(Walter de Lima Filho – Domingo – 30/12/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
1 Tessalonicenses 2:13,14
Quando ouvimos a mensagem de Deus, nós a recebemos como a Palavra de Deus? Como a mensagem de Deus se torna a Palavra de Deus? Quem é capaz de receber a mensagem de Deus como a Palavra de Deus? O que a Palavra de Deus pode provocar em nós?
Quando a Palavra de Deus vem para nós, ela vem de modo objetivo, ou seja, aos nossos ouvidos e intelecto. Por outro lado, nós a devemos receber de modo correto em nosso interior. É nisso que Paulo os elogia no verso 13. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem.
1. Você ouve a mensagem de Deus, mas pode não recebê-la como a Palavra de Deus.
Muitas pessoas recebem a Palavra de Deus objetivamente, mas nem sempre a “acolhem” no seu interior, como sendo verdadeiramente a Palavra de Deus. A Bíblia oferece muitos exemplos pessoais e circunstanciais acerca dessa verdade, mas citarei apenas três:
• O Faraó endureceu o seu coração ao ouvir a mensagem de Deus por meio de Moisés.
• O povo de Israel endureceu o seu coração, no deserto, a caminho de Canaã.
• Os principais líderes religiosos, em Jerusalém, rejeitaram a mensagem de Deus que veio por meio de Estêvão e ordenaram a sua morte por apedrejamento.
2. A mensagem de Deus se torna a Palavra de Deus em seu interior pelo poder do Espírito Santo.
Se olharmos com atenção o verso 13 (NTLH), Paulo usa dois verbos, “ouvir” e “aceitar”, em relação à atitude deles para com a mensagem de Deus. Muitos ouvem a mensagem de Deus, mas não a aceitam no coração. Isso acontece, porque eles não permitem que o Espírito Santo, que atua em seu interior, transforme a mensagem Divina na Palavra de Deus, a fim de lhes trazer coragem, alegria e ação. É por isso que Paulo disse: Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem.
Jonas ouviu a mensagem de Deus, recebeu-a como Palavra de Deus em seu interior, mas dela procurou fugir. Ele procurou inibir a ação de Deus em seu interior. Jonas foi medroso, triste e não agiu segundo a sua fé em Deus. Enfim, entre trancos e solavancos cedeu, porém, contrariado com aquela ordem divina. Falar da bondade Divina aos piores inimigos do povo de Israel, para o qual ele era profeta? Para ele, tudo aquilo era “ilógico”.
• Conhecemos o final da história e sabemos que Deus honrou Sua Palavra, mas não fez o mesmo com Jonas, o “Seu” profeta.
• Um porta-voz de Deus deve ser de Deus e não do povo; então, como instrumento de Deus, ele é para o povo a voz de Deus!
“Aceitar” a Palavra de Deus de acordo com o verso 13 significa mais do que receber, significa “abraçá-la” ou “acolhê-la” dentro de nós. Em outra parte das Escrituras, Paulo fala sobre duas verdades que devemos crer: Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. (1 Co.3:16 NTLH) Portanto,
• A mensagem vem do alto e ela encontra o próprio Autor, o Espírito de Deus que habita dentro de nós.
• O Espírito de Deus quer usar a mensagem que Ele mesmo nos traz, a fim de provocar uma transformação em nosso interior.
• O nosso trabalho é o de não atrapalhar a ação de Deus em nosso interior, mas é deixar que o Espírito faça a Sua obra em nossos corações.
• Deus espera que acolhamos pela fé a Sua Palavra e a ação poderosa do Espírito de Cristo que age dentro de nós.
3. A mensagem de Deus se torna Palavra de Deus nos que são espirituais.
Quem fala verdadeiramente em nome de Deus deve falar pela inspiração do Espírito Santo. Paulo ensinou isso: (…) quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensin
adas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. (1 Co.2:13 NTLH) Quem são os espirituais, se não os que acolhem a mensagem de Deus, cooperando com a ação do Espírito Santo no interior de suas vidas?
No entanto, Paulo fala dos que não são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode “receber” os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. (1 Co.2:14 NTLH) Tanto o que não tem o Espírito de Deus agindo em seu interior, como o que não permite que Ele aja, podem ter elementos de espiritualidade (religião), mas não são espirituais e não entendem a razão da ação da verdade Divina dentro de si.
No verso 14, Paulo recorda os cristãos tessalonicenses, do sofrimento que passaram por terem aceitado a mensagem de Deus em seus corações. Eles foram perseguidos do mesmo modo que outras igrejas foram. No capítulo 1, versos 6 e 7, Paulo diz: E vocês seguiram o nosso exemplo e o exemplo do Senhor Jesus. Embora tenham sofrido muito, vocês receberam (i.e. acolheram) a mensagem com aquela alegria que vem do Espírito Santo. Desse modo vocês se tornaram um exemplo para todos os cristãos (…). (1 Ts.1:6,7 NTLH)
4. Três atitudes que a Palavra de Deus provoca na vida dos que a acolhem:
1. Eles “acolheram” a Palavra de Deus, mesmo que significasse sofrer grande aflição. Eles a acolheram como algo muito precioso em meio à aflição. A Bíblia diz: Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro, até mesmo do que muito ouro fino. São mais doces do que o mel, mais doces até do que o mel mais puro. (Sl.19:10 NTLH) A maneira certa de receber a Palavra de Deus é aceitá- la como mais preciosa do que qualquer posse nesta vida.
2. Eles “acolheram” a Palavra de Deus em meio à aflição, mas com muita alegria do Espírito Santo. Seria como que dissessem a ela: “Seja bem-vinda, como é agradável recebê-la!” A maneira certa de receber a Palavra de Deus é “abraçá-la” com a alegria que o Espírito Santo dá.
3. Eles “acolheram” a Palavra de Deus de tal forma, que houve grande mudança em suas vidas. Eles se tornaram exemplos na fé para muitos outros. A maneira certa de receber a Palavra de Deus é permitir que ela faça mudanças em nossas vidas, que ela nos transforme primeiramente por dentro. Nós honramos a Palavra de Deus e Ele poderá nos honrar, porque a “acolhemos”.
5. Este deve ser o nosso desejo em relação à Palavra de Deus para o ano de 2013:
• Que “acolhamos” a Bíblia como a Palavra de Deus.
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus dentro de nós e que Ela seja mais preciosa do que o ouro e mais doce que o mel.
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus em nossos corações, para andarmos mais perto do Senhor e na força do Seu poder.
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus, para extrairmos dela novas canções de fé e de celebração ao nosso Grande Deus!
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus, para que tudo o que aprendermos dela, compartilhemos “uns com os outros”, pois assim estaremos fortalecendo a nossa fé.
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus como a espada do Espírito, a fim de que ela julgue os nossos desejos, pensamentos e intenções do nosso coração. (cf. Hb.4:12)
• Que “acolhamos” a Palavra de Deus como a única fonte da Verdade eterna.
O profeta disse: A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre. (Is.40:8 NTLH) Jesus disse: O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. (Mc.13:31 NTLH) Jesus nos deu uma grande verdade quanto à Palavra de Deus: (…) Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. (Lc.4:4 ACF)