Skip to content Skip to footer

Proteja a sua mente do mundo

Texto base:

Romanos 12:2

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês [após julgamento e compreensão] conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Rm.12:2 NTLH)

Em outras palavras: Como cristãos, rejeitem o estilo de vida mundano, cujos pensamentos e ações se opõem a Deus. Antes, aceitem e permitam que Ele, dia após dia, ajude-os a mudar o seu modo de pensar para que conheçam a Sua vontade e compreendam que ela é verdadeiramente boa (útil, não traz prejuízos), perfeita (possui finalidades espirituais e morais elevadas) e, por isso, é agradável (aceitável, aprovada) a Ele.

1. O cristão é chamado para transformar o mundo em vez de ser transformado por ele

A Palavra de Deus nos adverte sobre a importância de protegermos nossas mentes e pensamentos contra informações e influências negativas deste mundo. Por quê? Porque a nossa mente é um campo de batalha, onde as dúvidas, ansiedades ocorrem e as tentações nos seduzem. É na mente que nossas observações, compreensões, pensamentos e desejos podem nos conduzir a cumprirmos a vontade de Deus ou agirmos de modo contrário a ela. (vd. 2 Coríntios 11:3)

Deus nos salvou e nos chamou, retirando-nos do “mundo”, a fim de sermos Seus cooperadores, ajudando pessoas a saírem de um sistema de vida mundano para serem transformadas por Ele. Todavia, para que vençamos o nosso egoísmo, uma guerra interior terá de ser vencida e, para vencê-la, a nossa mente precisa ser protegida, enchendo-se com a Palavra de Deus e as coisas do “Alto” (vd. Colossenses 3:2), orando constantemente, cultivando relacionamentos saudáveis, buscando ajuda quando necessário e sempre depender do auxílio de Deus.

2. Como cristão, “pise no freio” e desafie sua mente a se submeter a Deus

O apóstolo Paulo diz: […] Dominamos [Levamos cativo, capturamos, aprisionamos] todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo. (2 Co. 10:5b NTLH) Você faz isso, prestando atenção e questionando ao que está acontecendo em sua mente.

  • O que eu estou ouvindo?
  • O que eu estou pensando?
  • No que eu estou acreditando?

Dominar os pensamentos é capturá-los para colocá-los em um ambiente controlado – como colocar um animal feroz dentro de uma jaula. Então, nós os examinamos, a fim de avaliarmos se eles estão de fato em conformidade com o Evangelho e a nova vida que de Deus recebemos em Cristo. Pergunte a si mesmo:O que eu estou pensando ou crendo vem de Deus, do que outros dizem ou do que eu sinto e logo digo?

A sua mente está constantemente recebendo informações, quer por imagens, palavras, ideias, visões de mundo, filosofias, decepções e dores do seu passado. Essas informações podem lhe trazer mentiras sobre Deus, amarguras, ações de ódio, que trarão prejuízos tanto a você como às pessoas.

3. Em oração, procure submeter a sua mente à ação do Espírito de Deus

Jesus fez uma promessa aos Seus discípulos, dizendo o seguinte:

15 Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. 16 Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da Verdade, para ficar com vocês para sempre. (Jo.14:15,16 NTLH)

Em certos momentos, a sua mente se parece a um abismo vazio, escuro e profundo sobre o qual o Espírito Santo quer trazer a “Luz” de Deus, a fim de separar a verdade da mentira, conforme aconteceu no início deste mundo. (comp. Gênesis 1:1-4)

Orar não é apenas buscar a Deus para Lhe pedir soluções pessoais. Orar também é submeter pensamentos e crenças aos ensinamentos de Jesus e à luz de toda a Palavra de Deus, por meio da ajuda que o Espírito Santo nos dá. (vd. Efésios 6:14-18)

Revestindo-se segundo a vontade Deus, ajudado por Deus e guiado pelo Seu Espírito, você se torna mais vigilante quanto aos seus pensamentos. Além disso, você encontra ânimo e intercede em favor de todo o povo de Deus.

Peça ao Espírito Santo que o ajude a discernir seus pensamentos:

  • Meus pensamentos se ajustam às Escrituras Sagradas? Eles se adéquam à verdade divina ou a mentiras?
  • Meus pensamentos são acusações diabólicas ou uma ação do Espírito, para que eu mude a maneira de pensar?
  • Eu estou colocando a minha confiança na Palavra de Deus ou em ideias humanas?
  • O que eu estou pensando fará com que minhas ações se assemelhem às de Jesus e eu me torne confiável a Deus?

 

4. Com o auxílio do Espírito de Deus, avalie “o Fruto” ou “os frutos” de suas ações

[…] tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem [vistam-se com as características de Jesus – vd. Gálatas 5:22,23] e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês [vd. Gálatas 5:19-21]. (Rm.13:14 NTLH)

“O FRUTO” DO ESPÍRITO DE DEUS “É”:  AS AÇÕES DA NATUREZA HUMANA SÃO:
O amor [ações que, segundo Deus, produzirão o que para Ele é bom e que traz benefícios ao próximo e ao mundo], a alegria [o prazer de estar fazendo a vontade divina], a paz [em amizade e em acordo com os Mandamentos ou a Aliança com Deus], a paciência [perseverança ou firmeza com misericórdia], a delicadeza [evitar uma guerra ou discussão exageradamente agressiva e inútil], a bondade [oferecimento dos recursos provenientes da graça divina], a fidelidade [demonstrando fé, confiança em Deus e ser confiável a Ele], a humildade [manter-se submisso à mão ou à direção de Deus] e o domínio próprio [controle sobre o orgulho, egoísmo, interesses pessoais e as paixões sensuais]. (Gálatas 5:22,23 NTLH) A imoralidade sexual [relações sexuais ilícitas], a impureza [ações espirituais e morais contaminadas pelo pecado], as ações indecentes [libertinagem, licenciosidade, lascívia, cinismo, impudência], a adoração de ídolos [idolatria, atribuir a glória, a graça e a verdade divina a algo ou a uma pessoa que não merece reverência, submetendo-se por cobiça à mentira ao invés da verdade], as feitiçarias [magia, uso ou administração de drogas alucinógenas], as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta [viver apenas para si mesmo, para o próprio benefício, para interesses egoístas e avarentos], a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras [folias carnais e zombeteiras] e outras coisas parecidas com essas. (Gálatas 5:19-21 NTLH)
“O Fruto” do Espírito é Jesus, cujas características são santas e dão prazer a Deus “As ações” da natureza humana se caracterizam por serem pecaminosas e dão prazer à carne

O Espírito Santo sempre gera convicção, arrependimento e traz à sua mente os ensinamentos de Cristo, a fim de que você se submeta à verdade divina e execute ações espirituais, procurando gerar em outras pessoas a mesma vida do Alto que age em seu interior. Essa é a prova de que a sua mente está sendo renovada ou transformada, tanto pelo Espírito como pela Palavra de Deus.

Avalie o que está em sua mente pelo “Fruto” que pretende produzir, ou pelas “ações” que você está praticando. Entenda que “o Fruto do Espírito” e “as ações da natureza humana” resultam das suas considerações acerca de seus pensamentos. Portanto, caso eles não reflitam valores espirituais e morais que se assemelhem a Cristo, questione a sua submissão a eles.

5. Concluindo: proteja a sua mente de modo ativo, vigoroso e nunca passivo

Nesta vida, Deus nos deu o tempo, e este não nos foi dado apenas para se alcançar uma considerável quantidade de boas ações, mas também para que o próprio tempo seja santificado ao Eterno (ou dedicado a Deus) pela demonstração do “Fruto do Espírito / Cristo” em nossas ações. Assim, nós viveremos em conformidade à vontade e à Palavra de Deus.

Leve cativo os seus pensamentos à Pessoa de Cristo. Examine-os cuidadosamente e use as verdades do Evangelho de Jesus como armas contra eles. Procure fazer com que seus pensamentos se submetam às Instruções do SENHOR. Considere “as características de Cristo” ou “o Fruto do Espírito” que será produzido.

Enquanto neste mundo, aqueles que amam a Deus desejam possuir os Seus pensamentos e praticar os Seus Mandamentos. Para que isso aconteça, Ele mesmo os auxilia a terem uma mente renovada, a fim de viverem à semelhança dos pensamentos e ações de Cristo Jesus.

Eles sabem que não estão livres dos ataques mundanos e diabólicos e, por isso, apegam-se à Palavra de Deus e ao poder do Espírito Santo para protegerem suas mentes do espírito do engano e da mentira reinante neste mundo.

Que o nosso coração esteja sempre voltado para Deus, tendo a nossa mente alimentada com as Instruções divinas, que nos ajudam a auxiliar outras pessoas a compreenderem o que é bom, perfeito e agradável a Deus, por meio de uma mente renovada.

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • Leia Romanos 12:2. Roma era um ambiente de profunda degradação tanto espiritual como moral. A seu ver, o mundo de hoje poderia ser comparado ao romano? Qual é a razão do seu pensamento? Como você compreendeu a preocupação e o conselho de Paulo aos cristãos de Roma? O que de bom à sua vida com Deus você traria do conselho de Paulo?
  • Leia 2 Coríntios 11:3. Qual era a preocupação de Paulo em relação à Igreja do seu tempo? A quem o apóstolo compara a Igreja, a fim de expor a sua preocupação? Você considera ser verdadeira essa preocupação para os dias atuais? Sobre o que a Palavra de Deus nos adverte com relação à nossa mente? Por quê? Qual é a razão de Deus do chamado cristão? O egoísmo pode nos afastar dessa cooperação com Deus? Como devemos combatê-lo?
  • Leia 2 Coríntios 5b. Como devemos lidar com os nossos pensamentos? Quais são as perguntas que podemos fazer a nós mesmos que nos ajudam a filtrar o que pensamos? Por que nós devemos questionar os nossos pensamentos continuamente?
  • Leia João 14:15,16. Qual é a condição que Jesus impõe aos Seus discípulos, a fim de eles provarem que O amam? Onde nós encontramos os Mandamentos de Deus, na Pessoa do Espírito Santo ou na Palavra de Deus? Qual foi o pedido que Jesus faria ao Pai, a fim de fortalecer os Seus discípulos? Jesus descreveu o Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, como o “Auxiliador” e o “Espírito da Verdade”. Jesus O denominou desse modo porque é Ele Quem nos auxilia a lembrarmos do que aprendemos e guardamos da Palavra de Deus em nossas mentes. Quando estamos em momentos obscuros ou tenebrosos, como o Espírito Santo trabalha em nosso interior? O que, basicamente, você precisa compreender sobre seus momentos de oração? Como podemos pedir que o Espírito de Deus nos ajude a discernir os pensamentos que estão na nossa mente?
  • Leia Romanos 13:14. O que você compreendeu sobre ter as qualidades de que o SENHOR Jesus Cristo tem e acerca de não procurarmos satisfazer aos desejos da nossa natureza humana? O que o Espírito de Deus traz à nossa mente e por qual razão Ele age desse modo? Como nós podemos avaliar a nossa submissão ou não a tudo o que pensamos e desejamos praticar?
  • Como nós podemos viver em conformidade à Palavra de Deus, dentro do tempo que Ele nos deu nesta vida?
  • Como esta meditação pode se tornar eficaz à sua vida de comunhão e serviço a Deus? Você gostaria de compartilhar com o seu Grupo Pequeno o que Deus mais falou ao seu coração, à sua mente?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação