(Walter de Lima Filho – Domingo – 09/09/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
João 5:1-9,14
Você crê realmente que Deus que se importa com você? Você crê que Ele tem sido misericordioso? Você quer viver pelo poder de Deus com uma vida que O agrada?
O nosso texto bíblico menciona que em Jerusalém havia uma festa religiosa. Fala do Tanque de Betezata ou Betesda e que ficava perto da Porta das Ovelhas. O texto menciona ainda muitos doentes ao redor do tanque, fala do encontro de Jesus com um homem muito doente, que sofria por trinta e oito anos e que aguardava “sem esperança” a sua cura.
Sobre a festa religiosa não há muito que dizer, pois até o próprio SENHOR a colocou em segundo plano e por quê? Creio que podemos resumir neste verso: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mt.15:8 NVI) Aquilo que deveria ser em homenagem ou celebração a Deus, se transformara em um evento social. O mais importante era o evento e não Deus!
O Tanque de Betesda. Betesda ou Betezata significa “Casa de Misericórdia”. Esse tanque era usado para a lavagem dos animais que seriam sacrificados no Templo em Jerusalém. Leia os versos 4 e 5. O que lemos era uma crendice popular, pois nós cremos que Deus está sempre pronto para ajudar aqueles que O procuram. Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha. (Pv.8:17 NTLH) A Bíblia ainda diz: Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. (Je.29:13 NVI) O que aqueles doentes possuíam era uma crença em algo sem revelação Divina. Era uma aberração teológica que gerava competição, pois nada ou qualquer pessoa pode substituir a presença poderosa de Deus.
O paralítico. Os textos originais não dizem que se tratava de um paralítico, mas de alguém muito enfermo por causa de seu afastamento de Deus e uma vida de pecados. Após a sua cura, Jesus o encontra no Templo e lhe disse: (…) Escute! Você agora está curado. Não peque mais, para que não aconteça com você uma coisa ainda pior. (Jo.5:14 NTLH) A sua condição atual, com dificuldades de se locomover rapidamente se devia a uma vida afastada de Deus.
A sua condição era terrível! Ficava ali deitado, exalando mau cheiro, incapaz, sem esperança e abandonado à sua própria sorte. Entre tantos doentes e inválidos, foi esse homem que chamou a atenção de Jesus e por quê?
• Porque ele representa a condição humana afastada de Deus.
• Porque o número de anos que ele vinha sofrendo, representava o mesmo período de tempo que o povo incrédulo e rebelde pereceu no deserto, após ter saído de Cades- Barnéia. (cf. Dt.2:14)
• Porque aquele enfermo representa as pessoas que abandonam a fé Naquele que é a Verdade e a Misericórdia, para se entregarem a crendices e ritos místicos.
A pergunta de Jesus: (…) Você quer ficar curado? (i.e. quer sair dessa condição?) (Mt.5:6 NTLH) A resposta do enfermo: Senhor, eu não tenho ninguém para me pôr no tanque quando a água se mexe. Cada vez que eu tento entrar, outro doente entra antes de mim. (Mt.5:7 NTLH)
Jesus lhe dá três ordens: (…) Levante-se, pegue a sua cama e ande! (Mt.5:8 NTLH) Jesus não orou por ele, mas lhe pediu uma nova postura, uma disposição de fé! Em outras palavras: “Saia do seu leito, da sua condição de morte!” Depois: “Tome o seu leito; isto é, suas lembranças mortais e domine-as, subjugue-as!” Por fim: “Anda, manifeste e movimente-se pelo poder da vida que vem do alto!” Ele obedeceu, levantou-se, tomou a cama (a morte) nas mãos, andou e manifestou a todos o poder Divino que o tocou!
Quando realmente ouvimos a voz de Deus, algo acontece dentro de nós! Um “Poder” assombroso nos domina! A voz do SENHOR exige uma nova postura e se confiarmos, ela nos ergue! Nós tomamos nas mãos tudo o que nos prende e nos amarra como um troféu de vitória e andamos! Nós voltamos à vida pela graça e misericórdia Divina! Mas não nos esqueçamos do conselho posterior que Jesus deu àquele homem no Templo: (…) Não peque mais, (i.e. odeie o pecado, viva para agradar Deus) para que não aconteça com você uma coisa ainda pior.
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós, para que sejam conhecidos na terra os teus caminhos, a tua salvação entre todas as nações. (Sl.67:1,2 NVI)