Skip to content Skip to footer

Seja sábio e recuse o caminho tolo

 

Texto base:

Eclesiastes 5:1-2

No último domingo (18/02/2024), aprendemos sobre Salomão, que foi um sábio pregador e conhecedor de todos os segredos divinos para uma boa saúde moral e espiritual, de modo que um homem pudesse viver de uma forma que Deus se agrada e que impactasse o mundo à sua volta, fazendo-o olhar para Deus.

No entanto, mesmo conhecendo esses segredos, ele permitiu ser dominado pela avareza, fama e poder, nos mostrando que qualquer pessoa está vulnerável, e que mesmo com grandes conhecimentos pode trilhar o caminho da derrota, caso não seja vigilante e não preste atenção em alguns detalhes.

1Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus. 2Pense bem antes de falar e não faça a Deus nenhuma promessa apressada. Deus está no céu, e você, aqui na terra; portanto, fale pouco. (Eclesiastes 5:1-2 NTLH)

1. Não compareça diante de Deus de qualquer forma

Tenha cuidado quando for ao Templo (i.e. à presença de Deus). (Eclesiastes 5:1a NTLH)

Nessa primeira parte de nosso texto base podemos observar claramente Salomão nos alertando que não devemos comparecer à presença de Deus de qualquer forma, pois não é possível entrar na presença Dele sem saber quem Ele é, e quando se sabe quem Ele é, sabe-se que é necessário se preparar para esse encontro.

Portanto, cheguemos perto (i.e. em concordância) de Deus com um coração sincero (i.e. participando da mesma essência) e uma fé firme (i.e. fidelidade completa), com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. (Hebreus 10:22 NTLH)

Nesses versos, podemos ter uma ideia de como nos preparamos para chegar à presença de Deus. O primeiro ponto é estar de acordo com Ele (fé). Quando estamos em concordância com Ele, assumimos a natureza de Cristo e essa natureza é que permite que cheguemos até Deus com ousadia e sem sermos consumidos.

Mas também é necessário que tenhamos a disposição de obedecer a Deus, pois se vamos até Ele é porque desejamos ouvi-Lo, e se desejamos ouvi-Lo é porque desejamos obedecê-Lo. Precisamos também ter a consciência de termos abandonado o que Deus não aprova e que fomos perdoados por Ele, a fim de que o Diabo não use essas coisas para nos derrubar.

2. Sirva a Deus de forma intencional

Não ofereça o seu sacrifício (i.e. não se entregue) como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa (i.e. aceitável). (Eclesiastes 5:1b NTLH)

Nessa segunda parte de nosso texto base podemos observar que é necessário existir uma intencionalidade por trás do que fazemos para Deus, que no caso deve ser agradar a Ele. Muitas pessoas cometem o erro de servirem a Deus por barganha ou apenas por terem conhecimento intelectual de que Deus espera isso delas.

Mas, em ambos os casos as pessoas não tem a menor compreensão de qual é a vontade de Deus, por isso não conseguem servir para atender os objetivos divinos, como também não conseguem agradá-Lo. Portanto, o que elas oferecerem, ainda que seja da vontade de Deus, não terá validade, pois não foi praticado por Ele e para Ele.

1Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e apresentaram a Deus, o Senhor, como oferta. Mas não fizeram isso de acordo com as leis de Deus, e por isso ele não aceitou a oferta. 2De repente, saiu fogo da presença do Senhor e os matou; e assim os dois morreram ali onde Deus estava. 3E Moisés disse a Arão: — Foi isso o que o Senhor quis dizer quando disse: “Os que chegam perto de mim devem respeitar a minha santidade, e o meu povo deve me honrar.” Mas Arão não disse nada. (Levítico 10:1-3 NTLH)

Nesse texto que acabamos de ler, podemos observar os dois filhos de Arão primeiro entrando na presença de Deus sem os devidos preparos e cuidados. Depois, fizeram o serviço de qualquer maneira, sem considerarem o que Deus tinha instruído, e por isso foram destruídos pelo Senhor.

Vale lembrar que eles eram levitas e por isso sabiam se preparar para entrar na presença de Deus, como também sabiam servir da forma correta e por isso foram destruídos. Claro que Deus não vai destruir uma pessoa que não O conhece e acaba fazendo tais coisas, pois Ele não vai levar em consideração a ignorância dela, mas com aqueles que O conhecem a questão é bem diferente.

3. Procure ouvir a Deus com a disposição de obedecer

Vá pronto (i.e. tenha disposição) para ouvir e obedecer a Deus. (Eclesiastes 5:1c NTLH)

Nesta parte de nosso texto base podemos observar que, para comparecer à presença de Deus, é necessário termos duas disposições. Primeiro precisamos ter a disposição de ouvir a Deus. Vale lembrar que a questão aqui não é apenas escutar, mas buscar compreensão do que Deus vai dizer.

A segunda disposição é obedecer a Deus, pois de que adianta compreender a vontade de Deus sem se submeter a ela? Conhecer a vontade de Deus sem obediência a ela gera condenação e não salvação.

35E Jesus disse ainda: — Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. 36Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. 37Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. (Lucas 12:35-37 NTLH)

Nesses versos, o Senhor Jesus utiliza o exemplo de um grupo de empregados que estão preparados para receber o patrão de volta após ele participar de uma festa de casamento. Vale lembrar que uma festa de casamento naquela época podia durar até uma semana, dependendo das posses das famílias que estavam casando os seus filhos.

Portanto, não tinha como os empregados saberem quando o patrão voltaria e por isso eles ficavam com tudo pronto desde o primeiro dia, como também se mantinham em prontidão até o momento em que ele retornasse. Pois bem, o patrão é Ele e nós somos os empregados, e por isso precisamos estar prontos para o retorno Dele, o qual não sabemos quando se dará, e nos aprontarmos, cumprindo as orientações que Ele já nos deixou quando partiu (conf. Mt 22:36-40 / Mt 28:19-20).

É importante destacar que os empregados que Jesus encontrar nessa condição, Ele mesmo irá se dispor a servi-los, ou seja, os chamará para estarem com Ele por toda a eternidade.

4. Apresse-se em ouvir a Deus e não em ficar falando

Pense bem antes de falar e não faça a Deus nenhuma promessa apressada. Deus está no céu, e você, aqui na terra; portanto, fale pouco (i.e. pouco valor). (Eclesiastes 5:2 NTLH)

Nesta parte final de nosso texto base, temos alguns pontos muito importantes: O primeiro é que, quando estamos na presença de Deus, não podemos sair falando por impulso, pois sempre que fazemos isso acabamos nos comprometendo com coisas tolas.

O segundo ponto que podemos observar é que Salomão deixa bem claro que Deus é a autoridade; portanto, é Ele quem fala e nos dá a oportunidade de falar quando necessário. Por isso, devemos falar o necessário quando necessário. O terceiro ponto é que o que falamos perto do que Deus tem para falar não tem muito valor.

As mulheres (i.e. no singular, também pode ser esposa ou noiva) devem aprender (i.e. crescer em conhecimento) em silêncio (i.e. descrição da vida de alguém que permanece em casa fazendo seu próprio trabalho, e não se intromete oficiosamente em afazeres dos outros) e com toda a humildade (i.e. submissão e obediência). (I Timóteo 2:11 NTLH)

Utilizando esse verso como princípio, entendemos que a Noiva, que é a Igreja, precisa manter vivo o desejo de aprender cada vez mais de Deus, com a intenção de cumprir a missão recebida Dele com mais disposição e qualidade, sem ultrapassar os limites que foram atribuídos a ela por Cristo.

24(…) e me disseram: “O Senhor, nosso Deus, nos mostrou a sua glória e o seu poder, e nós o ouvimos falar do meio do fogo. Hoje nós vimos que é possível Deus falar com uma pessoa e ela continuar viva. 25Porém não queremos arriscar a vida outra vez. Esse grande fogo pode nos destruir, e, se nós ouvirmos a voz do Senhor, nosso Deus, sem dúvida morreremos. 26Nunca houve alguém que continuasse a viver depois de ter ouvido, como nós ouvimos, o Deus vivo falando do meio do fogo. (Deuteronômio 5:24-26 NTLH)

Portanto, que nós nos preparemos para estarmos na presença de Deus com a disposição de ouvi-Lo e obedecê-Lo, nos controlando para não monopolizarmos a relação com falatórios, votos e petições, pelo desejo de compreendermos como Ele deseja que O adoremos e sirvamos, para que sejamos aceitáveis a Ele.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação