Texto base:
Atos 14:21
21 Paulo e Barnabé anunciaram o evangelho [anunciaram a Mensagem de Deus acerca da salvação em Cristo] em Derbe, e muitos moradores daquela cidade se tornaram seguidores [segundo a cultura bíblica, muitos moradores se tornaram discípulos, alunos, servos ou empregados] de Jesus. Depois voltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia. (At.14:21 NTLH)
1. Impedir o avanço do Evangelho de Cristo é o objetivo deste mundo
O fato de o texto dizer que eles “voltaram” para Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia me chamou a atenção. Muitas vezes, os nomes de cidades, quando aparecem na Bíblia, não se apresentam apenas como locais geográficos, mas podem nos passar conceitos ou mensagens espirituais. Então, o que lhes aconteceu nessas cidades, antes de eles retornarem a elas?
- Em Listra, Paulo foi apedrejado e considerado como morto. (vd. Atos 14:6-21)
- Em Icônio, Paulo e Barnabé foram ameaçados de morte. (vd. Atos 14:1-5)
- Em Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé foram expulsos da região. (vd. Atos 13:14-50)
Antes de chegarem a Derbe, eles passaram por essas três cidades e esse percurso revela uma trama mundana, que tenta impedir os que anunciam o Evangelho de Cristo a alcançarem os objetivos divinos. Vejamos:
- Listra. O mundo deseja a morte do Evangelho de Cristo, assim como dos que o anunciam;
- Icônio. O mundo faz ameaças aos que anunciam o Evangelho de Cristo;
- Antioquia da Pisídia. O mundo rejeita o Evangelho e expulsa de seu meio os que o anunciam.
2. Deus deseja salvar e restaurar o homem e não o mundo, pois este já está condenado
A mensagem de Deus oferece a Sua amizade e ajuda à humanidade, a fim de que os que creem em Cristo, fiquem livres do poder de Satanás e das suas mentiras, as quais são difundidas pelos seus agentes neste mundo. (vd. João 3:16; 8:31,32) O Evangelho não tem por objetivo a salvação do mundo (o planeta Terra), mas salvar e preservar eternamente em Cristo, os que desejam se libertar da escravidão de um sistema mundano. (vd. 2 Pedro 3:10-14)
Infelizmente, aquele que se enraizou no mundanismo “dá de ombros” à Mensagem de Deus. Atraído pelos prazeres mundanos, ele age como tolo, pois acredita que as conquistas e os prazeres mundanos são mais importantes do que a salvação eterna e que o Evangelho é uma ameaça aos seus planos e sonhos pessoais. Ele não só rejeita a Verdade divina como procura expulsá-la de sua mente, tentando silenciá-la de vez. (vd. Mateus 16:13; cp. Isaías 16:9)
3. O ódio ao Evangelho nunca cessará; portanto, tenhamos bom ânimo e coragem
Nos dias de Paulo, o mundo entendia a mensagem do Evangelho como uma grande ameaça aos trapaceiros, que, pelo sistema implantado por eles, obtinham grandes vantagens e influência.
Temerosos por serem descobertos, respondiam à Mensagem de Deus com ódio mortal. Nós podemos ver em nossos dias esse mesmo sentimento se acentuando cada vez mais contra o Evangelho e aos que o anunciam. Cristãos têm sido perseguidos, maltratados, presos e até assassinados pela sua fé em Cristo.
Jesus ensinou que, neste mundo, sofreremos, mas que tenhamos “bom ânimo”! O significado de Suas palavras é que não desanimemos diante das pressões mundanas, para que a alegria que guardamos da esperança eterna não se apague. Que Nele e para Ele, atuemos à Sua semelhança, enchendo-nos de coragem e vençamos os ardis deste mundo. (vd. João 16:33)
4. Atue em favor do Reino de Deus e você será contado por Ele entre os Seus sábios
Paulo e Barnabé retornaram às três cidades previamente mencionadas com o propósito de fortalecer os cristãos que, possivelmente, estavam emocionalmente abalados devido às pressões enfrentadas pelos apóstolos, antes que partissem. Eles foram sábios em favor do Reino de Deus. O que Paulo e Barnabé fizeram e ensinaram àqueles cristãos?
22 Eles animavam os cristãos e lhes davam coragem para ficarem firmes na fé. E também ensinavam que era preciso passar por muitos sofrimentos para poder entrar no Reino de Deus. (At.14:22 NTLH)
Por que nós devemos nos animar, ter coragem e ficar firmes na fé ao passarmos por tantas pressões e sofrimentos, a fim de entrarmos no Reino de Deus?
Observemos com atenção às palavras de Tiago:
2 Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé [quando a sua obediência é fiel à verdade divina, ela] vence essas provações, ela produz perseverança [apesar dos obstáculos, ela é persistente]. 4 Que essa perseverança seja perfeita [que essa firmeza de fé cumpra o objetivo divino] a fim de que vocês sejam maduros e corretos [sóbrios, estáveis, constantes, íntegros, verdadeiros, não desistam do seu compromisso, sejam confiáveis a Deus], não falhando em nada! 5 Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8 pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. (Tg.1:2-7 NTLH)
A sabedoria divina não alimenta o nosso orgulho, egoísmo e interesses pessoais. Ela nos conduz pelo caminho da humildade e sujeição ao Único Deus. Ela não nos leva a torcer a Verdade divina, pois nos conduz à pureza e às boas ações. Ela é repleta de misericórdia e nos torna capazes de sermos generosos, dando ao próximo as mesmas bênçãos, força e a graça que temos recebido do Eterno.
A minha esperança é que sejamos sábios, a fim de nos mantermos no SENHOR e vivermos para Ele nas diferentes situações de nossas vidas, especialmente, nos momentos de aflições.
Que Deus nos abençoe!