Skip to content Skip to footer

Prepare-se para a volta de Jesus! – Parte 26: Valorize a sua unidade com Cristo

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

1 Tessalonicenses 5:16-21

Texto Bíblico:

& 16 Estejam sempre alegres, 17 orem sempre 18 e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus. 19 Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. 20 Não desprezem as profecias. 21 Examinem tudo, fiquem com o que é bom 22 e evitem todo tipo de mal. (1 Ts.5:16-21 NTLH)

Nós cremos que Jesus voltará! Ansiamos pela Sua volta, a fim de arrebatar a Igreja aos Céus, a nossa última morada. (veja Jo.14:2) Aquele que se prepara para a volta de Jesus deseja ardentemente a sua estada final na Eternidade, pois essa é a promessa de Jesus àqueles que Nele creem.

No nosso texto base, o apóstolo Paulo expressa 7 características que devem estar presentes na vida daqueles que estão unidos com Cristo. Portanto, aquele que está unido com Jesus Cristo,

  • Sempre expressa extrema alegria;
  • Ora sempre – não desiste de oferecer orações;
  • Expressa gratidão em todas as ocasiões;
  • Não atrapalha ou apaga a ação do Espírito Santo – a influência divina;
  • Não despreza as profecias – as mensagens sobre os propósitos futuros de Deus;
  • Examina tudo e fica com o que é bom – louvável a Deus e útil ao próximo;
  • Evita ou se abstém de todo tipo de mal – o que põe em risco a fidelidade (fé) em Deus.

1. Valorize a sua unidade com Cristo.

Essa unidade tem o sentido de “em Cristo” ou “por meio de Cristo”. O que a expressão usada por Paulo “unidos com Cristo” quer dizer? Ela indica posicionamento em um determinado lugar com a finalidade de repousar ou descansar. Em um sentido mais amplo: íntima união de coração, de mente e propósito. Nós podemos entender melhor a ideia quando observamos as palavras de Jesus em João 15:1-6:

& 1 Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2 Todos os ramos que não dão uvas ele corta (rejeita, afasta), embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda (limpa a sujeira ou a impureza) a fim de (com a vontade ou desejo de) que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. 3 Vocês já estão limpos (podados, livres dos desejos corruptos, do que é falso ou impuro) por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4 Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois (a razão divina – porque), assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. 5 — Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 “Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados.” (Jo.15:1-6 NTLH)

Segundo as palavras ou o ensinamento de Jesus, uma pessoa pode estar Nele, mas não em uma íntima união de coração, de mente e propósito. (v.2ª) Essa pessoa encontrou algum descanso em Cristo, mas não o propósito de estar Nele. Apesar de estar em Cristo, é infrutífera, e o seu estado não glorifica a Deus. Ela gosta de Jesus, mas não tem prazer em viver para os Seus propósitos. (vs.2b-5)

Esse tipo de pessoa não se entrega aos propósitos de Deus por meio de Cristo, porque ainda mantém impurezas e não permite o trabalho do “Lavrador” (Deus) na sua vida. Segundo o texto, ela é “rejeitada ou afastada”, jogada fora, secará e, juntada a outros “ramos” secos, será consumida pelo fogo! (v.6). Por outro lado, aquele que se mantém “unido com Cristo” (de coração, de mente e propósitos), dará muito fruto e, como já vimos, esse é o propósito divino ao nos unir com Jesus.

Para entendermos isso, nós precisamos voltar ao livro de Gênesis 1:27,28:

& 27 “Assim Deus criou os seres hu
manos; ele os criou parecidos com Deus (para refletirem a Sua imagem e propósitos, a Sua Pessoa – caráter e mente). Ele os criou homem e mulher” 28 “e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem (encham a Terra e a mantenham sob os propósitos divinos). (…).” (Gn.1:27,28 NTLH)

A criação do homem e da mulher se deu no Jardim do Éden, e onde eles estavam quando o SENHOR os abençoou e lhes deu a ordem para terem muitos filhos e se espalharem por toda a Terra? No Éden! Nós sabemos que a palavra “Éden” significa “prazer, delícia, deleite, regozijo, alegria, atraente” e, portanto, a maior definição bíblica que podemos dar a esse termo é “JESUS”! Jesus é a nossa verdadeira alegria e o nosso maior prazer!

Adão e Eva deveriam ter muitos filhos ou se multiplicarem no Éden e, desse modo, expandi-lo pela Terra, a fim de que, pelo trabalho do homem, ela se mantivesse sob os propósitos de Deus. Porém, onde o casal gerou os seus descendentes? Fora do Éden – no mundo! Por que as coisas aconteceram desse modo? Porque o primeiro casal perdeu a sua unidade (de coração, de mente e propósitos) com Deus, devido à impureza e desobediência. Eles se sujaram com o pecado e foram afastados do Éden (metaforicamente, de Jesus Cristo).

Agora, eles não podiam mais voltar ao Éden por esforço próprio, pois tanto o Jardim como a “Árvore que dava a Vida” estavam protegidos por querubins (uma classe de anjos). Tanto Adão como Eva não deram valor à unidade com Deus e à sua permanência no Jardim do Éden, e foram lançados fora do deleite ou das delícias divinas.

Agora, eles teriam que aprender a viver pela fé em Deus, para que o Éden estivesse “dentro deles” e, desse modo, obedecessem ao SENHOR no “mundo”. Por terem rejeitado o “deleite físico” de Deus, agora teriam que desejá-lo espiritualmente em seu interior.

Além do mais, o casal teria que ensinar à sua descendência como ter prazer em Deus e conduzi-la a ter o Éden (Jesus) no interior de suas vidas, a fim de dar prazer a Deus e desfrutar da Sua alegria.

Nós somos descendentes de Adão e Eva e fomos gerados no mundo – fora do Éden ou de Cristo. Nós nascemos em um ambiente pecaminoso, afastados do deleite divino. Então, em algum momento de nossas vidas, nós ouvimos a mensagem do Evangelho – a “boa notícia divina” de que tínhamos a oportunidade de termos Jesus (Éden) dentro de nós, e aceitamos a Sua mensagem.

A mesma missão que Adão recebeu de amar a Deus e ensinar as pessoas sobre como possuir o deleite divino, nós também recebemos de Jesus – “Ame (acolha com alegria) ao SENHOR, seu Deus… Ame os outros como você ama a você mesmo”. (cf. Mt.22:37-39)

Posicionados em Cristo, nós somos chamados por Deus para multiplicarmos e enchermos toda a Terra, para que a imagem de Deus se espalhe, porém, não somos chamados para dominar a Terra, mas para abençoar aqueles que vivem afastados do SENHOR, por meio de Cristo.

Quando Deus chamou a Abraão, um homem que se alegrava em Deus e que tinha dentro de si o prazer divino, a ele o SENHOR disse:

& Os seus descendentes se tornarão uma nação grande e poderosa, e por meio dele eu abençoarei todas as nações da terra. (Gn18:18 NTLH)

A descendência de Abraão foi a nação de Israel e, por meio dela, Deus abençoaria toda a Terra. Porém, o que Israel fez? Fechou-se em si mesma e, em vez de abençoar as pessoas, as amaldiçoou com um comportamento fanático, egoísta e cheio de orgulho nacional. Israel deixou de entender o propósito da sua criação. No entanto, de Israel, veio Jesus. Ele veio para dar ao mundo o que Israel não deu – a bênção de Deus, a salvação e a vida eterna. Israel não entendeu a vinda do “Filho da Promessa” (cf. Gn.3:15,16) e rejeitou Jesus.

Jesus, então, chama homens e mulheres de todos os povos, e forma a Igreja, a fim de que ela levasse ao mundo a bênção divina, o Éden (Jesus), rejeitado pelo Seu próprio povo (como fez Adão e Eva). Pela minha modesta observação, a Igreja, aos poucos, vem rejeitando o seu propósito de estar em Cristo e tem se transformado em casas de shows, clínicas terapêuticas, casa de diversões, alegrias e danças, um instrumento de enriquecimento da sua liderança etc.

Infelizmente, a Igreja está perdendo a sua unidade com Cristo, ou seja, a sua união de coração, de mente e de propósito em Jesus! Muitos dizem que haverá um grande avivamento mundial, porém, eu acredito que Deus promoverá uma grande correção mundial, a qual será a última chance para a Igreja se arrepender da sua mornidão. (cf. Ap.3:14-22 – a Igreja de Laodiceia)

Muitos me perguntam: “Por que o mundo está entrando cada vez mais para dentro da Igreja?” Para responder a essa pergunta, eu faço uso do que disse Jeremias:

& “— Eu, o SENHOR, gostaria de reunir o meu povo como o lavrador ajunta as suas colheitas. Mas eles são como parreiras sem uvas e como figueiras sem figos; até as suas folhas secaram. Por isso, eu deixei que os estrangeiros tomassem o país.” (Je.8:13 NTLH)

O mesmo problema que aconteceu com Israel está acontecendo com a Igreja, e um grande número de lí
deres cristãos não está disposto a observar esse fato. Deus deu uma ordem a Adão para que cuidasse do Éden, mas ele não cuidou e não se multiplicou a partir do Jardim. Deus deu uma ordem a Israel para que abençoasse as nações, porém, eles não obedeceram a Deus, mas antes, se tornaram infrutíferos e secos. (cf. Lc.13:6-9) A Igreja, aos poucos, está cometendo o mesmo erro de Israel.

Jesus veio e deu grande prazer a Deus. Ele formou a Igreja e deu a ela uma missão no mundo, mas, aos poucos, vai se afastando dos propósitos divinos, no que se refere à sua chamada.

& “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.” (Ap.2:7 NTLH)

Adão perdeu a verdadeira vida no Jardim de Deus, mas os que vencerem a si mesmos e o mundo por meio de Jesus e de Seu Evangelho, serão conduzidos a desfrutarem das delícias de Deus no Seu novo “Jardim” nos Céus!

A minha esperança é que Deus abra os nossos olhos para que valorizemos a nossa unidade com Cristo e, desse modo, entendamos as razões de estarmos em união com Ele, pois aquele que se prepara para a volta de Jesus precisa guardar essas coisas no coração, pois estamos vivendo os últimos dias neste mundo. Que eu as guarde! Que nós as guardemos!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação