Efésios 6:10-12
Texto base:
10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Ef.6:10-12 NTLH)
Após ter dado várias advertências e conselhos aos cristãos de Éfeso, Paulo, o autor da carta, transmite a sua mensagem final, à qual eu procurarei expressar para os dias atuais: “Nós vivemos em um mundo de escuridão, dominado pelas forças espirituais que o governam. Essas forças espirituais influenciam seus agentes humanos a manterem o mundo sob a “escuridão”. Portanto, é necessário que estejamos unidos a Cristo para recebermos toda a força do Seu poder, a fim de enxergarmos e lutarmos contra esses poderes malignos.”
1. A luta cristã é contra as forças espirituais do mal e suas ideologias plantadas na mente humana
Compreendamos que, por trás das palavras de Paulo, impossível é mudar o comportamento desses espíritos malignos, e, por isso, lutamos, primeiramente, contra eles com a Verdade divina e uma vida correta exigida por Deus (vd. Efésios 6:14). Mas e os seus agentes humanos? Eles ficam fora dessa batalha? De modo algum! Nós lutamos contra os pensamentos e ideologias plantadas em suas mentes por esses espíritos enganadores, anunciando-lhes o Evangelho de Cristo (vd. Efésios 6:15), a fim de resgatá-los da “escuridão” que estão vivendo.
Nós devemos entender como um ato da bondade de Deus o fato de Ele nos dar a oportunidade de estarmos unidos com Cristo, para que, por meio da força do Seu poder, sejamos capazes de lutar contra esses poderes que mantêm o mundo em “escuridão” (em desordem espiritual e moral). Essa condição se deve à rejeição a Jesus, a “Luz divina”, que veio ao mundo para trazer a iluminação da vida aos seres humanos. (vd. João 1:4,5,9; 8:12)
2. Nós vivemos em um “mundo em escuridão”. O que isso significa?
Nós precisamos voltar ao livro de Gênesis (vd. Gênesis 1:2), pois é nele que aprendemos que o planeta Terra estava sob uma profunda “escuridão” e o sentido é que ele estava em um estado caótico, desolado, em desordem, sem forma e vazio.
Todavia, importante é saber que Satanás e seus demônios habitavam nessa “escuridão” que cobria o abismo. Esses seres, antes de se rebelarem contra Deus eram anjos dedicados a Ele, mas preferiram a desordem espiritual e moral, em vez de se manterem em santidade. Eles foram expulsos do Céu (sobre a queda de Satanás do Céu: Isaías 14:11-23; Ezequiel 28:11-19) e vieram habitar na “escuridão”, na desolação ou na desordem que cobria a Terra.
No nosso texto base, a palavra “escuridão” é um substantivo, indicando um estado de “desordem espiritual e moral”, decorrente da indiferença, rebelião e da rejeição, tanto da presença como do conhecimento de Deus, por parte do ser humano.
É esse caos, tanto espiritual como moral, que torna a vida humana sem forma e vazia, ou seja, a perda do sentido divino para o qual ela foi criada. Portanto, viver nesse estado é estar na mesma condição em que se encontram os seres demoníacos que foram expulsos do Céu. É viver sob o poder “daquele” que os transformou em adversários da Verdade divina. (vd. João 8:31-45)
3. A influência das forças espirituais do mal em “um mundo em escuridão”
Essa influência corresponde a seres espirituais malignos, isto é, governos, autoridades e poderes espirituais que influenciam a mente dos seres humanos, fazendo com que sejam seus agentes terrenos propagadores da mentira e da maldade, a fim de manterem o mundo em que vivemos na “escuridão”, na independência de Deus. Nós não podemos enxergar esses seres, mas os vemos por meio dos pensamentos, palavras e ações de seus agentes humanos, influenciando muitos a agirem contra a Verdade e aos propósitos divinos.
Aceitando viver sob a influência desses poderes espirituais, seus agentes humanos vivem sob o manto da mentira, influenciando e conduzindo a sociedade a um abismo espiritual e moral profundo. Muitos deles ocupam posições estratégicas e, pelas forças do mal, são usados como iscas, disfarçados como mensageiros da verdade e de bondades. A finalidade desse disfarce é a de atrair os desprovidos da luz do “conhecimento bíblico sobre Deus”, para enganá-los e mantê-los na “escuridão” (na cegueira espiritual que causa a desordem espiritual e moral).
Observe as palavras do apóstolo Paulo:
3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto [i.e. no lugar obscuro, oculto e, portanto, na escuridão], é para os que se perdem que está encoberto, 4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. (2 Co.4:3,4 NTLH)
Ainda:
14 E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz (i.e. um mensageiro da Verdade e de bondades). 15 Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem. (2 Co.11:14,15 NTLH)
Repare a expressão “servidores dele” no verso 15: o sentido é que eles são chutados pelos seus influenciadores malignos e se “levantam rapidamente” para espalhar o engano proveniente de seus mestres.
4. Viver na “escuridão” ou nos “falsos valores da vida”, para muitos, é tão necessária como a respiração
Há alguns dias eu assisti a um vídeo, no qual um líder político dizia: “a mentira voa, enquanto a verdade engatinha e que para se chegar ao poder é necessário mentir! Este foi o conselho que ele recebeu de sua educadora, a sua mãe! Você consegue enxergar a “escuridão”, a desordem espiritual e moral, tanto familiar como na sua declaração?
5. A verdade pode ser lenta, mas é somente ela que o livrará da opressão e da miséria
O tal líder, mencionado anteriormente, não falou nenhuma mentira, pois toda a verdade tem sua raiz na Verdade divina e ela só é aprendida com vagar e muita reflexão. A pessoa que decide aprender sobre a Verdade divina precisa desejar estar na “Casa do Pai, diante do Seu Mestre”, o “Eterno Professor”, que é o SENHOR Deus, o seu “Paciente Educador” na Verdade. (vd. Salmos 23:6; Mateus 11:28-30) Para se aprender a Verdade é necessário ter grande disposição para ouvi-la, ser submisso a ela e, pacientemente, observá-la em todos os seus caminhos. (vd. Provérbios 3:1-8)
A Verdade o leva a refletir, pensar, meditar, estudar, enquanto a mentira, a agir rapidamente a “colar” na sua vida as ações de terceiros para ganhos fáceis, sonhar fantasias, pensando que conquistará o que sempre desejou. (vd. Lucas 12:13-21) É somente pelo aprendizado da Verdade que você encontrará o poder para enxergar as tramas da “escuridão”, enfrentá-las e se manter na “Luz”, na Vida verdadeira oferecida por Deus.
Sim, a Verdade é lenta e a mentira é rápida. Quanto tempo durou para Eva ser seduzida e enganada pelo Diabo, no Éden? Quanto tempo durou para Adão ser seduzido, aceitar e cair na conversa de Eva? Minutos? Foi tudo muito rápido! O que eles fizeram após terem desobedecido a Deus? Procuraram um “lugar obscuro”, pensando poderem se ocultar do Criador. Por quê? Tanto as suas mentes como suas vidas se transformaram em um caos; eles estavam envoltos pela “escuridão”, pela desordem espiritual e moral.
Eles perderam a paz, a segurança, a vida plena ou abundante, as riquezas e as provisões de todas as coisas boas que Deus lhes havia dado. Eles se dirigiram à miséria, que é a marca de um mundo mergulhado na “escuridão”. Tudo isso lhes aconteceu porque não foram fortes para sustentarem a Palavra que o SENHOR lhes havia dado e ficaram espiritual e moralmente enfraquecidos. A “escuridão”, rapidamente, influenciou e envolveu suas mentes. Vislumbrando o sucesso, eles se tornaram cegos! Eles conheceram o medo e a insegurança!
Essa mesma “escuridão”, que cobre os “abismos da perversidade” de muitos seres humanos hoje em dia, só pode ser dissipada pela “Luz da Verdade”, que é Cristo. Então, terão de escolher entre viver perseverantemente na “Luz”, submetendo-se a ela, ou continuar a agir sob a influência dos poderes que governam o “mundo em escuridão”.
Tanto Adão como Eva agiram rápido um contra o outro e ambos contra Deus, porque se submeteram a autoridades falsas, desprezando a de Deus (vd. Gênesis 3:12,13). Eles se lançaram na “escuridão”, no terreno do pecado, das mentiras e discórdias.
Adão e Eva, que só conheciam o “bem”, mas que pelo afã de serem possuidores do que lhes havia proibido pelo Criador (buscarem o conhecimento do bem e do mal), deixaram por herança à sua descendência a “escuridão”, a qual se esconde em nossas almas. Essa “escuridão”, existente dentro de cada um de nós, só pode ser revelada pela luz da Palavra Viva e cortante de Deus. Ela julga as nossas mentes no que se refere aos nossos desejos e pensamentos, pois nada está oculto para Deus. (vd. Hebreus 4:12)
Jesus veio para nos resgatar do poder desses espíritos infernais, para que escapemos da “escuridão” que tem mantido o ser humano em uma prisão de angústias, medos e esgotamentos emocionais, a fim de que conheçamos e permaneçamos na “Luz” dos Seus ensinamentos. No entanto, a resposta de muitos não tem sido satisfatória. Veja o que Jesus disse:
19 E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. 20 Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. (Jo.3:19,20 NTLH)
No entanto, Jesus continua Se oferecendo àqueles que desejam outra vida em vez da desolação ou desordem espiritual e moral. Ele disse:
Eu sou a luz do mundo; quem me segue [i.e. quem se juntar a Ele como aluno ou discípulo] nunca [i.e. de modo algum, certamente que não] andará na escuridão [i.e. fará da desordem espiritual e moral seu princípio de conduta], mas terá a luz da vida. (Jo.8:12 NTLH)
Portanto, não despreze o poder das forças espirituais do mal que governam este mundo. Cuide da sua mente, alimentando-a com a Palavra de Deus. Ande na luz dos ensinamentos de Jesus, procure ter uma vida aprovada por Deus e você será fortalecido por Ele a andar vitoriosamente neste mundo tenebroso.
Que Deus nos abençoe!