Skip to content Skip to footer

Senhor, ensina-me os Teus caminhos

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (2 Tm.3:16,17 NTLH)

Salmos 25:4,5

Texto base:

4 Senhor, mostra-me quais são os teus caminhos; ensina-me por onde devo andar. 5 Ajuda-me a andar na tua verdade; ensina-me o que é certo, pois Tu és o meu Deus, o meu Salvador. Confiarei em Ti por toda a minha vida. (Sl.25:4,5 NTLH)

Todo aquele que deseja andar com Deus precisa estar disposto a aprender. Quem está disposto a aprender precisa ter paciência e, portanto, ajudar a si próprio nessa tarefa. Uma pessoa ensinável se esforça com perseverança e paciência na prática de “aprender a aprender”.

Não há dúvida de que Jesus era um Mestre por excelência. Em Seus ensinamentos por parábolas, ensinou que aqueles que tivessem ouvidos para ouvir, deveriam ouvir! (Mt.13:9) Muitos não percebem que o ministério de Jesus era baseado no ensino. Basta que leiamos os Evangelhos e perceberemos como Ele ensinava incansavelmente!

Infelizmente, muitos cristãos oram a Deus, pedindo que Ele lhes mostre tanto o caminho correto como o que é certo ou o errado. Entretanto, para ouvirmos a Deus, é necessário que estejamos habituados à linguagem bíblica (a Palavra de Deus). Além do mais, precisamos ouvir com atenção os que foram designados por Deus para ensiná-la, em um espírito de paixão e fidelidade

Caso não conheçamos os fundamentos da vida cristã, seremos enganados, pois qualquer voz que venha surgir em nosso interior (na mente) será aceita como sendo uma “palavra” de Deus.

Tristemente, a maioria dos cristãos tem assimilado a ideia de que a voz de Deus surge para livrá-los de adversários e problemas. Esse tipo de pessoa não se preocupa se está andando pelos princípios da Verdade divina, pois a sua única preocupação é livrar-se das dificuldades da vida. Então, qualquer voz que lhe traga uma mensagem libertadora (dos sofrimentos, perigos e perdas) será aceita como vinda de Deus.

Quem deseja andar com Deus precisa aprender a submeter-se à Sua direção, pois assim ensinou o profeta Isaías:

Se vocês se desviarem do caminho, indo para a direita ou para a esquerda, ouvirão a voz dele atrás de vocês, dizendo: “O caminho certo é este; andem nele. (Is.30:21 NTLH)

Quando, fielmente, lemos a Bíblia, aprendemos que não devemos criar os nossos próprios caminhos ou crenças, mas andar de acordo com os Seus planos que se ajustam aos nossos dias. Conhecer os caminhos de Deus significa compreendermos o modo de vida que Ele quer que vivamos neste momento da história da vida humana e deste planeta.

15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. 17 Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. (Ef.5:15-17 NTLH)

Por que Deus nos pede essas coisas?

  • Porque fomos salvos de uma vida errada e sem direção.
  • Porque fomos chamados para sermos usados por Ele.
  • Porque prestaremos contas das nossas decisões e comportamentos a Ele.

Quem pretende conhecer os caminhos de Deus é porque deseja andar com Ele. Então:

  • Aprenda que andar com Deus implica em reconhecer a Sua presença e viver para agradá-Lo. & Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada. (Jo.8:29 NTLH)
  • Aprenda que andar com Deus implica em viver à semelhança de Jesus. & Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. (Gl.2:20 NTLH)
  • Aprenda que andar com Deus implica em aceitar o serviço cristão e trabalhar para Deus. & Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. (Mc.10:45 NTLH)
  • Aprenda que viver com Deus implica em exaltá-Lo. & Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Co.10:31 NTLH)

Que nós não desprezemos a advertência de Jesus:

Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. (Mt.7:21 NTLH)

Por outro lado, Jesus afirmou o seguinte:

Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. (Mt.5:6 NTLH)

O apóstolo João declarou duas verdades que devem encontrar abrigo em nossas mentes ou corações:

E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre. (1 Jo.2:17 NTLH)

Portanto, todo aquele que anda no caminho de Deus demonstra o forte desejo de fazer a Sua vontade em um mundo que passará. A vontade de Deus não deve apenas ser procurada em momentos críticos de decisões pessoais, mas deve ser procurada e praticada, conforme registrada nas Escrituras, em cada situação do nosso dia a dia.

Às vezes, o que Deus nos pede não nos parece muito lógico ou justo à nossa maneira humana e terrena de pensar, mas que sigamos o exemplo de Davi, o autor do Salmo 25: “Tu és o meu Deus, o meu Salvador. Confiarei em Ti por toda a minha vida”.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação