Skip to content Skip to footer

Recebendo e permanecendo na graça de Deus – Parte 4

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Hebreus 12:14,15

Texto Base:

14 Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá. 15 Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. (Hb.12:14,15 NTLH)

O Evangelho nos ensina que quando nos relacionamos com pessoas, nós não devemos ser fingidos e hostis, mas prudentes, a fim de nos mantermos sob os princípios e valores da Palavra de Deus. A prudência revela duas coisas: que nós tememos o SENHOR e que desejamos executar todas as nossas ações com a sabedoria divina.

Tiago diz:

A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” (Tg.3:17 NTLH)

Resumindo as palavras de Tiago, a sabedoria divina é pura, verdadeira e honesta. Isto quer dizer que devemos ser verdadeiros com as pessoas, que não mentiremos e não agiremos com falsidade, a fim de obtermos vantagens pessoais, tanto delas como por meio de suas vidas.

Um cristão sábio sempre procurará agir com pureza, pois deseja ver Deus agindo através das suas ações (vd. Mt.5:8) e atuará sob as rédeas da verdade em todos os seus relacionamentos, porque, segundo a Bíblia, a verdade é duradoura e a mentira tem vida curta. (cf. Pv.12:19)

O cristão age desse modo porque recebeu a graça de Deus e, por meio da vida e do exemplo de Cristo, ele sabe que esse é o estilo de vida que agrada ao Criador e o faz permanecer Nele.

1. Tanto você como as pessoas precisam ver a grandeza de Deus

14 Procurem ter paz [i.e. andem de modo digno, aprovado por Deus] com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor [i.e. uma vida consagrada, santificada, dedicada à vontade e aos propósitos de Deus], pois sem isso ninguém o verá. (Hb.12:14 NTLH)

Todo aquele que recebeu a paz de Deus em seu interior, por meio da Sua graça, deve entender o sentido disso: a inimizade entre Deus e o homem deixou de existir e, portanto, ambos se tornaram amigos, por meio da aliança oferecida por Deus em Cristo Jesus.

Aquele que, por convicção, rende-se a Cristo, toma a decisão pessoal de se tornar um servo (escravo) de Deus por amor, por meio de Cristo Jesus. Então, quem observa e faz o que Cristo manda é chamado por Ele de “amigo”, porque passou a conhecer tanto a vida aprovada pelo Pai como os Seus propósitos eternos. (cf. Jo.15:14,15)

Essa pessoa, então, empenha-se em produzir “frutos”, porque sabe que se desprezar essa tarefa, assim como o ramo sem frutos da “videira” (Jesus), ela será cortada e rejeitada pelo “Agricultor ou Lavrador” (Deus), pela razão de não ter se preocupado em revelar a vida e os propósitos de Deus ao mundo. (vd. Jo.15:3-8)

Portanto, não basta que você acredite em Deus, em Cristo, no Espírito Santo, na Bíblia e que vá às reuniões de sua igreja local. É necessário que você seja amigo de Deus e que coopere para a realização dos Seus propósitos, pois só desse modo “verá” o SENHOR e “fará” com que outras pessoas venham a reconhecê-Lo e respeitá-Lo.

Jesus disse:

14 Vocês são a luz [i.e. a realidade da Verdade, da existência e da grandeza de Deus] para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. 16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas [i.e. úteis, sadias, genuínas, preciosas, excelentes, provenientes da natureza divina] que vocês fazem e louvem [i.e. passem a pensar com respeito, a celebrar, reconhecer] o Pai de vocês, que está no céu. (Mt.5:14-16 NTLH)

2. Tome cuidado para não abandonar a graça de Deus

15 Tomem cuidado [i.e. supervisionem-se cuidadosamente, vigiem a si próprios] para que ninguém abandone [i.e. para que não perca ou se separe de, fuja de] a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne [i.e. em alguém que não atue à semelhança de Cristo] como uma planta amarga que cresce [i.e. lentamente] e prejudica [i.e. que excita, estimula, provoca, perturba] muita gente com o seu veneno [i.e. que com suas palavras e ações, muda a coloração, mancha, polui, seculariza pessoas]. (Hb.12:15 NTLH)

Caso não nos empenhemos em expressar a glória de Deus neste mundo, por meio de nossas ações (boas obras) em Cristo, expressaremos o mundanismo e nos tornamos inimigos de Deus. (vd. Tg.4:4)

O cristão secular não se afasta da religião, mas de Deus, dos Seus propósitos e da Bíblia. Ele não percebe, mas uma raiz amarga cresce lentamente dentro dele, contra tudo o que Deus lhe pede como necessário. Além disso, a sua aversão pelo que é sagrado se vai se tornando evidente, até um ponto em que não haverá mais como voltar.

Esse tipo de cristão é reconhecido como um “cristão secularizado”. Ele nominalmente é um cristão, pois vive a vida comum de todos os homens, alheio e sem um compromisso sério com os propósitos divinos. Os versos posteriores ao nosso texto base nos alertam quando nos falam de Esaú, que vendeu a sua primogenitura ao irmão de Jacó por um prato de lentilhas. (vd. Gn.25:29-34) Vejamos:

16 E tomem cuidado também para que ninguém se torne imoral ou perca o respeito pelas coisas sagradas, como Esaú, que, por causa de um prato de comida, vendeu os seus direitos de filho mais velho. 17 Como vocês sabem, depois ele quis receber a bênção do seu pai. Mas foi rejeitado porque não encontrou um modo de mudar o que havia feito, embora procurasse fazer isso até mesmo com lágrimas. (Hb.12:16,17 NTLH)

Não são poucos os que estão se vendendo para uma doutrina mais branda, meias verdades e uma fé sem tanto compromisso com os alvos eternos de Deus. Eles não só fazem isso, como contaminam outros a fazerem também, isto é, a seguirem os seus exemplos. Eles espalham seus venenos. Então, não me diga que Deus os aceita de bom grado, pois isso seria uma inverdade!

Em vez de seguirmos tais exemplos, fujamos deles e evitemos os seus argumentos fraudulentos, mantendo-nos sob os termos de Deus, procurando aprender sobre como podemos ter, a cada dia, uma vida mais dedicada aos propósitos divinos. Esta é a minha esperança!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação