Efésios 6:10-12
Texto base:
10 Para terminar: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. 11 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. 12 Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. (Ef.6:10-12 NTLH)
Para que nós sejamos capazes de nos opor às forças espirituais do mal, que dominam este mundo indiferente às Instruções divinas, Deus nos confeccionou uma armadura espiritual. Dentro dela, nós obteremos toda a ajuda divina, seremos fortalecidos e viveremos corajosamente para fazermos a Sua vontade, a qual nos trará grandes benefícios, tanto momentâneos como eternos.
1. Com o Seu grande poder, Deus tem agido e continuará agindo a seu favor
Quando nós nos familiarizamos com a Bíblia, ficamos atônitos com as manifestações de Deus em favor do Seu povo. Eu citarei quatro: as pragas sobre o Egito (vd. Êxodo 7-11), a abertura do Mar Vermelho (vd. Êxodo 14-15:20), a queda das muralhas de Jericó (vd. Josué 5:13-6:1-27), o fogo que desceu do Céu sobre o altar de Elias no Monte Carmelo (vd. 1 Reis 18). Cada um desses eventos pode trazer muito significado às nossas vidas, no âmbito espiritual e moral.
Quando Deus determina que algo segundo a sua vontade, precisa ser feito, seja para trazer algum livramento aos Seus filhos ou permitir que passem por situações adversas, as quais lhes servirão como disciplina, correção de caráter ou provas de fé, ninguém poderá impedi-Lo. (Isaías 14:24-27; 43:13; 1 Pedro 1:6,7) Portanto, aprendamos que Deus manifesta o Seu grande poder tanto pela Sua vontade ativa como pela permissiva. (vd. A experiência de Paulo para que o seu orgulho espiritual fosse quebrado, em 2 Coríntios 12:7-10)
Quando lemos os Evangelhos, nós nos deparamos com as manifestações do grande poder de Deus através de Jesus, àqueles que estavam sofrendo grandes males físicos e espirituais. João denominou os milagres de Jesus como sinais, para que as pessoas cressem Nele e recebessem a Vida Eterna em Seu Nome. (vd. João 20:30,31)
Portanto, nunca duvide do poder de Deus, tanto para lhe trazer livramentos (Sua vontade ativa) como para discipliná-lo ou educá-lo (Sua vontade permissiva). Em ambas as situações, seja humilde, submeta-se a Ele e será honrado no tempo certo. (vd. 1 Pedro 5:6,7)
“Entregue [i.e. mantenha a fé ou a confiança ao entregar] os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece.” (Sl.55:22 NTLH)
2. Com o Seu grande poder, o SENHOR sempre o fortalecerá, desde que você se una e seja obediente a Ele
O grande poder do SENHOR, segundo a palavra usada por Paulo nosso texto base, é a força para realizarmos a nossa missão em Cristo sobre a Terra. É a vestimenta do SENHOR, que nos dá “capacidades” para andarmos e fazermos as obras da Sua graça em meio à desgraça.
É “dentro” desta vestimenta, que é chamada de “armadura”, que nós receberemos toda a força da Sua graça para lutarmos contra os seres espirituais do mal, os quais atuam para destruir a Verdade em nossas mentes e a nossa fé em Cristo. Por isso, Paulo diz:
Vistam-se com toda a armadura [i.e. “peço que entrem para dentro” da roupa que lhes servirão como a armadura] que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas [i.e. esquemas, métodos, truques, artifícios, ciladas, malandragem] do Diabo. (Ef.6:11 NTLH)
O verbo “vestir” significa “entrar dentro” de algo e, no caso, “para dentro” de uma vestimenta que nos servirá como uma armadura e nos dará “capacidades” para fazermos alguma coisa. Essa “armadura” significa algo que nos dará sustentação e conexão (que liga uma coisa à outra, ou seja,) com Deus e fará com que “entremos e nos mantenhamos dentro da Sua graça”, a fim de realizarmos algo que corresponde à Sua vontade.
Sobre os componentes dessa armadura, nós meditaremos posteriormente. Agora, o importante é sabermos que, dentro dessa armadura, provamos que estamos “unidos” com Deus e que, por meio dessa conexão, cooperação e amizade, realizaremos a Sua vontade, e assim, nós seremos eternamente abençoados por Ele. (vd. Mateus 5:6)
3. Julgue como importante vestir e permanecer “dentro” da vestimenta do SENHOR
Qual é a importância de estarmos dentro dessa armadura? É pelo uso dela que nos manteremos vigilantes, tanto na nossa missão cristã de propagar o Evangelho como detectar as “armadilhas” satânicas que visam matar, roubar e destruir a nossa fé em Cristo. A prova do que estou falando está no verso 13:
Por isso [i.e. pela razão de o nosso mundo estar sob o domínio das forças espirituais do mal] peguem agora a armadura que Deus lhes dá (a fim de se unir a Ele). Assim, quando chegar o dia [i.e. em qualquer momento entre o nascer e o pôr do Sol] de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. (Ef.6:13 NTLH)
No Getsêmani, Jesus disse aos Seus discípulos:
“Vigiem [i.e. acordem, despertem] e orem [i.e. movam-se para Deus, tenham desejo por Ele e pela Sua presença] para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mt.26:41 NTLH)
Se você tem algum conhecimento bíblico, não será difícil perceber a presença do mal, mas opor-se e lutar contra ele é uma tarefa difícil e você não conseguirá realizá-la pelas suas próprias forças.
O exemplo de Adão e Eva: eles foram os primeiros a receber uma vestimenta da parte de Deus. (vd. Gênesis 3:21) Antes de pecarem, eles tinham ciência dos limites e das exigências dadas pelo Eterno e, em vez de permanecerem nas Suas Instruções, eles se entregaram às distorções (à malandragem) de Satanás e se uniram às suas ideias por interesses pessoais. Eles desobedeceram a Deus, porque permitiram que Satanás enchesse suas mentes com ensinos falsos e fantasiosos.
Expulsos do Éden, Adão e Eva iriam peregrinar neste mundo, mas não mais do modo como a ele vieram. Deus fez roupas com peles de animais e os vestiu, e qual é o significado disso? A palavra “vestes” significa “elevação, notabilidade, abundância e o movimento poderoso de uma fera”. Essas vestes, feitas de peles de animais, representavam a Pessoa de Jesus, que é “o Cordeiro” (vd. João 1:29), mas que também é “o Leão”, segundo o profeta Ezequiel. (vd. Ezequiel 10:14) Eles, a partir daquele momento, expressariam elevação e força, caso se mantivessem sob as razões e os objetivos de Deus tê-los vestido.
A importância de ingressarmos e nos mantermos “dentro” dessa armadura divina é para vivermos na salvação que nos foi oferecida pelo “Cordeiro” (Jesus) e estarmos recebendo a força que vem do “Leão” (Jesus), a fim de realizarmos corajosamente o trabalho que Deus nos ordenou. Não consideremos uma igreja como elevada por causa da sua história, liderança, o tipo de louvor ou pelo ensino que apresenta, mas, quando ela, possuindo essas coisas, cumpre a Sua missão em Cristo, segundo os objetivos estabelecidos por Deus, que é levar as pessoas a uma transformação de pensamentos e modo de vida, segundo a Palavra e o poder do Espírito de Cristo Jesus.
4. Cuidado com a ansiedade, pois ela pode torná-lo descuidado e fazer com que você caia em armadilhas
Uma “armadilha” é preparada para os ansiosos e descuidados, para os que se lançam afoitamente em busca do seu sucesso pessoal. Jesus, no deserto da Judeia, foi tentado a cair na armadilha satânica, mas agiu com discernimento e confiança nas Instruções divinas. (vd. Mateus 4:1-11) Durante a Sua vida e por meio dos Seus ensinamentos, Jesus deixou claro que aquele que se deixa cair na armadilha satânica perderá o sentido divino para a vida e, capturado, será enjaulado, destruído e devorado pelo seu captor (por quem o captura – vd. 1 Pedro 5:8).
Quando um cristão cai da sua posição segura (da graça divina – vd 2 Pedro 3:17) e se associa às instruções satânicas, ele espiritualmente morre e perde a sua dignidade moral aos olhos de Deus. Logo, ele se torna em um escravo ou prisioneiro de um sistema de vida contrário aos valores divinos e eternos. Portanto, ele vive em inimizade com Deus. (vd. Tiago:4:4; 1 João 2:15)
Segundo a “malandragem” satânica, a pessoa não precisa deixar de ser religiosa e de ir à sua igreja, desde que ela se torne ineficaz, quanto aos objetivos de Deus, nas diferentes áreas da sua vida. A artimanha satânica é torná-lo em um cristão nominal com uma crença superficial.
O cristão nominal e superficial não se interessa em entender a razão ou os objetivos divinos de ele pertencer à Igreja e estar nas suas reuniões, de ler, estudar, conhecer e meditar na Bíblia, da vigilância e da oração, do convite divino para estar Cristo e andar com Ele, do sacrifício de nossas palavras para transformá-las em louvor, dos limites e das exigências divinas para permanecer na Sua graça. O cristão nominal, por ser um desconhecedor das Instruções divinas, simplesmente diz: “Eu creio que estou na graça, porque Deus me escolheu para estar Nele e pertencer a Ele, para sempre!”
Ele é como uma criança que não entende os objetivos de ter a autoridade de seus pais sobre si e de tê-los como seus educadores. Ela tem seus pais, mora na mesma casa que eles, mas o seu coração está longe deles! (vd. Mateus 15:8; Isaías 29:13) Para ela, seus pais não são autoridades, mas subservientes às suas vontades e, por isso, se rebela quando não é atendida. O engano é a raiz da sua teimosia e ela precisa ser esclarecida quanto a essa armadilha.
Quando o nosso coração não está sob a autoridade de Deus, fatalmente, ele estará fora da Sua graça! Como crianças imaturas, o nosso coração estará sempre nos nossos interesses pessoais e não nos objetivos divinos. Considere o alerta do apóstolo Paulo:
Então [Segundo o contexto (Ef.4:13): porque buscamos a maturidade e o crescimento em Cristo] não seremos mais como crianças, [i.e. imaturos, iletrados, desconhecedores das Instruções divinas] arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Essas pessoas inventam mentiras [i.e. criam métodos, esquemas, truques, armadilhas] e, por meio delas, levam outros para caminhos errados [i.e. para comportamentos desviantes dos objetivos da Verdade e dos propósitos divinos]. (Ef.4:14 NTLH)
Diante do que vimos e do que ainda nós veremos, eu peço que não coloque a sua vida em risco. Deus sempre agirá com grande poder a seu favor, mas esteja unido com Ele e seja obediente às Suas Instruções. Procure permanecer nos limites e nas exigências da Sua graça, pois é desse modo que você receberá toda a Sua ajuda. Não se deixe guiar pelas suas ansiedades, mas torne-se um amigo da Palavra de Deus e traga à sua vida os seus preciosos princípios e valores, pois eles o tornarão em uma pessoa sábia e cada vez mais forte.
Que nós nos mantenhamos na graça de Deus, vestindo a roupa ou a “armadura” que Ele mesmo nos confeccionou, pois é desse modo que viveremos uma vida abundante, elevada e vitoriosa em um mundo tenebroso, caótico e, certamente, sem nenhum sucesso futuro
Que Deus nos abençoe!