Skip to content Skip to footer

Texto base:

Colossenses 1:9-11

Dentro do meio cristão, a busca pelo avivamento é algo muito constante e com muita frequência ouvimos pessoas dizendo: “Precisamos orar pelo avivamento”, ou “estamos orando por um avivamento”. Quando conversamos com as pessoas sobre o tema, notamos que elas realmente estão esperando por isso com muita expectativa e sinceridade.

Mas, quando buscamos nos aprofundar no assunto, constatamos que as pessoas associam o avivamento com euforia e uma quantidade exagerada de manifestações sobrenaturais. Por isso, acreditam nunca terem experimentado ou visto um avivamento, e por esta razão clamam de forma tão intensa para que Deus lhes conceda tal experiência.

De fato precisamos buscar o avivamento e orar por ele, porém o mais importante é entender o que isso significa. De forma resumida, avivamento significa: Despertamento para a Vontade de Deus.

9Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. 10Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais. 11Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência.(Colossenses 1:9-11 NTLH)

1. Procure conhecer a vontade de Deus e terá sabedoria

Pedimos a Deus que encha (i.e. se transborde) vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão (i.e. alinhado com ou agir semelhantemente) que o Espírito de Deus dá. (Colossenses 1:9b NTLH)

O verso que acabamos de ler mostra a necessidade de enchermos nossa mente e coração com a Vontade de Deus. Porém, para que isso seja possível, é necessário que aja conhecimento prévio da Vontade de Deus, e o caminho para conhecê-la é por meio da pregação da Palavra de Deus, como também da sua leitura e meditação. Portanto, precisamos decidir buscar o conhecimento da Vontade de Deus ouvindo a pregação da Palavra de Deus, e também lendo e meditando nela diariamente.

Na segunda parte do verso, ele apresenta a necessidade de se adquirir sabedoria e compreensão. Vale destacar que a sabedoria e a compreensão não podem ser adquiridas por nós, mas é algo que recebemos da parte de Deus, por meio do Espírito Santo. Porém, o Espírito Santo só concede sabedoria e compreensão para aqueles que buscam o conhecimento da Palavra de Deus e de Sua vontade, uma vez que sabedoria e a compreensão é a capacidade de compreender as circunstâncias com a perspectiva de Deus, a partir do conhecimento que temos.

99Eu entendo mais do que todos os meus professores porque medito nos teus ensinamentos. 100Tenho mais sabedoria do que os velhos porque obedeço aos teus mandamentos. (Salmos 119:99-100 NTLH)

2. Por causa da sabedoria, viva da maneira de que Deus se agrada

Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada (i.e. de forma integral) a ele. (Colossenses 1:10a NTLH)

Neste verso, compreendemos que precisamos viver de uma forma que agrade ao Senhor. Isso só é possível pelo fato de termos adquirido sabedoria, ou seja, por termos desenvolvido a capacidade de enxergar as coisas com a perspectiva de Deus.

A sabedoria nos permite enxergar e compreender o que Deus não aprova, como também enxergar e compreender o que Deus aprova e nos pede para fazer. No entanto, ter essa compreensão não é suficiente, pois precisamos tomar uma decisão, diante do que estamos vendo, de nos afastar do que Deus não aprova como também de cumprir a vontade Dele.

101Não tenho andado pelos caminhos da maldade, pois quero obedecer à tua palavra. 102Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas. (Salmos 119:101-102 NTLH)

Quando olhamos para o nosso texto base, observamos que o apóstolo Paulo e sua equipe intercediam pelos irmãos de Colosso para que eles conhecessem a Vontade de Deus e vivessem da maneira que Ele se agrada. Agora entendemos o motivo, pois não se trata de uma ação que vem da parte de Deus, mas de decisões que os irmãos de Colosso deveriam fazer, e por isso eles intercediam, assim como nós precisamos fazer. Por esta razão, precisamos nos apresentar a Deus em oração e interceder por aqueles que estão aos nossos cuidados.

3. Cumprir a vontade de Deus lhe dá maturidade

Vocês vão fazer todo tipo de boas ações (i.e. ser frutífero) e também vão conhecer (i.e. se misturar ou fundir) a Deus cada vez mais. (Colossenses 1:10b NTLH)

Este verso explica como ter uma vida que Deus se agrada, ou seja, ter uma vida de dedicação à prática da Vontade de Deus ou realizar as “boas ações” (úteis aos propósitos de Deus). Portanto, não tem outra forma de agradar a Deus se não for pelo cumprimento da Sua Vontade, pois como o próprio verso também nos explica, quanto mais cumprimos a vontade de Deus, mais o conhecemos , e quanto mais O conhecemos, mais evitamos o que Ele não aprova e mais temos a capacidade de obedecê-lo.

11Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. 13Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo. 14Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras e, por meio delas, levam outros para caminhos errados. (Efésios 4:11-14 NTLH)

4. Suporte as pressões externas com o recurso de Deus

Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência (i.e. ser persistente, estável, constante e confiável). (Colossenses 1:11 NTLH)

Já esse verso nos ensina que devemos utilizar os recursos que recebemos de Deus para suportar com paciência os ataques que recebemos de Satanás, de seus demônios e do mundo. O detalhe importante aqui é que Deus não vai impedir os ataques, como também os Seus recursos não são para nos livrar deles, mas para os suportarmos.

Para entendermos como conseguimos suportar, é importante compreender o recurso que Deus coloca à nossa disposição, que é o Seu “poder”, o qual não tem a ver com uma capacidade que nos leva a produzir algo externo e sobrenatural, mas sim à capacidade de neutralizarmos a nossa natureza humana, que nos leva a cair diante dos ataques.

Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos 1:8 NTLH)

5. Apresente-se a Deus e apresente aqueles que Ele colocar aos seus cuidados

9… nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês… 11Pedimos a Deus que vocês se tornem… (Colossenses 1:9;11 NTLH)

Finalizando nossa meditação, é importante destacar que o texto base apresenta a disposição do apóstolo Paulo e de sua equipe em orar pelos irmãos de Colosso, como também os motivos pelos quais eles oravam. Por meio deste breve relato, aprendemos:

  • A oração deve ser algo comum e constante na vida do cristão maduro;
  • A oração deve ser feita de forma específica e de acordo com a Palavra de Deus;
  • A oração deve ter a finalidade de beneficiar o Reino de Deus e não somente a quem ora ou para quem se intercede;
  • Na oração, você deve se colocar à disposição do processo divino, como também pedir que aqueles que estão aos seus cuidados façam o mesmo;

Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. (Efésios 6.18 NTLH)

Portanto, devemos buscar o avivamento e ajudar as pessoas que estão aos nossos cuidados a se avivarem também, buscando conhecer a Vontade de Deus e submetendo-se a Ela, como também ensinar e ajudar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo. E tudo isso sempre orando e utilizando o recurso que Deus nos oferece, o qual neutraliza a nossa natureza humana e nos ajuda a suportar os ataques satânicos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação