Colossenses 3:1,2
Texto base:
1 Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. (Cl.3:1,2 NTLH)
Muitos cristãos têm tomado atitudes exageradas por não entenderem estes dois versículos bíblicos. Então, eu gostaria de compartilhar com você os conselhos do apóstolo Paulo àqueles que foram ressuscitados por Deus em Cristo Jesus, para uma vida digna e aprovada por Ele.
No último domingo (04/04/2021), nós meditamos sobre a Páscoa e afirmo que essa data é a mais importante no calendário cristão. Por quê? Porque ela nos fala da nossa vida antes de Jesus e depois com Ele. O significado da Páscoa é a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade em Cristo.
Quando desejamos uma feliz Páscoa a outro cristão, não estamos desejando que ele tenha um feliz “dia” de Páscoa. Nós não celebramos o dia, a data, mas a experiência da Páscoa. Na verdade, dizemos às pessoas que elas sejam felizes por terem tido seus olhos abertos por Deus e, conduzidos por Ele a Cristo, passado da morte espiritual para uma vida de amizade, conhecimento e de compromisso com os planos do Criador, por meio da vida de Jesus.
Deus nos chamou quando estávamos espiritualmente mortos (insensíveis para percebê-Lo, ignorantes e alheios à vida e presença de Deus) e nos deu uma vida ressuscitada em Cristo, para que no futuro, aqueles que perseveraram nesse modelo de vida sejam ressuscitados por Cristo para Deus e vivam com Ele na Eternidade.
Essa nova vida é mantida por meio da nossa unidade com Cristo, a qual nos mantém como amigos de Deus e não mais inimigos Dele. Além do mais, essa condição deve nos levar ao compromisso de falar e explicar a outras pessoas sobre o valor de serem amigas de Deus, segundo as palavras de Paulo:
17 “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” 18 Tudo isso é feito por Deus, o qual, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele. (2 Co.5:17,18 NTLH)
Então, por meio deste texto, destaco três verdades e suas finalidades àqueles que foram ressuscitados com Cristo:
- Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa. Finalidade: Não ter os desejos egoístas e pecaminosos como estilo de vida, mas viver pelo modelo de vida ensinado por Jesus.
- Essa nova vida é uma ação de Deus, por meio de Jesus. Finalidade: Não se opor a Deus, mas ser Seu aliado (vivendo sob a aliança oferecida por Ele) e servi-Lo.
- Quem está unido com Cristo, por ter nascido de novo pela ação de Deus, compartilha a sua aliança com o Pai a outras pessoas. Finalidade: Falar e explicar às pessoas sobre a necessidade de elas se tornarem amigas de Deus.
Estas verdades e as suas finalidades se mantêm pela aceitação de conselhos muito importantes.
1. Viva na Terra, segundo a vida ressurreta que lhe foi dada por Deus, em Cristo
1 Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. (NTLH)
O sentido deste verso bíblico é que todas as suas práticas terrenas sejam dignas de sua posição celestial em Cristo Jesus. Portanto, procure ser norteado (orientado, dirigido) pelos princípios da Vida do Alto.
O Espírito Santo não está dizendo que você deve abandonar os seus afazeres diários, viver para pensar o tempo todo sobre o que existe no Céu e condenar pessoas. Deus não está pedindo que você seja um ser anormal! Este texto ensina que você tenha o ardente interesse em colocar os objetivos do Céu nas suas obrigações ou tarefas diárias. Como e onde você fará isso? Na sua igreja, família, trabalho, relacionamentos com colegas e amigos, bem como na sua vida, em especial.
Você é um pai ou uma mãe que recebeu a nova vida de Deus, para viver em unidade com Cristo? Então, coloque os objetivos de Deus na educação dos seus filhos e também na vida conjugal. Trabalhe para que todos (os membros da família) sejam amigos de Deus e não do mundo. (Tg.4:4)
O homem ou o esposo que está unido com Cristo deve vigiar e alertar sobre as possíveis infiltrações de ideias e espíritos enganadores no seio da família. Ele protege a sua família por meio dos objetivos divinos.
O esposo precisa entender que, segundo Deus, ele é o “provedor” da casa, isto é, aquele que estabelece o modelo espiritual e moral com ardente responsabilidade na casa, mediante os objetivos de Deus. Que ele não seja omisso como foi Adão no jardim do Éden, que não se opôs a Eva, quando esta lhe propôs desobedecer a Deus.
A esposa deve submeter-se à condição de ajudar o seu esposo, segundo os objetivos de Deus, a ser quem ele deve ser – um servo de Deus. Ela deve respeitar a posição que foi dada a ele por Deus, a fim de que, por meio dele, receba ajuda, amparo e força no seu trabalho árduo de governar a casa e a educação dos filhos.
A esposa cristã não age com independência de seu esposo, mas lhe presta contas das suas necessidades pessoais, assim como sobre tudo o que está causando a desarmonia no lar. Ele a ouve e dá a ela tanto apoio como provisão – em amor, dialoga com ela sobre os objetivos divinos, para que sua casa sirva ao SENHOR.
Os objetivos do SENHOR devem ser aplicados em todas as áreas do seu relacionamento, seja na igreja, no trabalho, entre amigos e colegas. A questão é: por quê? O verso 1 diz que & Cristo está sentado ao lado direito de Deus. (NTLH)
Quem foi ressuscitado por Deus para viver em Cristo, O entende como o SENHOR, o Dono, o Patrão, o Proprietário da Igreja. Quem se comprometeu com a aliança divina, deve entender a sua submissão ao senhorio de Jesus ressurreto, pois toda a autoridade (poder de governo) Lhe foi dada, tanto nos Céus como na Terra. (Mt.28:18)
2. Viva seus anos sobre a Terra pelos princípios do Alto
O verso 2 do nosso texto base diz:
2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. (NTLH)
Esta é uma característica dos que foram ressuscitados para uma nova vida em Cristo, os que nasceram de novo. Este conselho é no sentido de colocarmos a Palavra de Deus como determinante em tudo que fizermos e buscarmos. Deus deve ser o foco supremo da nossa vida. O sentido vai mais além: procurarmos “entender” as razões divinas e os benefícios de fundamentarmos nossas ações sobre a Palavra de Deus.
Toda a nossa vida deve ter por base as coisas do alto. Devemos viver para a eternidade. Nossas decisões, ações, reações, escolhas, uso do nosso tempo, bens, saúde e tudo mais deve ser visando a Eternidade, o lugar da habitação de Deus.
Nós devemos sempre questionar: “Deus será glorificado no que desejamos fazer?” Não se trata de uma fuga da realidade. Buscar e pensar nas coisas do alto não é um escape dos fatos da vida. Antes, deve ser a nossa maior motivação nesta vida.
Paulo nos ensina que ao comermos, bebermos ou quando fizermos qualquer outra coisa, que façamos tudo para expressar a glória, a grandeza, o poder transformador de Deus. (1 Co.10:31) Essa atitude deve ser constante em tudo o que fizermos. Ela deve ser o cerne ou a essência que determina todas as nossas ações neste mundo.
Que nós procuremos compreender como são valorosos e eternos os princípios divinos, em contraste a tudo o que é passageiro neste mundo. Assim como Jesus que, após a Sua ressurreição, subiu aos Céus, que a nossa mente ressuscitada também se estabeleça Nele, que está à direita de Deus Pai.
Os nossos anos sobre a Terra serão poucos, mas se observarmos e guardarmos no coração a Palavra de Deus, os nossos dias serão longos, eternos!
“Viverei poucos anos aqui na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.” (Sl.119:19 NTLH)
Que Deus nos abençoe!