Skip to content Skip to footer

Será que vocês não sabem?

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Isaías 40:28-31

Texto Bíblico:

&28 Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. 29 Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. 30 Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; 31 mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam. (Isaías 40:28-31 NTLH)

Na semana passada eu compartilhei com vocês acerca de um povo queixoso, que ignorava suas faltas e culpava a Deus pelos seus infortúnios. Então, nós falamos muito sobre o perigo de nos tornarmos amargurados. Eu gostaria de relembrá-los sobre alguns pensamentos que discutimos no domingo passado acerca da amargura:

  • Ela desvia o nosso foco da glória ou presença de Deus.
  • Ela faz com que não reconheçamos nossos erros e que busquemos pessoas a quem culpar pelos nossos infortúnios.
  • Ela faz com que tentemos olhar para Deus por meio da aflição e não para a aflição com os olhos de Deus.
  • Ela faz com que fiquemos isolados, pois ninguém suporta conviver com uma pessoa amargurada.

O contexto do nosso texto bíblico trata do pronunciamento Divino, sobre o fim do cativeiro do Seu povo, Israel. Foi um período de disciplina Divina, que durou 40 anos na Babilônia. Deus havia enviado Seus profetas para corrigi-los, mas de nada adiantou. Então, Deus fez com que fossem escravos dos babilônios e que vivessem numa sociedade idólatra, assassina e imoral, costumes estes que o próprio povo de Israel havia adotado na Terra Santa.

Sempre ouço que “aquele que não vem pelo amor, virá pela dor!”. Isso é apenas um dito popular, mas em algumas oportunidades reflete a verdade. A pessoa ama fazer o que é mal, e então, o Senhor permite que ela sofra com o mesmo mal que gosta de praticar, pois Ele sempre está tentando abrir os nossos olhos. Por quê? Porque o Senhor se importa conosco.

O povo estava se queixando e murmurando da disciplina Divina, mesmo quando esta estava no seu final. Eles eram incapazes de reconhecer seus erros e culpavam a Deus pelos seus infortúnios.

1. Procure sempre aprender sobre o caráter de Deus, pois isso é de suma importância.

O texto que lemos explica a razão desse espírito de amargura no íntimo dessas pessoas, ou seja, eles ouviram os profetas, os pregadores de Deus, mas deram ouvidos a eles. Então, deixaram de aprender, e se aprenderam, se esqueceram sobre o caráter de Deus:

& 28 (…) O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. 29 Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. (Isaías 40:28,29 NTLH)

Deus:               

  • É o SENHOR, o Deus Eterno. Ele é o Dono de todas as coisas e Eterno. Ele é independente, e não existem outros deuses, nem na Terra nem nos Céus. Deus é Único!
  • É o Criador do mundo inteiro. Por ser o Criador, é Ele Quem dá a vida aos homens, que são sempre dependentes Dele.
  • Não se cansa e não se fadiga. Por ser o Eterno, nunca exaure Sua energia, pois Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. Ele é a “Fonte” de todo poder e energia no Universo.
  • É a Sabedoria incompreensível. A compreensão de Deus é tanto ilimitada como insondável. Não há quem possa mudar Seus pensamentos, planos e caminhos.
  • Aos cansados, ele dá novas forças e enche de energia os fracos.

William Willians, compositor e cantor do País de Gales, que escreveu mais de 900 hinos:

Guia-me, ó Tu, Grande SENHOR,

Sou peregrino nesta terra estéril,

Sou fraco, mas Tu és poderoso.

Segura-me com a Tua poderosa mão.”

O autor dessa estrofe busca mostrar o seu desejo em
ser guiado por Deus, enquanto peregrino em um mundo estéril da verdadeira espiritualidade e moralidade. Ele reconhece a sua fragilidade humana e também o poder do Senhor para sustentá-lo.

Quando uma pessoa passa a andar nos caminhos de Deus, em Cristo Jesus, eu penso que a primeira coisa que ela precisa é reconhecer a sua fragilidade espiritual e moral. Então, como é necessário que ela aprenda sobre a doutrina da salvação! Depois, ela precisa adquirir o conhecimento sobre o caráter de Deus, pois ninguém conseguirá andar com Ele e ouvi-Lo sem respeitá-Lo por Quem Ele é. Então, faço uma pergunta: “Como alguém poderá respeitar a Deus e andar com Ele sem conhecê-Lo bem? É impossível?

2. Cuidado com aqueles que distorcem o caráter de Deus.

É muito comum vermos estudos bíblicos sobre várias áreas, onde os professores retiram versículos bíblicos de seus contextos e distorcem o caráter de Deus. Nós nos tornamos teóricos demais e pensamos conhecer os caminhos e soluções, através de certos versículos apresentados. Entretanto, como poderemos discernir entre o verdadeiro e o falso, sem o conhecimento de Deus?

Há muitos cursos que são dados dentro das igrejas locais, que se parecem mais com terapias do que com instrução bíblica. Eles apontam para soluções e não para o conhecimento do caráter Divino, e é claro que os resultados que Deus espera não acontecem.

Sem o conhecimento de Deus a pessoa voltará a ser o que era, ainda que com conceitos bíblicos! Como as pessoas saberão quem é que está ao seu lado? Se é Deus ou o Diabo? Sem o conhecimento do caráter Divino, nunca saberão.

Além do mais, eis a razão de tantos irmãos e líderes falarem em nome de Deus, ensinando o que Ele nunca ensinou. Pelo que ou por quem nós estamos sendo guiados? Por um amuleto como: sal grosso, tijolinhos, água do Rio Jordão, pedaços da cruz de Cristo, o sabonete que limpa o mal e encostos, o perfume que traz o aroma de Cristo, a toalha com o suor do pregador?

“Será que vocês não sabem e nunca ouviram falar” que essas coisas são provenientes de culturas que Deus amaldiçoou? Elas servem para aqueles que estão longe de Deus, para aqueles que o veem muito distante e precisam de algum amuleto, a fim de, erroneamente, tentar se conectar com Ele.

As pessoas fazem uso dessas coisas porque querem soluções e não a Pessoa e a companhia de Deus, por meio de Cristo Jesus. Elas querem o pão que enche o estômago, mas não querem o Criador do trigo de onde vem o pão. Elas querem o pão físico e não Aquele que é o “Pão Vivo” que desceu dos Céus!

Jesus foi claro quanto a essa cultura entre o Seu povo: ela obedece a princípios pagãos e estes tornarão os filhos de Deus em pagãos, pessoas sem o conhecimento do caráter de Deus. (cf. Mateus 5:25-34)

Sem o conhecimento do caráter de Deus, você buscará a solução para os seus problemas, por qualquer meio que lhe for apresentado em nome Dele e cairá numa armadilha. Não basta saber Quem Ele é, mas é preciso andar com ele intimamente.

Por isso, o nosso texto fala que “aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos“:

3. A vida exige energia, mas cuidado com a ansiedade. Respeite a Deus e O tema em todos os seus caminhos.

&30 Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem. (Isaías 40:30 NTLH)

Os jovens parecem modelos de energia ilimitada, mas quando exageram, ficam cansados e exaustos. O Rei Salomão, filho de Davi, um homem segundo o coração de Deus, disse o seguinte:

&Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. (Eclesiastes 11:9 NTLH)

Em outras palavras: “Jovem, como é maravilhosa a juventude! Desfrute da sua mocidade! Faça tudo o que tiver vontade e procure conhecer tudo o que puder. Experimente tudo, mas lembre de uma coisa: você vai ter de dar conta a Deus de tudo o que fez.

É muito comum ouvirmos: “Ah, se eu pudesse voltar à juventude, mas com a cabeça que tenho agora!” Nós temos saudade da juventude, mas não dispensamos o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Na juventude, éramos impetuosos e impulsivos, porém, nos faltava discernimento tanto acerca das situações como das pessoas e, devido à ausência de uma perspicácia maior, nós fomos levados a cometer muitos erros.

No entanto, para o jovem cristão, não há desculpas com relação à verdadeira espiritualidade que deve moldar a sua vida moral, por meio do conhecimento que adquire sobre os atributos ou caráter de Deus. Tanto o jovem como os mais velhos devem aprender a temer o Senhor, pois é esse respeito que pode tornar a vida mais digna e com verdadeiro sentido.

4. Aprenda a esperar em Deus e, enquanto isso, faça a Sua vontade, pois Ele renovará suas forças.

Todos os homens são inerentemente frágeis, incluindo os jovens, a quem atribuímos energia quase ilimitada. Será que vocês não sabem que:

&Os que esperam no Senhor sempre renovam suas energias. Sobem, voando como águias. Correm e não se cansam, caminham e não perdem as forças. (Isaías 40:31 NTLH)

Aquele povo estava cansado de tanto ser esbofeteado e abusado pelos pagãos, mas agora recebe a notícia de que aquele sofrimento estava no seu final.

Agora, aquelas pessoas precisavam aprender a ter paciência e a andar na presença de Deus, a fim de serem renovadas em suas forças. Esperar, neste verso, não é permanecer na inércia, na estagnação, apatia ou indiferença, mas era necessário que cressem no caráter de Deus que cuida dos Seus filhos, quando estes decidem andar na Sua presença e vivem para a Sua glória.

Deus é o Pai que dá o necessário aos Seus filhos e renova as forças daqueles que decidem depender Dele. Com a força renovada, eles são como a águia que voa muito alto e sempre com muita energia, pois ela é um símbolo de força e com uma capacidade de observação fantástica.

Dentro da vontade de Deus, os jovens são capazes de correrem sem se cansar dos objetivos dados a eles pelo Senhor. Os mais velhos caminham sem perderem suas forças e não desmaiarão.

Será que você não sabe:

  • Que você só pode desfrutar da grandeza de Deus, quando se preocupa a conhecê-Lo melhor?
  • Que a falta do conhecimento verdadeiro de Deus pode levá-lo ao engano?
  • Que a ansiedade por soluções fáceis e rápidas pode conduzi-lo de volta a práticas que Deus já amaldiçoou?
  • Que o temor a Deus e a prática da Sua vontade fazem com que você receba Dele tudo o que é necessário?
  • Que Ele renova as suas forças quando você está disposto a esperar pelas Suas orientações?
  • Que Deus o está chamando para compreendê-Lo melhor e ter comunhão com Ele, a fim de que você possa superar seus temores e a insegurança?

A minha esperança é que nós não esperemos apenas por libertações milagrosas, mas que desejemos a presença de Deus em nossas vidas. Que nós reconheçamos que somos frágeis e que todo o nosso esforço pessoal só nos leva à exaustão. Por isso, que nós aprendamos a depender da vontade e dos planos de Deus.

Jesus nos deu o exemplo ao confiar na vontade e nos planos de Deus para a Sua vida:

&42 Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres. 43 Então um anjo do céu apareceu e o animava. (Lucas 22:42,43 NTLH)

Tomemos a atitude certa. Confiemos em Deus, na Sua vontade e no Seu cuidado por nós, pois, desse modo, o Céu descerá até nós e nos animará, a fim de ficarmos firmes nas Suas promessas!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação