(Walter de Lima Filho – Domingo – 29/09/2013)
Efésios 6:10-13
Ouve-se muito sobre a batalha espiritual, ela existe e é muito violenta! No entanto, há uma crença errada que diz: Satanás e seus demônios são os causadores de “todos” os nossos distúrbios espirituais, emocionais, mentais e materiais. Por exemplo:
• Se você está com dívidas, isto se deve aos demônios que o endivida. Mas a compulsão está em nós e não nos demônios.
• Se você está doente, é porque um demônio a mando de Satanás lhe colocou uma doença. Isso pode acontecer, mas não na maioria dos casos, pois se você é negligente aos cuidados do seu corpo, irá colher o que plantar.
• Se você está enfrentando problemas familiares, não culpe os demônios, mas siga os ensinamentos bíblicos sobre relacionamentos sadios.
• O mesmo se aplica a um número interminável de situações.
Chegamos ao ponto de acreditar que os demônios têm hora marcada para atacar. Quem vive assim está sendo controlado pelo medo e o espírito do medo não vem de Deus.
Vez ou outra, enfrentamos situações em que pessoas, após serem determinantemente rebeldes aos princípios bíblicos, estão sendo influenciadas pelos espíritos maus e não há outra saída, a não ser encará-las com a Verdade Divina e com uma atitude bíblica.
Timóteo, o discípulo de Paulo, estava com medo de enfrentar pessoas que transmitiam ensinamentos errados na igreja e Paulo lhe ensinou uma verdade: Pois Deus não nos deu espírito de covardia [medo, timidez], mas de poder [força, habilidade], de amor [boa vontade] e de equilíbrio [equilíbrio mental]. (2 Tm.2:7 NVI) Perceba, que Paulo o orienta a enfrentar tais pessoas num espírito de coragem e confiança em Deus, mas com uma atitude emocional e mental correta.
1. Então, que eu creia no poder de Jesus que age em mim, para enfrentar “o poder” do mal e não para extingui-lo.
Pela graça de Deus nós recebemos coragem, força, ânimo e sensatez. Deus não nos chamou para vivermos assustados com os poderes do mal. Jesus disse: Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. (Lc.10:19 NVI) Jesus está dizendo que temos a Sua permissão para provocar uma devastação espiritual no terreno que pertence a Satanás.
2. Nessa batalha espiritual eu devo ser sensato, mental e espiritualmente falando.
Nós não devemos ficar encantados com esse poder para expulsar demônios, mas sejamos equilibrados, mental e espiritualmente falando, pois o próprio Jesus disse: Contudo, alegrem- se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus. (Lc.19:20 NVI)
Muitos expulsam demônios em nome de Jesus e acham que estão revestidos do poder de Deus, quando na verdade, apenas fazem uso do Nome poderoso de Jesus. Ele mesmo declarou que muitos declararão: (…) Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mt.7:22,23 NVI) Então, é possível realizar todas essas obras, sem que haja comunhão verdadeira com Cristo!
Expulsar demônios é uma manifestação da glória e bondade de Deus, para benefício de pessoas que estão escravizadas por demônios e que precisam ser libertas, a fim de “se sujeitarem” ao senhorio de Cristo. No entanto, muitos cristãos vivem para ver demônios em todos os lugares, mas são incapazes de ver se estão andando com Cristo pela Verdade Divina e fazendo as obras que Ele planejou de antemão, para que fossem feitas.
Dizer que estou vendo demônios não significa muita coisa, mas resisti-lo, a fim de que a vida de Cristo se manifeste em e através de mim, revelará a glória de Deus! Tiago nos diz: Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tg.4:7 NVI) O verso é claro, pois para resistir ao diabo é necessário “submeter-se” a Deus. A submissão a Deus é que nos leva a atingir nossos alvos como cristãos e a obter uma vida vitoriosa.
Paulo também diz: (…) não dêem lugar ao diabo. (Ef.4:27 NVI) O conselho de Paulo no contexto deste verso, é que devemos corrigir nossas atitudes, para que o diabo não ganhe terreno em nossas vidas. Quando estamos dispostos a corrigir nossos erros de conduta, estamos nos submetendo à Verdade Divina pela fé e aí, estaremos resistindo ao diabo.
Pedro diz: Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé (…) (1 Pe.5:9 NVI) É bom que entendamos que “permanecer firmes na fé” significa, que resolvemos edificar nossas vidas pela Verdade Divina e não pelos enganos provenientes das nossas emoções, pensamentos e desejos pessoais. O sentido é que seremos fiéis ao Evangelho de Cristo e que não desistiremos do trabalho de Deus em nós.
Então, é necessário termos bom senso nessa luta contra o mal, pois é o próprio mal que desejamos e praticamos que dá lugar a essas forças malignas e organizadas agirem.
3. Que eu me fortaleça em Cristo, para receber a força do Seu poder. (Ef.6:10)
Em várias versões da Bíblia, Paulo diz: Para terminar, finalmente, no demais, quanto ao mais. (6:10a) Significa que ele está terminando sua carta e que os conselhos dados anteriormente deveriam se
r observados, para que depois se atentasse aos seguintes. Paulo falou sobre:
• Da grandeza do propósito de Deus para nós em Cristo, para sermos membros da Sua Igreja.
• Da nossa alta vocação e a vida que devemos agora seguir, em relação ao Seu chamado.
• Os padrões de comportamento estabelecidos para a vida pessoal e para a vida de comunhão na Igreja como no círculo mais íntimo, ou seja, no lar.
Agora, Paulo procura lembrar que não conseguiremos alcançar esses alvos, sem uma batalha espiritual e no mesmo verso ele expõe a suprema necessidade da nossa comunhão com Cristo.
Além do mais, Paulo diz: (…) fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. (6:10b NTLH) Significa que devemos estar praticando o que ele disse anteriormente, para que tenhamos uma unidade com o pensamento do Espírito de Cristo, a fim de estarmos recebendo constantemente o Seu poder. A palavra “poder” neste texto quer dizer habilidade, vigor, força.
Esse “poder” vem de Cristo e nós não podemos criá-lo, pois ele é compartilhado com aqueles que procuram viver em comunhão com Ele. Paulo diz neste verso que Cristo é o “Senhor” e não é à toa. “Senhor” quer dizer: “Proprietário, Dono, Mestre, Aquele a quem uma pessoa pertence e sobre o qual, Ele tem o poder de decisão”. Paulo aconselha que o cristão verdadeiro, submeta a sua vida Àquele a Quem ele aceitou como seu Senhor ou Dono.
4. Que eu me prepare espiritual e mentalmente para uma luta árdua. (6:11)
Paulo diz: Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês. (6:11a NTLH) O verbo “vestir” significa que eu devo “entrar” em uma armadura espiritual e aceitar todas as suas peças. Como veremos na próxima vez que nos reunirmos, Paulo faz uma comparação da armadura de um soldado romano, com a que Deus nos dá.
Paulo fala do propósito dessa armadura: Para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. (6:11b NTLH) A idéia aqui não é de marchar ou assaltar, mas de manter-se firme no espírito, para que a nossa alma e a Igreja sejam protegidas das ciladas ou armadilhas satânicas. Lembre-se que nesta carta, Paulo fala tanto da Igreja como da vida pessoal e por isso, nenhum cristão pode vencer Satanás, se não estiver disposto a proteger a si mesmo como a Igreja de Deus. Portanto, você não pode dizer que ama a Cristo sem amar a Sua igreja e vice-versa.
Eu preciso comentar sobre o termo “cilada ou armadilha”. Este termo é usado em outra passagem desta mesma carta (4:14), em que Satanás usa de “astúcia e esperteza” para enganar os filhos de Deus. Satanás não se importa que você “diga” que está lutando contra ele, desde que você “seja como uma criança imatura”, seguindo ensinamentos e conselhos falsos.
Para impressionar e fascinar cristãos imaturos, Satanás tem usado pessoas imprudentes, insensatas ou desatentas às estruturas da Verdade Divina, para enganar a muitos. Satanás tem alimentado o espírito do erro nas áreas da pregação, ensino, louvor, relacionamentos cristãos e orações, a fim de afastar-nos da Verdade e dos verdadeiros propostos Divinos.
5. Que eu entenda com quem estou lutando e onde se trava essa batalha. (6:12)
Paulo diz: Pois nós não estamos lutando contra seres humanos. (6:12a) A idéia é que não estamos engajados em uma luta bruta como a de um lutador de luta livre, muito comum nos tempos do Império Romano. Não é uma “guerra santa”, nos moldes de muitos fanáticos religiosos da nossa época, que se transformam em verdadeiros assassinos de inocentes.
Essa luta se dá nas “regiões celestiais” ou “nas alturas”, ou seja, “em um plano espiritual” como diz Paulo: Mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (6:12b,c) Paulo diz que essas forças organizadas, “dominam completamente este mundo de escuridão”, ou seja, os que vivem na ignorância de Deus e na desobediência aos Seus propósitos com relação à vida humana.
O apóstolo João disse que sabemos sobre duas coisas: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. (1 Jo.5:19 NVI) Se o mundo que vivemos está sob o poder do Maligno, então, ele é um lugar sombrio, cruel, angustiante e desprezível! Portanto, a nossa luta é contra aqueles seres espirituais organizados, que mantém os homens e mulheres nas trevas da ignorância da Verdade Divina e de uma espiritualidade verdadeira.
Essa batalha se trava em um mundo espiritual como já falamos; porém, se você não se une a Cristo espiritualmente, não terá chance alguma de vencer essa batalha. O Reino do Senhor é neste momento espiritual e essas forças tentam servir de barreira, para que você não tenha acesso a toda riqueza da graça de Deus. Portanto, esforce-se para estar verdadeiramente em Cristo e essas forças não o impedirão de receber toda a força do poder de Deus!
6. Que eu resista firmemente aos ataques do Inimigo, usando a armadura que Deus dá. (6:13)
Paulo diz: Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. (6:13a) O pensamento de Paulo é tomar essa armadura com urgência e levantá-la para vesti-la. Caso não a use, você se vestirá com o quê? De religião, medo, insegurança, rebeldia ou incredulidade? Ou você faz uso do que Deus lhe dá, ou fará uso daquilo que este mundo, seus pensamentos e emoções oferecem. É uma decisão que você tem de tomar: Você quer ser de Deus, de si mesmo e de Satanás?
Paulo ainda diz: Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. (6:13) Todo o que se prepara para uma batalha, tem por objetivo a capacidade de estar firme e resistente a uma forte oposição. Nós devemos ser organizados na nossa maneira de lutar, pois lutamos contra seres espirituais organizados – “astutos e espertos”, que armam armadilhas!
Haverá dias em que você sentirá desânimo, pois as c
oisas não acontecerão como você havia planejado; então, você sentirá um forte impulso para buscar meios rápidos, a fim de superar esses dias péssimos. O problema é que muitos buscam soluções em suas próprias forças, na de terceiros, em filosofias e até em práticas místicas, quando todo recurso vem de Deus àquele que a Ele se submete em obediência.
Pedro disse: Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido. (1 Pe.5:6 NVI) Recuse-se a escrever o seu destino, mas encaixe-se no caminho que Deus já planejou para você desde a eternidade! Confie em Deus de todo o seu coração e não caia na armadilha de ensinos estranhos, que dizem que você pode ser vitorioso na vida, sem lhe dizer que deve ser vitorioso em seu íntimo, ou seja, no seu espírito e alma.
Não adianta vencer uma batalha e no final perder a guerra. É isso o que Paulo enfatiza neste texto bíblico. Você nunca extinguirá ou afastará de vez Satanás e seus demônios, pois quem fará isso é o próprio Senhor Jesus Cristo! O nosso papel é resisti-los, ficarmos firmes e não recuar.
É importante começar bem a vida cristã proposta a nós por Deus e terminá-la bem, pois o próprio Paulo disse: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. (2 Tm.4:7 NVI) Ao falar que “combateu”, Paulo está falando de uma luta agonizante e ao dizer que “terminou e guardou a fé”, ele fala da vitória sobre si mesmo, para a manifestação da glória de Deus.
Não se combate Satanás e seus demônios, sem antes combater a si mesmo. Tenha coragem de crer, que você recebeu poder sobre todo o mal, mas esteja disposto a superar os males que ainda agem em você. Todo este texto de Efésios enfatiza a obediência e a submissão aos conselhos Divinos.
Deixemos Cristo de lado por um segundo e vejamos no que nós nos transformamos! Nós nos tornamos pessoas cheias de inclinações erradas e com maus resultados, ou seja, cheias de:
• Pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal.
• Idolatria, feitiçaria (i.e. incentivo à atividade dos demônios).
• Ódio e luta; ciúme e ira.
• Esforço constante para conseguir o melhor para si próprio.
• Queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina.
• Inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas.
• (cf. Gl.5:19-21)
A sua luta contra o diabo se inicia, quando você passa a lutar contra si mesmo, para seguir os princípios da vida que Deus lhe propõe. Volto a dizer que é impossível vencer o diabo, se você não estiver disposto a vencer constantemente a si próprio, em uma atitude de submissão a Jesus, que deu o exemplo de obediência a Deus. Foi a Sua obediência ao Pai, que lhe deu força e poder contra os poderes do mal.