Skip to content Skip to footer

Se a Igreja é como a arca, então sejamos como Noé!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

(Hebreus 11:7)

Temos aprendido que, muito provavelmente, estamos vivendo o último período da Igreja nesta Terra devido ao esfriamento da fé e ao crescimento da indiferença em níveis alarmantes. Mas em vez de ficarmos desesperados ou de nos sentirmos surpreendidos, precisamos ter em nossos corações que tudo está se cumprindo conforme anunciado na Palavra de Deus.

Sendo assim, qual é o papel ou a responsabilidade da Igreja verdadeira neste processo? O que a Igreja deveria ter feito ou estar fazendo para se preparar para o grande momento quando será retirada desta Terra? Será que ela vai realmente ser retirada deste mundo ou será condenada aos acontecimentos das últimas coisas?

Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé. (Hebreus 11:7 NTLH)

1 – JESUS VOLTARÁ, ASSIM COMO O DILÚVIO CHEGOU

37A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. 38Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. (Mateus 24:37-38 NTLH)

Não sabemos quando Jesus vai voltar, assim como Noé não sabia quando o dilúvio ia começar, mas como podemos observar nos versos, o Senhor Jesus nos deixou uma dica do que devemos observar no mundo para que tenhamos condições de identificar os sinais do fim.

Quando Ele disse que as pessoas da época de Noé “comiam”, “bebiam” e se “casavam”, Ele parece estar descrevendo uma rotina normal, mas na verdade Ele está tentando nos mostrar um comportamento de indiferença, onde as pessoas estavam cuidando das coisas da vida e deixando de se preocupar com Deus e a Sua vontade.

5Quando o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas, 6ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O Senhor ficou tão triste e com o coração tão pesado, 7que disse: — Vou fazer desaparecer da terra essa gente, que criei, e também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves, pois estou muito triste porque os criei. 11Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte. 12Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más. (Gênesis 6:5-7; 11-12 NTLH)

Quando olhamos para o texto de Gênesis, conseguimos descobrir que a indiferença produziu uma vida voltada para o pecado e a violência, a ponto de Deus decidir por destruí-los, pois não havia mais chance de transformação.

No tempo que antecede a volta de Jesus, o mundo estará da mesma forma. Com o aumento da indiferença, observamos o aumento de uma vida de pecados e violência, que crescerão a níveis impossíveis de serem revertidos, preparando o cenário para o Anticristo e a volta de Jesus.

2 – SEJAMOS COMO NOÉ PARA NÃO FICARMOS DO LADO DE FORA

8Mas o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia. 10Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus. (Gênesis 6:8; 10 NTLH)

No meio da descrição de um cenário horrível que a humanidade vivia, Deus faz uma pausa e destaca uma pessoa, que era Noé. Deus afirma que o aprovava, pois o descreve como uma pessoa que sempre fazia o que é direito e obedecia a Ele em tudo, como também vivia em comunhão com Ele.

Deus está olhando para o mundo e fazendo a mesma descrição que fez no tempo de Noé, como também Ele quer olhar para a Sua igreja e fazer a mesma descrição que fez de Noé. Portando, nós precisamos nos esforçar para sermos pessoas direitas aos olhos de Deus, sermos obedientes a Ele em tudo e termos uma vida de comunhão com Ele, pois só assim seremos aprovados e poupados por Deus, assim como Noé e sua família foram.

42Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. 44Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando. (Mateus 24:42; 44 NTLH)

O Senhor Jesus deixa bem claro que não podemos escolher quando e como vamos nos tornar pessoas direitas, obedientes e termos uma vida de comunhão com Deus, pois não sabemos quando Jesus voltará e poderemos não ter tempo. Portanto, o tempo é agora!

Podemos observar que por duas vezes Jesus usa a expressão “fiquem vigiando”. Isso significa que não basta apenas se posicionar de forma correta, mas é necessário se manter nessa condição até o fim. Por outro lado, Satanás e o mundo tentarão de tudo para nos derrubar e por isso é necessário que tenhamos uma postura de vigia, a fim de percebermos as armadilhas, evitá-las e perseverarmos até o fim.

3 – ASSIM COMO NOÉ, CREIAMOS NAS COISAS QUE ESTÃO POR VIR

Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. (Hebreus 11:7a NTLH)

O verso que acabamos de ler descreve Noé como uma pessoa que ouviu os avisos de Deus pela fé, ou seja, ele os recebeu como sendo algo real e verdadeiro, mesmo sendo avisos que pareciam absurdos vindos de um Deus amoroso e bondoso.

13Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. 17Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá. (Gênesis 6:13; 17 NTLH)

Os avisos que Deus deu a Noé eram de condenação e destruição de toda a humanidade. Deus tem dado esses avisos novamente para a humanidade, e a exemplo de Noé, devemos crer neles como algo real e verdadeiro e não tratá-los com indiferença ou desdém, acreditando que esses avisos não são para o nosso tempo.

32Jesus disse ainda: — Aprendam a lição que a figueira ensina. Quando os seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que está chegando o verão. 33Assim também, quando virem acontecer essas coisas, fiquem sabendo que o tempo está perto, pronto para começar. 35O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. 36Jesus continuou, dizendo: — Mas ninguém sabe nem o dia nem a hora em que tudo isso vai acontecer, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. (Mateus 24:32-33; 35-36 NTLH)

Nesses versos, observamos o Senhor Jesus deixando bem claro que precisamos aprender a observar os sinais dos tempos. Nós precisamos acreditar que fazemos parte desse tempo e que a Sua volta está mais próxima do que imaginamos.

4 – CONSTRUAMOS A IGREJA, ASSIM COMO NOÉ CONSTRUIU A ARCA

Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. (Hebreus 11:7b NTLH)

Esse texto deixa bem claro que Noé e sua família foram salvos porque obedeceram fielmente as instruções de Deus e cumpriram a missão que lhes foi confiada, que era construir a barca. A exemplo de Noé, nós só seremos salvos se obedecermos a Deus e cumprirmos a missão que nos foi dada, que é a construir a Sua Igreja!

Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. (I Pedro 3:20 NTLH)

Nós conhecemos a história e sabemos que Noé levou aproximadamente 120 anos para construir a barca. Ao lermos esse verso, notamos que existiu um propósito para que levasse esse tempo. Esse tempo representou a paciência de Deus com o mundo e a oportunidade que Ele estava dando para que as pessoas ouvissem a Sua mensagem por meio da pregação de Noé e de sua família.

A Igreja do Senhor está sendo construída há mais de dois mil anos, mas o motivo pelo qual está levando todo esse tempo é a paciência de Deus para com a humanidade e a oportunidade que Ele está dando para que todos ouçam a Sua mensagem por meio da pregação da Igreja verdadeira.

O resultado da pregação de Noé no tempo de construção da barca foi a salvação de apenas oito pessoas e a oportunidade de construírem um mundo novo. Nós não sabemos numericamente a quantidade de pessoas que serão salvas como resultado da pregação dos cristãos verdadeiros no tempo de construção da Igreja, mas sabemos que será muito pouco se comparado a toda a humanidade, e estes poucos terão a oportunidade de viver em um novo mundo.

17Mas vocês, meus amigos, lembrem do que foi profetizado pelos apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo. 18Eles disseram a vocês: “Quando chegarem os últimos tempos, aparecerão pessoas que vão zombar de vocês, pessoas que não querem saber de Deus e seguem os seus próprios desejos.” 19São essas pessoas que causam divisões, pois são dominadas pelos seus desejos naturais e não têm o Espírito de Deus. 20Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo. 21E continuem vivendo no amor de Deus, esperando que o nosso Senhor Jesus Cristo, na sua misericórdia, dê a vocês a vida eterna. 22Tenham misericórdia dos que têm dúvidas; 23salvem outros, tirando-os do fogo; e para com outros mostrem misericórdia com medo, odiando até as roupas deles, manchadas pelos seus desejos pecaminosos. (Judas 17-23 NTLH)

Enquanto Noé construía a barca e pregava a mensagem de Deus, ele sofreu muita zombaria, mas não se importou com isso e fez tudo conforme Deus lhe havia mandado (Gn 6:22). Nos versos de Judas que acabamos de ler, podemos observar que durante o processo de edificação da Igreja e pregação do Evangelho, sofreremos muitas lutas e perseguições, porém precisamos seguir o exemplo de Noé e continuar progredindo nessa missão.

5 – ESFORCEMO-NOS PARA SALVAR ALGUNS, ASSIM COMO NOÉ SALVOU A SUA FAMÍLIA

Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé. (Hebreus 11:7c NTLH)

Quando olhamos para a história de Noé, podemos facilmente pensar que ele foi muito bem sucedido na missão de construir a barca, mas que ele fracassou na missão de pregar a mensagem de Deus, pois ninguém além de sua família foi salvo.

No entanto, precisamos compreender que Deus sabia que as outras pessoas não se arrependeriam, mas era necessário que elas ouvissem a mensagem e a recusassem conscientemente, para que a condenação delas fosse justa.

Deus não deixou escapar o mundo antigo, mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. A única pessoa que ele salvou foi Noé, que anunciou que todos deviam obedecer a Deus. E Deus também salvou mais outras sete pessoas. (II Pedro 2.5 NTLH)

Enquanto a Igreja do Senhor está sendo edificada, os cristãos verdadeiros estão anunciando o Evangelho, porém somente Deus sabe quem são e quantos são os que vão aceitar, como Ele também sabe quem não vai aceitar. Mesmo sendo a minoria das pessoas que vão aceitar, a missão da Igreja será bem sucedida, pois todos terão tido a oportunidade de ouvir a mensagem e de escolher, a fim de que o julgamento divino seja feito a partir daí.

Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem. (Mateus 24:39 NTLH)

O mundo está vivendo na indiferença. Ele não está tomando conhecimento das coisas que estão acontecendo, ignora completamente a mensagem do Evangelho e será surpreendido com a volta de Jesus. Porém, a Igreja verdadeira não será surpreendida, pois ela tem trabalhado duro para a sua edificação e pregação do Evangelho, na esperança de se encontrar com Cristo no Céu.

Portando, tenhamos uma vida de intimidade e comunhão com Deus, a fim de vivermos de acordo com Seus princípios e cumpramos com excelência a missão que nos foi confiada, para que tenhamos a oportunidade de sermos retirados deste mundo e vivermos com Ele na eternidade.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação