Skip to content Skip to footer

Reconhecer a Verdade salva, mas também pode condenar

Texto base:

Atos 4:13

Ultimamente, temos visto muitos líderes religiosos famosos se posicionando em conformidade com movimentos explicitamente contrários ao que a Palavra de Deus nos orienta. Se não bastasse isso, eles se posicionam de modo contrário à pregação bíblica da Palavra de Deus com um discurso de flexibilização e contextualização mundana da mesma, chegando ao ponto de chamarem a Igreja verdadeira de extremista.

Isso acontece pelo fato de não estarem comprometidos com Deus e Seu Reino, além de não estarem preocupados em irem e levarem pessoas para o Céu. O que eles querem é garantir o máximo de aceitação possível por parte das pessoas e terem seus ganhos assegurados, ou seja, estão apenas preocupados consigo mesmo.

Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus. (Atos 4:13 NTLH)

1. A falsa religião nega a ação de Deus a fim de não perder os seus benefícios

As autoridades puseram os apóstolos em frente deles e perguntaram: — Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso? (Atos 4:7 NTLH)

No contexto de nosso verso, observamos Pedro e João sendo instrumentos de Deus para curar um paralítico na frente da porta principal do Templo. Todos viram o milagre e conheciam muito bem o agora ex-paralítico, como também testemunharam que o milagre tinha sido realizado por Jesus, que havia ressuscitado. Por isso, Pedro e João foram presos a mando dos líderes religiosos.

Evidentemente que eles conheciam os riscos e sabiam que isso poderia acontecer, mas mesmo assim não ficaram amedrontados e muito menos mudaram a mensagem de modo que não fossem prejudicados, mas permaneceram fieis a Jesus e prontos para o que poderia acontecer.

A exemplo dos religiosos da época de Pedro e João, a falsa religião da atualidade não está do lado de Cristo, mas de seus interesses, e por isso não vai se posicionar do lado da Igreja verdadeira e dos cristãos autênticos, pois isso representa uma ameaça para eles, uma vez que se as pessoas compreenderem a Verdade e conhecerem verdadeiramente a Cristo, vão mudar de vida e não vão mais depender deles. Como consequência, eles perderão o domínio e seus ganhos.

13Se, de fato, vocês quiserem fazer o bem, quem lhes fará o mal? 14Como vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o que é certo! Não tenham medo de ninguém, nem fiquem preocupados. 15Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. (I Pedro 3:13-15a NTLH)

2. Esteja pronto para defender a sua fé e não a si mesmo

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, respondeu: — Autoridades e líderes do povo! (Atos 4:8 NTLH)

O apóstolo Pedro não teve medo de se explicar, pois ele confiava no poder do Espírito Santo agindo através de sua vida e por isso respondeu de forma sobrenatural aos seus acusadores, como podemos ler em Atos 4:8-12.

Se tivermos convicção de que estamos cumprindo a vontade de Deus e que o que está nos acontecendo é consequência de estarmos nos posicionando conforme a vontade Dele, não podemos ter dúvidas de que o Espírito Santo vai nos inspirar, de modo que sejamos capazes de nos posicionar em conformidade à vontade de Deus, desde que o nosso desejo seja de glorificar a Deus e não limpar a nossa barra.

Evidentemente que isso não é uma garantia de que as pessoas vão aceitar a nossa mensagem, ou que vão se arrepender e mudar de vida, muito menos que teremos dias mais fáceis. Muito pelo contrário, as coisas podem ficar piores, mas isso produzirá fortalecimento e crescimento espiritual para os irmãos que nos observam (conf. Atos 4:23-31), o que contribuirá muito para o fortalecimento e crescimento do Reino de Deus sobre esta terra.

Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm. 16Porém façam isso com educação e respeito. Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo ficarão envergonhados. 17Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal.(I Pedro 3:15b-17 NTLH)

3. O mundo e a falsa religião ficarão confusos com a verdadeira mensagem

Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. (Atos 4:13a NTLH)

Os membros do Conselho Superior ficaram muito admirados e confusos com a habilidade de Pedro e João defenderem a fé que possuíam, pois reconheciam a origem e formação deles, como também não compreenderam e não consideraram nada do que eles disseram (At 4:14-22), pois a única preocupação deles era acabar com o movimento e garantir que não perderiam seus ganhos.

— Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! (Mateus 11:25 NTLH)

Nesse verso, podemos observar na fala do Senhor Jesus que por conta do orgulho dos sábios e instruídos, Deus lhes tirou a sensibilidade de compreender a Verdade divina que está sendo compreendida pelos humildes e que reconheçam suas incapacidades e limitações diante de Deus.

26Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes. 27Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. 28Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. (I Coríntios 1:26-28 NTLH)

4. Mesmo não aceitando ou não concordando, o mundo será obrigado a reconhecer o poder de Deus

E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus. (Atos 4:13b NTLH)

Mesmo sem compreender a mensagem apresentada por Pedro e João, como também desejando eliminá-los, os religiosos foram obrigados a reconhecer que a sabedoria que eles possuíam não era deles, mas de Jesus. Isso fez com que a mensagem cumprisse o seu papel, pois sabemos que uma parte aceitou a mensagem e se entregou a Cristo, e a outra (incluindo o Conselho Superior) rejeitou. Porém, por terem reconhecido de onde vinha a mensagem, serão julgados por Deus por causa disso.

Nunca saberemos os resultados do que fazemos na obra de Deus. Alguns aceitarão, serão transformados e salvos, porém outros recusarão e responderão a Deus por isso. Portanto, para Deus sempre terá um resultado (Is 55:11). Deus não é injusto e por isso dará a todos a oportunidade de ouvirem a mensagem e serem salvos. Porém, Ele sabe que muitos vão recusar a mensagem e rejeitar os Seus mensageiros e que serão condenados por isso, mas todos precisam ter condições de fazer essa escolha de modo consciente (Is 6:9-13).

1Deus nos deixou a promessa de que podemos receber o descanso de que ele falou. Portanto, tenhamos muito cuidado para que Deus não julgue que algum de vocês tenha falhado, deixando assim de receber esse descanso. 2Pois, assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. (Hebreus 4:1-2 NTLH)

Portanto, precisamos compreender que a falsa religião não está preocupada com a eternidade, mas com seus interesses pessoais, e por isso ela é capaz de se unir com o mundo para perseguir a Igreja verdadeira. Precisamos compreender também que quando estivermos sob ataque, não devemos nos preocupar em defender a nossa imagem, mas sim o verdadeiro evangelho, pois se assim fizermos, confundiremos o mundo e a falsa religião, glorificaremos o nome de Deus e Ele entrará na causa em nosso favor, pois é necessário que todos reconheçam a Cristo, seja para a salvação ou para a condenação justa.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação