Provérbios 4:23-27
Texto base:
23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 “Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado.” 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 “Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” (Pv.4:23-27 NTLH)
Como seria bom se todos nós entendêssemos o chamado divino em relação aos Seus propósitos eternos e nos tornássemos Seus cooperadores sobre a Terra! Com certeza, nós desfrutaríamos das Suas ricas bênçãos, tanto no presente como no futuro, caso fôssemos determinados no SENHOR!
Deus está constantemente pedindo aos Seus filhos que entendam as razões do Seu chamado e mostrando a eles a grandiosidade das Suas promessas. Deus dá a eles de Si Mesmo (o Espírito Santo), mas não pode obrigá-los a serem determinados Nele, pois esta é uma atitude proveniente de uma decisão ou escolha livre e individual.
Eu posso desejar a sua amizade, pela razão de encontrar em você motivos plausíveis para sermos amigos. Entretanto, para que mantenhamos uma amizade útil e saudável, é necessário que tomemos uma decisão mútua de sermos determinados a mantermos um relacionamento que não ultrapasse os limites do respeito.
Entre os cristãos, nem sempre haverá total concordância, mas o diálogo e a honestidade sempre devem ser considerados como fatores vitais para que a amizade seja mantida. A nossa determinação na Verdade e nos propósitos divinos é o que manterá a nossa união e uma amizade sadia. Deus sempre deve ser o “Ponto da nossa convergência”, pois os nossos objetivos de vida estão Nele e para Ele.
No nosso relacionamento com Deus, haverá muitas dúvidas, mas Ele não espera de pronto, que entendamos tudo o que Ele nos diz e faz. Por essa razão, o SENHOR nos deu a Bíblia e mestres, a fim de, nas Escrituras, nos orientar e nos ajudar em oração acerca de questões complexas ou de difícil compreensão na nossa vida com o SENHOR.
Deus não se importa e não Se entristece quando é questionado acerca das Suas ações. Geralmente, nas Suas respostas, sempre receberemos o Seu chamado para confiarmos Nele e nos Seus propósitos futuros, a fim de sermos, no presente, Seus cooperadores sobre a Terra.
4. A determinação é indispensável para se manter nos propósitos de Deus e às Suas recompensas presentes e futuras
Observe o chamado de Pedro e André:
19 Jesus lhes disse [i.e. a Pedro e a André]: Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente. (nota: Jesus mostrou o propósito da missão divina a eles e esperou deles uma resposta de confiança, a fim de se tornarem cooperadores de Deus) 20 Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus. (Mt.4:19,20 NTLH)
Eles receberam o chamado divino, o entenderam e seguiram a Jesus como discípulos, a fim de aprenderem com o Mestre a cooperarem com Deus na missão da propagação do Evangelho. Pedro e André largaram tudo e seguiram a Jesus.
Noutra oportunidade, Jesus conversava com um líder religioso, o qual O questionou sobre como poderia obter a Vida Eterna. Jesus respondeu que ele precisaria vender todos os seus bens, dar o dinheiro aos pobres, voltar e segui-Lo (esta foi uma resposta específica àquele homem). Ao ouvir a resposta de Jesus, o líder religioso judeu ficou muito triste e foi embora. (cf. Lc.18:18-23; Mt.10:22)
Ele ouviu sobre como deveria ganhar o Reino de Deus, entendeu as razões, mas as rejeitou! Jesus deu a oportunidade ao líder religioso judeu de se tornar um verdadeiro cooperador de Deus, pois, por meio dos seus atos de generosidade, ele revelaria a todos a grandeza e a bondade divina, mas ele rejeitou a proposta de Jesus.
A seguir, Jesus provocou os Seus discípulos a pensarem numa verdade, de que é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que os ricos entrarem no Reino de Deus! (cf. Lc.18:24,25) Então, os discípulos ficaram perplexos em relação à afirmação de Jesus e O questionaram:
26 “Então, quem é que pode se salvar?” 27 O que é impossível para os seres humanos é possível para Deus. [i.e. receber a salvação é uma ação de Deus e não dos homens] 28 Aí Pedro disse: — Veja! [i.e. repare, olhe bem, preste atenção] Nós deixamos a nossa família e seguimos o senhor [i.e. colocamos os Teus desejos acima dos nossos e de nossas famílias, a fim de nos unir a Ti e aos Teus propósitos]. (Lc.18:26,27 NTLH)
Não pense que este texto o isenta de decisões mais profundas! Deus é o Autor da sua e da minha salvação, mas, para manter-se nela, são exigidas decisão e determinação. Veja a resposta de Jesus às indagações de Seus discípulos:
29 Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa do Reino de Deus, deixar [i.e. decidindo constantemente colocar os objetivos de Deus acima de…] casa, esposa, irmãos, parentes ou filhos 30 receberá [i.e. será recompensado, honrado] ainda nesta vida [i.e. em tempo oportuno] muito mais e, no futuro, receberá a vida eterna. (Lc.18:29,30 NTLH)
Algumas perguntas:
- Quem receberá a Vida Eterna no futuro e as recompensas ou honras divinas no presente? Somente aquele que coloca o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida, seja em questões materiais e familiares.
- Outra pergunta: a honra divina no presente pode garantir no futuro a Vida Eterna? Claro que não!
- Caso deixemos de lado os anseios de Deus, como participaremos das bênçãos divinas, tanto no presente como no futuro?
Poderíamos comentar sobre Paulo, que recebeu seu chamado para ser um apóstolo de Jesus. (At.9:1-18) Bem mais tarde, quando sofria de uma séria enfermidade, a qual o limitava, ele recebe uma palavra de Jesus para não depender da sua capacidade humana, mas dos recursos provenientes da Graça divina. Foi um chamado para lutar contra si mesmo e confiar e se fortalecer no SENHOR, a fim de expressar a Sua Glória e continuar andando com Ele.
8 Três vezes orei ao Senhor, pedindo que ele me tirasse esse sofrimento. 9 Mas ele me respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco.” Portanto, eu me sinto muito feliz em me gabar das minhas fraquezas, para que assim a proteção do poder de Cristo esteja comigo. 10 Eu me alegro também com as fraquezas, os insultos, os sofrimentos, as perseguições e as dificuldades pelos quais passo por causa de Cristo. Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim. (2 Co.12:8-10 NTLH)
Este é um chamado que todos nós cristão receberemos – um chamado para aceitarmos a capacidade divina sobre a nossa incapacidade humana, para sermos Seus cooperadores. Esse chamado visa abrir os nossos olhos a dependermos dos recursos provenientes da Graça de Deus e a obedecê-Lo nas adversidades. O texto mostra claramente a decisão e a determinação de Paulo a ter prazer na vontade do SENHOR.
Ao seguir as orientações divinas, Paulo não foi recompensado com bênçãos materiais nesta vida, mas foi honrado por Deus. Foi por meio dele que todo o Império Romano conheceu a Jesus e, no quarto século da Era Cristã, aceitou o Cristianismo como a religião do Estado. Entretanto, a sua maior recompensa foi a Eternidade, devido à sua determinação no SENHOR.
6 Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. 7 Fiz o melhor que pude na corrida [i.e. tenho lutado a boa luta], cheguei até o fim, conservei a fé. 8 E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda. (2 Tm.4:6-8 NTLH)
Sejamos determinados a vivermos uma vida aprovada por Deus, entendendo as razões ou os propósitos de termos sido chamados por Ele. Que sejamos Seus cooperadores fiéis até o fim, pois o bom soldado só sai da batalha após o último tiro!
Que Deus nos abençoe!