Skip to content Skip to footer

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Mateus 26:48-54

Texto base:

48 O traidor (Judas) tinha combinado com eles um sinal. Ele tinha dito: “Prendam o homem que eu beijar [i.e. “a quem eu vou demonstrar afeição e devoção, de modo irônico”], pois é ele.” 49 Judas foi até perto de Jesus e disse: — Mestre, que a paz esteja com o senhor! [no hebraico: Shalom, Rabbi!] E o beijou. 50 Jesus respondeu: — Amigo, o que você vai fazer faça agora [i.e. “Falso companheiro, você pode revelar o propósito de ter vindo a Mim?”]. Então eles chegaram, prenderam Jesus e o amarraram. 51 Mas um dos que estavam ali com Jesus [o texto se refere a Pedro – vd.  João 18:10] tirou a espada, atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou uma orelha dele. 52 Aí Jesus disse: — Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada. 53 Você não sabe que, se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos? [i.e. mais de 80.000 anjos] 54 Mas, nesse caso, como poderia se cumprir aquilo que as Escrituras Sagradas dizem que é preciso acontecer? (Mt.26:48-54 NTLH)

Sabemos que estamos vivendo dias difíceis. O estresse e as dificuldades com as quais nos deparamos, sem dúvida alguma, produzem instabilidade emocional. Ela tem sido uma marca nestes nossos dias e, quando a instabilidade emocional toma conta do ser humano, somente Deus, a Quem a maioria despreza, é capaz de amenizar e curar nossas angústias e medos.

Embora a questão emocional seja em parte negligenciada, ela comanda várias instâncias de nossas vidas. Muitos dizem que pessoas emocionalmente instáveis não são confiáveis. Mas, quem já não se apresentou como emocionalmente instável? O fato é que a nossa instabilidade emocional se revela, em certos momentos, através de nossas crenças, sentimentos e ações.

Também é fato que muitas pessoas demonstram um comportamento bipolar. Seus sintomas se apresentam por meio de manias, anormalidade e alterações de personalidade, tanto no humor como na sua energia (ânimo e desânimo) às suas atividades. Nesses picos emocionais, a pessoa pode se tornar impulsiva, agindo de modo irrefletido e, às vezes, violenta. Na linguagem popular, nós denominamos o bipolar como sendo “uma pessoa de lua”, pois, em um momento, ela age de um jeito, e em outro, ao avesso.

Os “dois motivos principais” que levam as pessoas a terem esse comportamento antagônico são: o fator genético (doença) e a instabilidade familiar (provenientes de conflitos familiares, educação autoritária ou ditatorial, negligência e abuso sexual). Aos que vivem nessas condições, afirmo: Deus tem o poder para curá-los (vd. Êxodo 15:25,26; Salmos 147:3), pois, pela fé em Cristo, abandonam o passado, obedecem a Ele e adquirem uma vida mais estável a cada dia por estarem conhecendo a Deus e desfrutando das Suas orientações e grandeza.

1. Seja valente e corajoso, mas para confiar e se sujeitar aos planos de Deus

52 Aí Jesus disse: — Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada. 53 Você não sabe [i.e. “Pedro, você é incapaz de ver e considerar”] que, se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos? [i.e. mais de 80.000 anjos] 54 Mas, nesse caso, como poderia se cumprir aquilo que as Escrituras Sagradas dizem que é preciso acontecer? (NTLH)

O nosso texto base não revela, mas foi o valente Pedro que, pelo uso da sua espada, cortou a orelha do empregado (Malco) do sumo sacerdote. (vd. João 18:10) Contudo, em outra passagem, nós o vemos covardemente mentindo, dizendo não conhecer Jesus. (vd. Mateus 26:69-75) Pedro é um exemplo de uma pessoa impulsiva, que demonstrou sua instabilidade emocional, mas que, posteriormente, foi restaurado e seguiu agindo como um apóstolo fiel a Cristo.

Pedro precisava aprender que a pessoa que conhece a Deus, precisa compreender e se sujeitar à Sua vontade, aos Seus planos, e essa é a coragem que Deus requer de Seus filhos, pois ela os torna firmes e inabaláveis pela razão de Deus estar sempre ao redor deles. (vd. Salmos 125:1,2)

O que Pedro precisava considerar? Que ele estava diante Daquele que é o Comandante (o Príncipe, Líder, Chefe. General) dos exércitos angelicais do Eterno! Jesus procurou ensiná-lo sobre a importância de se manter emocionalmente estável, a qual vem pelo conhecimento que se possui da missão que lhe é dada pelo Pai Eterno e a obediência às Suas ordens e propósitos.

2. Ocupe-se em fazer a vontade de Deus e Ele o ajudará a vencer suas preocupações

13 Josué estava perto da cidade de Jericó. De repente, viu um homem com uma espada na mão parado na sua frente. Josué chegou perto dele e perguntou: — Você é do nosso exército ou é inimigo? 14 — Não sou nem uma coisa nem outra — respondeu ele. — Estou aqui como comandante [i.e. o Príncipe, Líder, Chefe. General] do exército de Deus, o SENHOR. Josué ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e o adorou. E disse: — Estou às suas ordens, meu senhor [i.e. meu Chefe, Dono, Líder]. O que quer que eu faça? 15 O comandante do exército do SENHOR (Jesus, no Velho Testamento) respondeu: — Tire as sandálias porque a terra que você está pisando é santa. E Josué obedeceu. (Js.5:13-15 NTLH)

Na Antiga Aliança (Velho Testamento), nós temos um exemplo do que estou falando: Josué, o sucessor de Moisés, encontrava-se um tanto apreensivo e pensativo sobre como tomar Jericó, pois ela era a cidade mais bem fortificada dentre todas as outras na terra dos cananeus. Não há dúvida de que ele se encontrava emocionalmente instável, quando, repentinamente, o SENHOR veio até ele.

O que esta passagem nos ensina?

  • Josué precisou “pisar no freio” das suas imaginações e emoções, procurando saber diante de “Quem” ele estava;
  • Josué reconheceu que, na escala hierárquica, ele era inferior “Àquele” que o procurou;
  • Josué se entrega aos cuidados do SENHOR, ajoelhando-se e adorando;
  • Josué demonstrou um espírito de humildade, submissão e obediência às Orientações divinas, e qual foi a primeira ordem divina?
  • Antes de qualquer ação, busquemos e sigamos estas ações, certos de que receberemos de Deus demais orientações. (vd. Josué 6:1-20)

A primeira razão de essa passagem nos ensinar sobre essas ações é para que não sigamos a lógica que a nossa mente apresenta, mas a de Deus, pois vivemos para enaltecê-Lo. A segunda razão é que para seguirmos as ordens sobrenaturais de Deus (vd. Josué 6) é necessário que nos entreguemos e nos submetamos a Ele plenamente. Jesus, antes de importantes ações futuras, retirava-Se para orar e estar na presença de Deus.

Aos que amam a Deus e confiam Nele, Davi, o grande rei de Israel, declarou o seguinte:

20 Louvem o [i.e. enalteçam, glorifiquem, ajoelhem-se diante do] SENHOR, fortes e poderosos anjos, que ouvem o que ele diz, que obedecem aos seus mandamentos! 21 Louvem o SENHOR, todos os anjos do céu [i.e. todo o Seu exército angelical], todos os seus servos [i.e. Seus ministros], que fazem a sua vontade! (Sl.103:20,21 NTLH)

Há algo a ser aprendido nestes versos bíblicos sobre o louvor e a obediência: por mais que o louvor seja festivo, ele não passará de uma encenação por parte daquele que não se dispõe a ser obediente ao Eterno. Sem o conhecimento de Deus e dos Seus propósitos, não há como expressar o louvor verdadeiro, pois muitos fazem dele uma terapia às suas instabilidades emocionais.

O verdadeiro louvor é proveniente de quem almeja expressar uma fé genuína e ela só é verdadeira por meio da obediência. Portanto, aquele que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus e a faz, expressará uma fé visível e o louvor verdadeiro.

3. Seja obediente ao Eterno e você logo saberá que está em maioria

16 Eliseu disse: — Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles. 17 Então orou assim: — Ó SENHOR Deus, abre os olhos do meu empregado e deixa que ele veja! Deus respondeu à oração dele. Aí o empregado de Eliseu olhou para cima e viu que ao redor de Eliseu o morro estava coberto de cavalos e carros de fogo. (2 Re.6:16-18 NTLH)

Eliseu, o substituto do profeta Elias, era um homem obediente a Deus, mas isso não o impediu de se deparar com situações ameaçadoras. O rei da Síria estava em guerra contra Israel e tudo o que ele planejava em secreto, Deus revelava a Eliseu, o Seu profeta. Sabedor de que Eliseu representava ser o seu maior problema, o rei da Síria resolveu eliminá-lo. Ele enviou soldados para cercar a cidade onde Eliseu morava e, desse modo, acabar com a vida do profeta. Mas ele iria se surpreender!

Pela manhã, o empregado de Eliseu saiu de casa e viu que eles estavam cercados pelos soldados sírios. Apavorado, voltou e disse a Eliseu que eles estavam em terrível situação. Ele questionou o profeta: “Senhor, nós estamos perdidos! O que vamos fazer?” (vd. 2 Reis 6:8-14) Então:

O empregado de Eliseu, demonstrando todo o terror da sua alma e temendo pela própria vida, pensou que tudo estava acabado. A sua instabilidade emocional comandava seus pensamentos e sentimentos, impedindo-o de ver o que precisava visto. Sem a ajuda de Deus, ele via somente o fracasso e a morte. Confiando na estabilidade emocional do seu mestre, dele recebeu a sua oração e, milagrosamente, passou a contemplar o exército de anjos. Então, ele se acalmou!

Saiba que a ajuda de Deus sempre estará de acordo com o poder da pressão e o número de seus adversários. (vd. João 16:33) Quando decidimos agir segundo a vontade de Deus, pressões e adversários nunca nos faltarão, mas o importante é permanecermos unidos com Cristo, o nosso Mestre.

Andar com Cristo é se conectar com o Céu e com o poder do Rei dos Céus! (vd. Salmos 46:7) Aqueles que fazem a Sua vontade devem crer que Deus, o SENHOR dos exércitos, sempre está ao seu lado e é o seu refúgio.

Quando decidimos andar com Cristo, aprendemos a andar com Deus e, ainda que estejamos sozinhos, nós sempre estaremos em maioria! Vivemos em meio a muitas dificuldades, em um mundo dominado pelas forças espirituais do mal e repleto de mensageiros falsos. Diante desse fato, que nós nos animemos com as palavras de João, nosso irmão e fiel apóstolo de Cristo, o nosso SENHOR:

Meus filhinhos, vocês são de Deus e têm derrotado os falsos profetas. Porque o Espírito [i.e. o Espírito ou a Vida de Cristo] que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. (1 Jo.4:4 NTLH)

A minha esperança é que cumpramos a nossa missão em Cristo sobre a Terra e, com a força que o Espírito de Deus nos dá, que não desanimemos e continuemos na esperança viva da Vida Eterna!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação