Filipenses 3:10,11
Texto base:
10 Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, 11 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. (Fp.3:10,11 NTLH)
A semana que passou é a mais importante (mais do que o Natal) no calendário cristão. Nós celebramos a morte de nosso SENHOR Jesus Cristo na cruz, tomando sobre Si os nossos pecados e o desprezo que merecíamos de Deus. Graças ao sacrifício de Jesus, nós podemos crer na ressurreição futura, de acordo com o verso 11 do nosso texto base.
[…] com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. (NTLH)
Todavia, o apóstolo Paulo fala que nós participamos da Sua ressurreição enquanto vivemos neste mundo. Deus nos ressuscitou da morte (de um estilo de vida afastado Dele) para vivermos em unidade com Cristo e reinarmos com Ele nas regiões celestiais.
Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. (Ef.2:6)
Então, nós nos deparamos com duas experiências:
- Os cristãos autênticos ressuscitarão para estarem com Cristo na Eternidade.
- Os cristãos autênticos vivem no poder da vida ressurreta de Jesus neste mundo.
Na primeira experiência mencionada acima, os que serão ressuscitados são os que viveram pelo poder do Espírito da Vida e, como prêmio, receberão a plenitude dessa Vida – a Vida Eterna. Na segunda experiência, Deus dá a oportunidade aos que vivem motivados pelo orgulho, egoísmo e interesses terrenos de desfrutarem da Vida oferecida por Ele, a qual é vivida sobre a Terra pelo poder do Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos.
Então, Deus chama os que estão espiritualmente mortos (afastados Dele) para o compromisso com um novo estilo de vida, semelhante à de Jesus. Os que perseveram nesse modo de viver (vivos em Cristo e comprometidos com os planos de Deus) serão conduzidos à Eternidade, à vida plena ou abundante.
1. Grande é o poder da vida ressurreta de Jesus na vida do cristão
Neste mundo, os cristãos devem viver pelo tremendo poder da vida ressurreta de Jesus. O apóstolo Paulo ensinou o seguinte:
19 […] como é grande o seu poder (do Espírito Santo) que age em nós, os que cremos nele (em Deus). Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa 20 que ele usou quando ressuscitou Cristo e fez com que ele se sentasse ao seu lado direito no mundo celestial. (Ef.1:19,20 NTLH)
Paulo ainda nos diz:
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder (do Seu Próprio Espírito) que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! (Ef.3:20 NTLH)
Então, de acordo com o que lemos, nós podemos aprender que Deus não esgotou tudo o que Ele está disposto a fazer, tanto dentro como por meio de nós, devido ao poder do Espírito que ressuscitou Jesus. O que Deus é capaz de fazer vai além do que imaginamos! Jesus disse:
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim [i.e. quem confia por estar unido e comprometido Comigo] fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. (Jo.14:12 NTLH)
No entanto, para que isso aconteça, nós precisamos entender que não deve haver nenhuma ruptura entre nós e o Pai Eterno, assim como nunca houve qualquer desunião entre Deus e Jesus. (Jo.5:19,20)
2. O cristão ressurreto aprende a amar a Deus ao seguir o exemplo de Jesus
Nós somos chamados por Deus, em Cristo, para vivermos pelo princípio de amor e unidade com o Pai Eterno. Atentemos às palavras do apóstolo João:
5 […] aqueles que fazem o que Cristo lhes manda [i.e. que O atende cuidadosamente], aprenderão a amar a Deus cada vez mais [i.e. de modo perfeito]. Esta é a maneira de saber se você é ou não é um cristão. 6 Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu. (1 Jo2:5,6 NTLH)
Jesus veio à Terra para viver entre os homens, cumpriu a Sua missão e nos deu o exemplo da vida comprometida com Deus:
- Jesus viveu em unidade com o Pai Eterno;
- Jesus expressou, em ações e palavras, o Seu conhecimento de Deus aos homens;
- Jesus viveu na dependência do poder e da direção do Espírito Santo que O ressuscitaria;
- Jesus aceitou sofrimentos e uma morte cruel e injusta, a fim de vencer a morte, a qual nós merecíamos;
- Jesus foi ressuscitado para a Glória de Deus e para dar a esperança viva da Vida Eterna aos que creem Nele;
- Jesus ascendeu aos Céus, de onde Ele virá para buscar a Sua Igreja, a fim de que ela ascenda aos Céus, à Sua semelhança.
Quando nós fomos chamados por Deus para sairmos do nosso estado de morte espiritual (afastados ou longe dos caminhos e dos planos de Deus) e decidimos viver o nosso compromisso com Cristo, o que nos foi dado pelo SENHOR?
- A Sua “Vida” indestrutível (Jo.11:25,26);
- Uma nova identidade em Cristo, pois Jesus passou a ser a nossa verdadeira vida (Cl.3:3,4);
- A Sua presença e ajuda incessante (Mt.28:20);
- O poder para vivermos uma vida correta, aprovada por Ele e repleta de frutos (Rm.6:4,6; 7:4);
- A capacidade divina para enfrentarmos e superarmos adversidades (Jo.14:27; 16:33; 1 Jo.5:4);
- A esperança viva das grandiosas bênçãos divinas na Vida Eterna (1 Pe.1:3-5).
3. O cristão foi ressuscitado da sua morte espiritual, a fim de ressuscitar para a Vida Eterna
Quando a conversão da morte para a Vida é verdadeira, o cristão autêntico expressa, por meio da sua vida, o mesmo sentimento de Paulo:
10 Tudo o que eu quero é conhecer [i.e. entender e conhecer intimamente] a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição [i.e. o poder espiritual e moral elevado da vida ressuscitada]. Quero também tomar parte [i.e. provar que estou comprometido com Ele] nos seus sofrimentos e (quero) me tornar como ele na sua morte [i.e. negando os desejos humanos e confiar nos planos de Deus], 11 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. (Fp.3:10,11 NTLH)
Portanto, segundo as palavras de Paulo:
- Eu tenho me esforçado para conhecer mais a Cristo intimamente? Como?
- Eu percebo que estou sendo transformado no meu dia a dia e vivendo segundo os padrões de Deus?
- Eu tenho sido zeloso no meu compromisso com a Verdade divina, mesmo diante de julgamentos injustos?
- Eu tenho morrido para mim mesmo (tomado a minha cruz) e confiado nos planos de Deus, à semelhança de Jesus?
- O meu estilo de vida me dá a confiança e a esperança viva de que serei ressuscitado para a Vida Eterna?
Nós fomos ressuscitados em Cristo para ressuscitarmos para a Vida Eterna. Em Cristo, saímos da morte para a vida, da escravidão do pecado para sermos o povo de Deus. Este é o significado da Páscoa, pois ela representa a nossa experiência de salvação dos poderes que nos atraem para tudo o que é mal.
Certo de que um dia ressuscitaremos para a Vida Eterna e, então, estando livres da presença e dos poderes malignos, desejo a você uma “FELIZ PÁSCOA!” Que haja em todos nós o prazer de estarmos sob a graça de Deus em Cristo e de não sermos mais escravizados pelo espírito do pecado, o qual nos mantinha afastados do Pai.
Que Deus nos abençoe!