FAÇA DOWNLOAD:
1 Pedro 5:6-8
Texto bíblico:
&6 Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. 7 Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês. 8 Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. (1 Pedro 5:6-8 NTLH)
Se há uma coisa que nos perturba demasiadamente é o sofrimento. As adversidades surgem em nossas de várias maneiras:
- A cultura deste mundo decaído da graça Divina.
- Os nossos próprios erros e pecados.
- A permissão Divina que visa testar a nossa fidelidade aos Seus planos.
Todos nós sabemos que este mundo ensina suas vãs filosofias, abertamente. Na tentativa de trazerem respostas a difíceis problemas enfrentados pelo homem, elas apenas aguçam os seus desejos e interesses pessoais, afastando-o cada vez mais da revelação Divina.
Outro dia, eu fiquei sabendo que um professor estava ensinando aos seus alunos numa classe mista, sobre como eles deveriam se masturbar, e fazia isso com toda a liberdade! Quando tentamos ensinar os princípios da Palavra de Deus, somos repudiados e acusados de preconceituosos. Afinal, até que ponto esse “tal” mestre tem o direito de ensinar essas práticas a crianças que não são seus filhos, sendo que a verdadeira educação quem deve dar é a família?
Quando eu ouço a frase de que “o mundo é dos espertos”, fico pensando sobre como será a próxima geração! Não há um lugar em que você não encontre pessoas, famílias, relacionamentos e até instituições sob a mentira. O esposo mente para a esposa, e esta para ele; os filhos para os pais e estes para eles, os relacionamentos não são verdadeiros, mas cheios de interesses, e as instituições, salvando algumas figuras, nem há necessidade de comentar!
Por conta disso, todos sofrem, pois colhem o que plantam! Entretanto, antes que a verdade venha à tona, quantos não estão chorando, sofrendo e perdendo com a situação? Quantos rapazes e moças estão se enveredando pelo caminho do crime, por acharem ser esse o meio mais fácil de obterem o que sempre desejaram! Suas famílias sofrem, e eles também, quando não morrem pelas ruas da cidade.
Quantas vezes eu ouvi aqui nesta igreja alguns jovens dizendo que iriam se firmar nos caminhos de Deus, pois haviam passado por uma situação difícil e diziam ter aprendido a lição. Entretanto, depois de mais ou menos um mês, eles voltaram às suas práticas erradas, em nome do prazer e dos seus interesses. O segundo estado será pior que o primeiro, e assim por diante!
O apóstolo Paulo nos diz o seguinte:
&Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. (1 Coríntios10:12 NTLH)
O verbo pensar significa “imaginar” ou “achar”, e quem acha não sabe, mas quem sabe não acha, simplesmente sabe! Há muitos em nosso meio que “se acham espirituais”, e por isso, pensam serem melhores que outras pessoas. Isso é orgulho e o resultado é a queda, a decepção e o sofrimento!
Há dois versos no livro dos Provérbios que dizem assim:
&O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. (Provérbios 16:18 NTLH)
&Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz. (Provérbios 16:20 NTLH)
O nosso texto bíblico nos ensina sete verdades em que nós devemos crer:
- Para uma pessoa ser honrada por Deus é necessário que ela seja humilde diante Dele. (v.6)
- Deus honra aquele que é humilde diante Dele no tempo certo. (v.6)
- A mão de Deus é poderosa para esse tipo de pessoa. (v.6)
- Deus cuida daqueles que entregam a Ele as suas preocupações ou ansiedades. (v.7)
- A Igreja tem um inimigo, e este é o “D
iabo”, que no grego, significa o “Acusador”. (v.8) - O Diabo procura destruir aqueles que são espiritualmente descuidados. (v.8)
Portanto, nós sabemos que este mundo está sob o poder do “Maligno” (cf. 1 João 5:19) e é ele quem influencia todas as culturas existentes. Nós sabemos também que é ele quem prepara as armadilhas, para que através dos nossos interesses cumpramos os seus planos e não os de Deus.
Que nós tenhamos ciência de que nos períodos em que a nossa fidelidade a Deus é provada, o Diabo tenta nos enganar dizendo que Deus é injusto ao permitir que passemos por adversidades. Ele sempre trabalhará com os nossos pensamentos e sentimentos. É por isso, que nós precisamos aprender a resisti-lo com a Palavra de Deus como uma espada do poder do Espírito Santo que habita em nós e com uma atitude humilde diante do Senhor.
Quando Pedro usa a conjunção “portanto”, significa que ele está concluindo um assunto. Ele escreveu essa carta, a fim de animar os irmãos a enfrentarem o sofrimento com a verdadeira atitude cristã, pois sabe que a dor pode desestabilizar diferentes áreas de nossas vidas, como também da Igreja. Então, ao longo da sua carta, até o nosso texto, Pedro aconselha nos seguinte:
- Que nós tenhamos Jesus como a nossa esperança eterna em meio ao sofrimento.
- Que tenhamos uma vida dedicada a Deus em meio ao sofrimento.
- Que imitemos a Jesus em meio ao sofrimento.
- Que tenhamos a consciência de somos peregrinos neste mundo.
- Que a vida conjugal esteja dentro dos princípios espirituais, estabelecidos por Deus.
- Que não deixemos de fazer a vontade de Deus, mesmo em meio ao sofrimento.
- Que os pastores exerçam o ministério não por ganância financeira.
- Que os jovens respeitem os mais velhos.
- Que todos sirvam uns aos outros em um espírito de humildade.
A vida é cheia de sofrimentos e isso ninguém pode negar. Nós não conseguimos evoluir sem esforço, muita luta e disciplina. Deus nos chamou para confiarmos Nele e fazermos a Sua vontade em toda situação, quer na família, nos relacionamentos, na Sua Igreja e na sociedade. Que nós não soframos por sermos rebeldes ou por mau comportamento, pois esse tipo de sofrimento não tem valor algum diante dos Seus olhos.
Que o orgulho não domine nossas vidas nem o egoísmo os nossos desejos, mas com humildade, que aprendamos a ser verdadeiros cristãos que glorifiquem o Nome de Jesus e ao nosso Deus Pai. O sofrimento pode fazer com que tenhamos a tendência de termos pena de nós mesmos e até de nos tornar duros de coração. Podemos ser ásperos com as pessoas ou rejeitá-las. No entanto, em Deus, nós podemos conhecer o caminho que devemos andar e seremos honrados por Ele no tempo adequado.
1. Seja humilde debaixo da poderosa mão de Deus. (v.8)
O que ele está pedindo é que nós reconheçamos a nossa incapacidade moral e espiritual, para lidarmos com eficácia com as diferentes situações de adversidades que enfrentamos. Nós não temos todas as respostas nem conhecemos todos os caminhos. Porém, podemos confiar em Deus que, por meio de Jesus, nos orientará acerca de como devemos proceder nas diferentes situações que nos atingem.
Pedro fala que Deus honrará aquele que é humilde diante Dele, no tempo certo. Então, tome cuidado com as tais “determinações” que são ensinadas em várias igrejas. Muitos pensam que com a força do pensamento (uma fé positiva) podem mudar os propósitos de Deus.
Cuidado com aqueles que ensinam que você “não deve aceitar” as adversidades, pois elas podem ser permissões de Deus na sua vida e as razões a Ele pertencem. Deus conhece o propósito de cada coisa que nos acontece e, portanto, cabe a nós confiarmos no Seu eterno amor.
2. Esforce-se para entregar suas ansiedades e preocupações a Deus. (v.7)
O verbo entregar não significa que devemos simplesmente dizer: “Está bem Senhor! Toma conta da minha vida e ficarei esperando a Tua vontade!” O sentido correto é de alguém que se submete à Sua direção, que está disposto a aprender, a compreender o momento Divino e Seus planos.
Significa que estamos interessados em fazer a Sua vontade, mesmo em meio à adversidade que nos pressiona; que princípios espirituais devem ser adotados nas diferentes áreas de nossas vidas, a fim de darmos a Ele o direito de cuidar de nós. Deus quer cuidar de nós, mas precisamos dar a ele o controle sobre nossas vidas. Entretanto, como daremos a Ele esse controle sem O conhecermos?
Como poderei resistir ao Diabo, resistindo a Deus? Como poderei entender as artimanhas dos demônios, se não entendo o caráter e os planos de Deus?
3. Seja cuidadoso com a sua vida espiritual. (v.8)
Satanás é comparado a um leão que ruge e que é devorador de presas vulneráveis, doentes e fracas. Ele ataca aqueles que estão mais separados do seu grupo.
É isso o que ele faz com aqueles que se descuidam da vida de oração, da meditação da Palavra de Deus e da comunhão da Igreja. Portanto, quando estamos apoiando um ao outro, quando estamos em comunhão uns com os outros e em Cristo sendo incentivados a orarmos uns pelos outros e unidos uns com os outros, o Diabo terá menos chance
s de nos destruir.
A destruição satânica não é apenas individual, mas através do indivíduo relapso, ela atinge toda a família, a Igreja, seus líderes e a sociedade em geral. Não ceda às artimanhas satânicas. Deus não é injusto. Ele é amor e a Sua bondade não tem fim. Ame o Senhor de todo o seu coração e jamais se desvie dos Seus caminhos em qualquer situação.
Jó disse o seguinte:
&Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos. (Jó 36:15 NTLH)