Texto Base:
Josué 14:7-12
7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. 8 Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao SENHOR, meu Deus. 9 Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: “Calebe, você obedeceu fielmente ao SENHOR, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.” 10 “E Calebe continuou: — Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o SENHOR Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o SENHOR me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos” 11 e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso. 12 Agora me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá [veja Números 13:33], morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu. (Js.14:7-12 NTLH)
O nosso texto fala de Calebe, um dos homens que Moisés enviou para espiar a Terra Prometida. Ele foi fiel ao seu líder e, principalmente, a Deus! A vida de Calebe é um exemplo a ser seguido por todos nós, isto é, por todos que anseiam desfrutar das promessas de Deus.
Às vezes, eu ouço: “Eu não tenho força, me falta o vigor!” Geralmente, as pessoas, ao envelhecerem, falam desse modo, mas esse sentimento pode ocorrer com qualquer um, independentemente da idade. Uma das coisas que pode minar a nossa energia é a tendência de focarmos a nossa atenção naquilo que não conseguimos controlar ou manipular.
O fato é que sempre enfrentaremos dificuldades e que precisaremos de força para superá-las. Calebe possuía uma promessa que ainda não havia se cumprido. Quando Deus nos faz promessas, geralmente, elas se encaixam em situações que não conseguimos controlar.
O cumprimento de uma promessa divina depende primeiramente do trabalho de Deus. Em segundo lugar, da nossa colaboração com Ele, nos mantendo em Sua presença e seguindo os Seus conselhos.
A Sabedoria divina diz:
(…) Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. 18 Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança. (Pv.23:17,18 NTLH)
Calebe sempre respeitou e obedeceu a Deus e, mesmo já envelhecido, manteve uma vida de comunhão, confiança e dependência Dele. Calebe disse: (…) Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu. (Js.14:12 NTLH) Calebe tinha uma promessa divina, mas reconhecia a importância de manter o seu compromisso espiritual e moral com Deus, para que a Sua Palavra se cumprisse na sua vida.
Calebe é um exemplo a ser seguido, pois, mesmo estando velho, era fortalecido pelo SENHOR. Entretanto, há um exemplo na Bíblia muito triste: a história de Sansão. Todos nós conhecemos a sua história com Dalila, a qual procurou, por meio da sedução, descobrir a fonte da sua tremenda força. Dalila, certa vez, lhe disse:
Por que você diz que me ama [i.e. que me deseja sexualmente] se isso não é verdade? Você me fez de boba três vezes e até agora não me contou por que é tão forte. (Jz.16:15 NTLH)
Daí, Sansão contou qual era a fonte da sua força. Ela o fez dormir no seu colo e chamou um homem para cortar as suas sete tranças.
A Bíblia diz:
(…) Aí Dalila começou a provocá-lo [i.e. a humilhá-lo, oprimi-lo, rebaixá-lo], mas ele havia perdido a sua força. (Jz. 16:19 NTLH)
Em um determinado instante, Dalila gritou:
Sansão! Os filisteus estão chegando! Ele se levantou e pensou: “Eu me livrarei como sempre.” Sansão não sabia que o SENHOR o havia abandonado. (Jz.16:20 NTLH)
Sansão havia desrespeitado o seu voto de nazireu, ou seja, ele deveria rejeitar ou se abster de certos alimentos, como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. O mais triste é que Sansão “não percebeu” que havia perdido a presença de Deus!
Diferentemente de Sansão, Calebe sempre manteve seu espírito de adoração e comunhão com o Senhor e, por isso, Deus sempre esteve com ele. Calebe apoiava-se em Deus para, antes de tudo, combater a si mesmo e receber força e coragem para enfrentar as dificuldades que a vida lhe impunha, pois ele tinha prazer na Pessoa de Deus.
Por outro lado, Sansão não cultivou, ao longo dos seus dias, uma atitude de adorador, mas buscou o exibicionismo e os prazeres pessoais. A sua falta de comunhão com Deus fez com que ele perdesse a sua força e não conseguiu enfrentar a si mesmo e muito menos os seus inimigos. Sansão tratou as coisas de Deus com descaso, o caos se instalou na sua vida e as humilhações que passou foram inevitáveis.
Certa vez, Jesus disse:
A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. (Jo.14:21 NTLH)
A quem Jesus se revela? Àquele que é amado pelo Pai. Quem é amado pelo Pai? Aquele que ama ou tem prazer nos mandamentos divinos e que procura obedecê-los. São essas pessoas que experimentam e percebem a presença de Jesus, o Seu poder, que recebem a Sua força e os recursos necessários que Ele, pela Sua Graça, oferece.
Paulo, que sempre procurou ter prazer em Deus e, independentemente das circunstâncias, sempre recebeu a ajuda divina, disse:
Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. (Fp.4:13 NTLH)
Mantenha-se na presença de Deus, seja forte, obedeça-O e aja com um espírito vencedor!
O que aprendemos com Calebe?
1. Calebe não era fantasioso com as coisas sagradas, mas verdadeiro. (v.7)
7 Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. (NTLH)
2. Calebe era obediente a Deus. (v.8)
8 Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao SENHOR, meu Deus. (NTLH)
3. Calebe, mesmo tendo 85 anos, ainda demonstrava disposição para lutar. (11)
11 e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.
4. Calebe honrava a Deus, mantinha-se Nele e Dele recebia força, confiança e dependência. (12)
12 Agora me dê essa região montanhosa que o SENHOR me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu. (Js.14:12 NTLH)
A minha esperança é que aprendamos que os que desfrutam das promessas divinas são os que se mantêm fiéis a Deus, em um compromisso sincero e honesto com Ele e preocupados em serem obedientes aos Seus mandamentos, ao longo dos seus dias; são esses cristãos que desfrutarão das promessas de Deus. Que cada um de nós tenha o desejo de estar entre eles!
Que Deus nos abençoe!