Skip to content Skip to footer

Que eu me esforce para ser amigo de Deus

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Romanos 8:5-9

Texto Base:

5 Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana têm a sua mente controlada por essa mesma natureza. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus têm a sua mente controlada pelo Espírito. 6 “As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna e a paz.” 7 Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. 8 As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. 9 Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. (Rm.8:5-9 NTLH)

1. Como cristão verdadeiro, a que classe de pessoas eu devo pertencer?

No nosso texto base, observamos duas classes de pessoas: as que vivem sob o controle da natureza humana (carne, prazeres carnais) e as que se submetem ao controle do Espírito de Deus (o Espírito Santo, o Espírito de Cristo que nelas habita). (v.5)

5 Porque as pessoas que vivem de acordo com a natureza humana [i.e., que se inclinam para as paixões da carne] têm a sua mente controlada por essa mesma natureza [carnal, prazeres carnais]. Mas as que vivem de acordo com o Espírito de Deus [que buscam as coisas do Espírito, que têm prazer em Deus] têm [buscam ter] a sua mente controlada [alimentada, dirigida, orientada, governada] pelo Espírito. (NTLH)

Na maioria das vezes, a natureza humana expressa mais idiotices do que sabedoria. O “prazer pelo prazer”, disfarçado de felicidade, é o que natureza humana busca e apresenta. O “prazer carnal” é uma disposição completamente autossuficiente, que visa a mais completa liberdade do controle divino. Desse modo, essa “tal liberdade” se transforma em libertinagem, devassidão, depravação ou insubmissão!

Uma observação: Nós estamos em uma época no Brasil, onde se comemora uma festa popular denominada “Carnaval”. O sentido dessa palavra é “afastar-se da carne” (no latim, “carnis” = carne e “levare” = levar, tirar ou afastar). Durante quatro dias, o que vale é satisfazer os prazeres “da” ou “pela” carne e, depois, no tempo da Quaresma (um período que compreende 40 dias, os quais vão desde a Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, segundo o Catolicismo), a carne deve ser desprezada. Quem ama a Deus, jamais aceitará essa regra.

Todo aquele que nasce para uma nova vida com Deus, por meio da sua união Cristo (2 Co.5:17), precisa aprender a viver em submissão ao Espírito Santo, que é o Próprio Deus habitando no seu íntimo, para poder vencer a mentira pela Verdade. (v. Jo.14:15-17,23,26; 16:8-11) Nós nascemos para uma nova vida em Cristo, a fim de vivermos pelo poder e orientações do Seu Espírito e não pelos clamores da “carne”.

Paulo nos ensina o seguinte:

16 Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. (Gl.5:16 NTLH)

2. É possível, com clareza, distinguir as ações da “carne” e as do Espírito de Deus?

  • O que a “carne” ou a “natureza humana produz?

Paulo faz uma breve lista sobre o que a “carne” ou a “natureza humana” produz para o seu próprio prazer ou satisfação:

19 As coisas que a natureza humana (carne) produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 a adoração de ídolos [pessoas ou coisas que induzem ao erro], as feitiçarias [administração de drogas], as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta [sem generosidade], a desunião, as divisões, 21 as invejas, as bebedeiras, as farras [folias, reuniões ruidosas] e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas (que as tornam como exercícios habituais) não receberão [não terão participação, não experimentarão] o Reino de Deus. (Gl.5:19-21 NTLH)

Essas atitudes representam a “felicidade pessoal” ou o “prazer da carne” em muitos momentos e lugares na nossa vida diária.

  • O que o Espírito de Deus ou de Cristo produz?

22 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23 a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. 24 As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. 25 Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gl.5:22-25 NTLH)

3. O que acontece àqueles que praticam as ações da carne?

Como já foi dito, essas pessoas não participam do Reino de Deus, do Seu Governo, das Suas orientações, recursos e, por fim, até mesmo da Eternidade, pois elas não têm prazer em Deus, mas em si mesmas.

  • Acabam morrendo espiritualmente:

6 “As pessoas que têm a mente controlada [influenciada, dirigida, governada] pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente. (…)” (NTLH)

Elas, ao lutarem contra as orientações divinas na sua mente e, por se submeterem aos desejos carnais, acabam morrendo espiritualmente, ou seja, acabam se afastando da vida dedicada a Deus, tornando-se autossuficientes (donas de si mesmas), por não observarem que as duas naturezas (a carnal e a divina) são inimigas. Observemos as palavras de Paulo:

17 Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem [não devem procurar ser autossuficientes]. (Gl.5:17 NTLH)

  • Não agradam a Deus e a sua autossuficiência faz com que se tornem inimigas Dele:

7 Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. 8 As pessoas que vivem de acordo com a sua natureza humana não podem agradar a Deus. [v. Gn.6:5-7] (NTLH)

  • Por opção pessoal, não pertencem ou deixam de pertencer a Deus:

9 Vocês, porém, não vivem [não vivem para buscar os mimos, as afeições, os prazeres carnais] como manda  a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês [se é que vocês foram transformados em um tabernáculo ou em um templo espiritual para a habitação de Deus e dedicado a Ele]. Quem não tem o Espírito de Cristo [quem não se importa, não concorda, não se une estreitamente, não se firma Nele] não pertence a ele.

4. Que eu tenha o forte desejo de ser amigo de Deus!

6 (…) mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão a vida eterna [a vida do Alto agindo em suas vidas no presente mundo] e a paz [devido à amizade de Deus pela observação dos Seus termos] (NTLH)

Só pode ser amigo de Deus aquele que O agrada, que conhece os Seus planos, propósitos e exerce o seu trabalho espiritual em favor do Reino dos Céus. Quando nos dispomos a ser amigos de Deus, nós atendemos às expectativas de Jesus e seguimos o Seu exemplo. Assim como Jesus crucificou a Sua natureza humana e Se submeteu ao Espírito Santo, que nós nos esforcemos para seguir o Seu exemplo e façamos o mesmo!

Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai.” (Jo.15:15 NTLH)

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação