Skip to content Skip to footer

Por que eu devo congregar? – Parte II

(Walter de Lima Filho – Terça-feira 27/09/2011)

Arquivos disponíveis para downloads em:

mp3pdfpps

 

Hebreus 10:25,26

 

Na semana passada nós vimos que Jesus ensinou sobre a oração individual e em grupo. (cf. Mt.6:6; 18:19) Que a natureza do cristianismo é mais coletiva que individual. (cf. At.2:46,47) Que Jesus comunicava o Evangelho individualmente e para as massas. Também vimos que o termo “Igreja” (no grego ekklesia) significa uma “assembléia” dos chamados para fora do mundo.

Nós sabemos que a igreja não é uma organização, mas um Organismo espiritual, um corpo espiritual, o Corpo de Cristo. (cf. 1 Co.12:13; Ef.1:23; 5:29,30) Esse “Corpo” só pode ser visto quando se reúne em assembléia e também, pelos frutos que produz no mundo. Então, podemos afirmar que o “Corpo de Cristo” está relacionado à assembléia.

Quando lemos os capítulos 12 ao 14 de 1 Coríntios, percebemos que a ênfase são os dons espirituais. O capítulo 12 fala dos dons no Corpo e o capítulo 14 menciona os dons na reunião. Entre eles está o capítulo 13, que fala sobre a base em que esses dons se processam – o amor. Os dons são especialmente manifestos nas reuniões e para a edificação do Corpo. (cf. Ef.4:11,12) O Corpo funciona coordenadamente. Em termos básicos, os olhos ajudam os pés, os ouvidos as mãos e as mãos a boca. Os membros do Corpo devem atuar para edificar ou sustentar uns aos outros e seu funcionamento, é percebido nas reuniões.

Os que não se reúnem, ou não querem pertencer à família espiritual que Deus lhes dá, têm pouca chance de conhecer o que significa o funcionamento do Corpo. Todos os dons e ministérios que Deus preparou, são por causa da reunião dos filhos de Deus. Então, o que percebemos individualmente, ou de maneira particular, não excede o que podemos ver em assembléia.

Você se lembra do Tabernáculo de Deus no deserto? No átrio exterior existia a luz do sol. No Lugar Santo não havia luz solar, mas era iluminado pela luz da Menorá, ou o candeeiro contendo azeite. Já no Santo dos Santos ou Lugar Santíssimo, não havia nenhuma luz, somente a Luz de Deus. O que isso significa? Para que alguém veja a Luz de Deus, deverá ingressar no lugar mais íntimo, onde a luz de Deus brilha com todo o seu esplendor.

Então alguém diria: “Só o sumo-sacerdote poderia entrar nesse lugar e não qualquer pessoa!” Isso era verdade no Velho Testamento, mas já não é no Novo. (cf. Hb.10:19) Este verso faz parte do contexto de Hebreus 10:25, o nosso texto base. Nós só chegamos a esse lugar por meio de Cristo, o nosso Grande Sacerdote e Dirigente da Casa de Deus. (Hb.10:20,21) Como devemos entrar Nesse Lugar? (Hb.10:22) O fato de estarmos na presença de Deus, nos pede uma atitude e qual seria ela? (Hb.10:23-25)

O verso 26 de Hebreus 10, nos fala que não devemos continuar a pecar de propósito e deixar de congregar, é um grave pecado que entristece a Deus. Infelizmente, o termo congregar ou assistir às reuniões, é entendido como ir a um local religioso, se assentar, receber orações, assistir a um show musical e tristemente, como igreja ou assembléia, não se entra na presença de Deus.

No início da Igreja, ela se reunia diariamente e possuía reuniões grandes e pequenas. Essa freqüência nos diferentes serviços espirituais, era feita com alegria e eles aprendiam muito sobre a operação dos dons espirituais e ministeriais. Eles não se contentavam em receber graça individual, mas buscavam também a graça corporativa.

Deus quer dirigir sua vida, mas Ele também quer dirigir a Sua Casa e você como filho Dele, faz parte dela; portanto, você recebe direção individual e corporativa, ou seja, a sua função na Família Espiritual que Ele lhe deu.

 

 

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação