noutro, ele se tornou uma armadilha para os planos de Deus na vida de Jesus, pois pensava como qualquer homem pensa, ou seja, nos seus interesses pessoais. Bastou um descuido e o coração de Pedro perdeu a sua confiança, a fé ou fidelidade aos planos de Deus. Ele precisava aprender a acreditar!

Há pessoas em nosso meio que são tímidas, por causa da sua fé pequena, mas há aqueles que são valorosos para com a Verdade e Planos Divinos, porém, estão vivendo um momento de desânimo e grande escuridão interior.

# Não descuide do seu coração por um só segundo, pois ele pode mudar o rumo da sua vida para longe das bênçãos de Deus.

Que tipos de pessoas nós temos sido?

Na ausência de fé, Pedro olhou para força do vento e começo a afundar. Há pessoas em nosso meio que estão cheias de dúvidas, medo e percebem que estão afundando! Porém, permita-me lhe fazer algumas perguntas:

  • Você crê em algo? Por que você acredita no que crê?
  • Que prova você pode me dar de que aquilo que crê é correto?
  • Por que você duvida? Perceba que nem sempre há uma resposta satisfatória a esta pergunta.

Pedro andou sobre o mar cheio de fé, pois respondeu corajosamente ao comando de Jesus. Todos o viam até certo ponto, em meio àquela tempestade de vento. A fé de Pedro estava produzindo provas, mas logo começou a afundar, por se sentir inseguro e medroso. Ele deu a resposta corajosa a Jesus, mas logo a seguir teve dúvidas!

Muitos dos que estão aqui têm ouvido a Palavra de Deus por anos, respondem a ela com coragem momentânea, mas logo percebem que as dúvidas, a insegurança e o medo estão absorvendo suas vidas.

# Tome cuidado como os seus impulsos, pois eles podem conduzi-lo a uma vida sem reflexão na graça de Deus.

Tanto a fé como a dúvida estão baseadas numa base firme ou sólida.

Repare que quando Jesus pergunta a Pedro sobre a sua fé, Ele dá a resposta ao mesmo tempo:

& Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: – Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? (Mateus 14:31 NTLH)

Jesus não o está censurando, mas está querendo saber de Pedro, por qual motivo ele deixou de crer. Assim como Jesus perguntou a Pedro, Ele nos faz a mesma indagação: “Por que vocês duvidam? Qual é a base firme para as suas dúvidas?

Então, será que podemos responder sobre as razões de duvidarmos de Deus? Eu encontro neste episódio bíblico duas razões para duvidarmos: (1) questões temporais e (2) espirituais.

Hoje, tocaremos nas questões temporais e se Deus nos permitir, falaremos na próxima semana sobre as questões espirituais, que nos levam a duvidar.

1. Duvidamos por questões temporais ou materiais.

1.1. O caminho para Jesus e para a Eternidade não é fácil.

Antes de vencermos qualquer combate, nós temos que lutar! Assim é com as barreiras que se levantam à nossa frente, para perseguirmos o “nosso alvo”. Caso queiramos andar com Cristo e irmos para a Eternidade, nós temos que nos revestir com um espírito de peregrinação e isso de modo exaustivo e persistente.

O apóstolo Pedro nos exorta no seguinte:

& Queridos amigos, lembrem que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma. (1 Pedro 2:11 NTLH)

Nada neste mundo nos pertence, pois nada trouxemos para cá e nada levaremos para a Eternidade. Antes, devemos nos lembrar de que neste mundo nós somos estrangeiros ou peregrinos. Nós estamos aqui de passagem e não podemos perder o nosso alvo, que é Cristo e a Eternidade por Ele prometida, aos que lutam contra a sua natureza pecaminosa.

Esses desejos maus que brotam de dentro de cada um de nós, nos levam a duvidar da bondade e da providência Divina.

# Lembre que você está neste mundo, a fim de viver para a glória de Deus, pois o seu destino é a Eternidade.

1.2. A fé nos ajuda nas adversidades, mas não nos dá um salvo conduto contra elas.

É em meio às lutas que conhecemos, aprendemos e experimentamos o poder do Reino de Deus. Você consegue se lembrar de Ananias, Mizael e Azarias (Sadraque, Mesaque e Abede-Nego)? Eles foram fiéis e experimentaram o poder do Reino do Senhor dentro de uma fornalha aquecida sete vezes mais que o normal. (cf. Daniel 3:8-18)

Lembremos também sobre como Jonas ficou no ventre de um grande peixe por três dias e no mar profundo orou a Deus clamando por socorro. (cf. Jonas 1:17-2:1)

Quando vivemos intensamente a fé que nos foi dada por Deus, o medo se torna um elemento estranho dentro de nós. Porém, quando damos ouvidos à voz dos dilemas apresentados pela nossa alma, nós começamos a temer por sermos deixados à própria sorte.

Há momentos em que pensamos estarmos abandonados por Deus e o nosso coração se enche de dúvidas, insegurança e medo.

# Cuidado com a ideia de que a fé o livra de todos os problemas, mas saiba que ela o ensina a ser fiel a Deus em qualquer situação.

1.3. O que pode ser visto é passageiro, mas o que não pode ser visto é eterno.

& Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre. (2 Coríntios 4:18 NTLH)

As razões porque Pedro duvidou não diferem das nossas. Ele deu atenção demais às causas secundárias e não à primária. Ele olhou primeiro para a sua situação e tirou os seus olhos de Jesus.

Quando ele fez isso, Pedro abriu um campo imenso para a imaginação ou especulação. Aquela era uma experiência nova na sua vida! Imaginem: ele estava andando sobre as águas do mar e isso o apóstolo não conhecia. Ele estava agindo pela fé.

De repente, ele passou a prestar atenção em algo que ele conhecia muito bem, pelo fato de ser um pescador. Ele reparou na força do vento e das ondas. Talvez, ele tenha pensado: “Poxa, eu obedeci e estou andando sobre as águas, mas justo agora esse vento! Eu nunca andei por sobre as águas, mas conheço a força desse vento e das ondas que batem no barco que deixei para trás. Se eu tiver que nadar neste mar agitado, jamais vou chegar ao barco novamente! Na certa, eu vou morrer afogado!

A imaginação é uma ação da alma e não do espírito humano e nem do corpo. A especulação pode fazer com que olhemos para os nossos interesses pessoais. Eu tenho problemas com certos ensinamentos dentro da Igreja, que nos ensinam a usar a imaginação.

Certos líderes dizem: “Usem a imaginação e criem nas suas mentes algo que vocês querem que o Senhor lhes faça e assim será feito!” Nós não somos chamados para imaginar, mas para obedecermos a voz do Senhor e confiar na direção que ele nos dá.

# Busque sempre em primeiro lugar o Reino de Deus e confie na providência Divina.

1.4. Deus nunca coloca Seus filhos numa situação sem a Sua permissão e supervisão.

Nós é que nos colocamos em situações à revelia de Deus, o que não aconteceu no caso de Pedro, pois pediu a Jesus que lhe desse a capacidade de ir até Ele, andando por sobre as águas.

& 28 Então Pedro disse: – Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está. 29Venha! – respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. (Mateus 14:28,29 NTLH)

Volto a dizer sobre a importância de avaliar a sua condição diante do Senhor. Talvez, o que você está passando é o resultado da sua desobediência ou não. Porém, se você está sob o Seu olhar e no lugar que Ele deseja que você esteja, confie!

Lembremos de Jesus, que suportou todos os tipos de dores e as pessoas dizem que ele havia sido abandonado
por Deus. Pense no Seu sangue sendo derramado, quando deveria ser o nosso. Pense nas Suas feridas e no seu coração que foi aberto por uma lança (
cf. João 19:34), do qual saiu sangue e água. Sim, o mesmo Jesus que estava em pé sobre as águas, sofria todas essas maldades por nós. Ele morreu por nós.

Ele não estava no lugar errado, mas viveu e morreu dentro da vontade de Deus e, por isso, ressuscitou! Se nem a morte pode vencê-lo é certo que Ele vive e se Jesus está vivo, vivos estão todos aqueles que Nele confiam.

Por isso, volte os seus olhos somente para Ele, o Senhor bondoso, Amigo sempre fiel. Portanto, fixe a sua confiança Nele, ainda que em meio à tempestade, pois Aquele que disse aos Seus discípulos para não terem medo é mesmo que está entre nós dizendo:

& Não tenham medo, sou eu! (João 6:20 NTLH)

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação