SE PREFERIR, FAÇA DOWNLOAD:
Eu tenho comentado que a maldade afeta três áreas de nossas vidas: a espiritual, pessoal e social. Então, falei com vocês que “desonrar a Deus” é um dos sinais espirituais do final do tempo da Graça. Esse e outros sinais mostram que a volta de Jesus está cada vez mais próxima.
O grande erro de muitos religiosos, tanto do passado como do presente, é o de tentar adivinhar a data para a volta de Jesus. Porém, quando lemos a Bíblia, nós somos motivados a procurar pelos sinais que indicam a proximidade desse grande evento, ou seja, a volta de nosso Senhor Jesus Cristo, para buscar a Sua Igreja. Portanto, nós não somos incentivados a buscar datas, mas os sinais apontados pela Bíblia, os quais indicam que a Sua vinda está mais próxima. (veja Atos 1:6,7)
Vejamos outro sinal espiritual que antecede a volta de Jesus:
2. Desrespeito para com as coisas sagradas.
Como haverá de respeitar tudo o que é sagrado, aquele que não honra a Deus? O apóstolo Paulo declarou o seguinte:
&Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. (Gl.6:7 NTLH)
O sentido da expressão “não se enganem” é: “não induza a si próprio ao erro”, ou seja, “não se desvie ou se afaste da Verdade”. Um texto claro do desvio da Verdade Divina está em Romanos 1:18-32.
&18 Do céu Deus revela a sua ira [a ira de Deus pode se revelar em castigo, rejeição ou desprezo] contra todos os pecados e todas as maldades das pessoas que, por meio das suas más ações, não deixam que os outros conheçam a verdade a respeito de Deus. 19 Deus castiga essas pessoas porque o que se pode conhecer a respeito de Deus está bem claro para elas, pois foi o próprio Deus que lhes mostrou isso. 20 Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. 21 Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. 22 Eles dizem que são sábios, mas são tolos. 23 Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. 24 Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. 25 Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém! 26 Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. 27 E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros. [a homossexualidade não é doença, mas pecado] 28 E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. 29 Estão cheios de todo tipo de perversidade, maldade, ganância, vícios, ciúmes, crimes de morte, brigas, mentiras e malícia. Caluniam 30 e falam mal uns dos outros. Têm ódio de Deus e são atrevidos, orgulhosos e vaidosos. Inventam maneiras de fazer o mal, desobedecem aos pais, 31 são imorais, não cumprem a palavra, não têm amor por ninguém e não têm pena dos outros. 32 Eles sabem que o mandamento de Deus diz que aqueles que fazem essas coisas merecem a morte. Mas mesmo assim continuam a fazê-las e, pior ainda, aprovam [i.e. incentivam, motivam] os que fazem as mesmas coisas que eles fazem. (Rm.8:18-32 N
TLH)
Certa vez, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que compravam e vendiam naquele lugar. Isso quer dizer que Ele expulsou da Casa do Senhor aqueles que a usavam para fins financeiros pessoais.
Por exemplo: se você fosse um judeu religioso daquela época e quisesse oferecer a Deus uma oferta pacífica ou de gratidão, poderia oferecer uma pomba em sacrifício. No entanto, você não poderia trazê-la de fora para dentro do Templo, mas teria que comprá-la lá dentro e o valor da ave era muito mais caro, do que se a comprasse nas ruas de Jerusalém.
Além disso, para que você comprasse a sua oferta, seria necessário trocar o dinheiro e submeter-se às taxas de câmbio, pois a moeda do Templo não era a mesma da que se usava nas ruas e o câmbio era excessivamente alto.
Pois bem! Jesus expulsou esse tipo de gente do Templo, os que exploravam o povo em nome da religião, citando uma passagem do Livro de Isaías:
&E ele ensinava a todos assim: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões! (Mc.11:17 NTLH)
Se Jesus entrasse em algumas igrejas hoje em dia, qual seria a Sua atitude? Com certeza, Ele expulsaria aqueles que se dizem “apóstolos” e que se acham no direito de lançar outro fundamento, que difere do verdadeiro fundamento apostólico. Eles vendem variados objetos por preços exorbitantes, escondem todo o caráter de Deus e mentem ao povo, dizendo que o poder Divino está nessas peças “a preços promocionais” e a pessoa que as comprar será tremendamente abençoada! Eles trocam a Glória de Deus por objetos manufaturados por homens!
Eles praticam a idolatria, a magia e a macumba ao mesmo tempo e, portanto, eles são “desrespeitosos para com Deus” e pagarão muito caro pela falta de respeito Àquele que é Santo! O pior de tudo é que suas consciências estão tão cauterizadas de seus atos pecaminosos, que nem o Espírito Santo consegue convencê-los mais do erro. Eles estão sob o desprezo Divino ou a ira de Deus e, portanto, serão castigados e rejeitados!
3. Afeição aos prazeres mundanos.
A Bíblia aponta como um sinal evidente da volta de Jesus, a busca pelos prazeres mundanos. Certa vez, Jesus proferiu uma parábola que falava de um homem que conseguiu uma grande colheita e achou que estava seguro e abençoado.
&19 Então direi a mim mesmo: “Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos. Agora descanse, coma, beba e alegre-se.” 20 Mas Deus lhe disse: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?” 21 Jesus concluiu: – Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos. (Lc.12:19-21 NTLH)
Essa parábola trata de uma filosofia que tem arruinado a vida de muitos cristãos. Essa filosofia é denominada como “Hedonismo”. Ela se refere a um “estilo de vida que busca incessantemente o prazer como sendo o bem supremo”, a fim de evitar a dor e o sofrimento.
O Livro dos Provérbios diz o seguinte:
&16 Quem se afasta do bom senso está caminhando para a morte. 17 Quem ama os prazeres passará necessidade; quem
ama o vinho e a boa comida nunca ficará rico. (Pv.21:16,17 NTLH)
Em outras palavras:
Aquele que conhece o caminho que produz o bem, e prefere andar constantemente pelo caminho que produz o mal, destruirá sua própria vida. Quem vive só para comer, ficará pobre; quem procura viver entre os grandes banquetes e só quer beber os melhores vinhos, acabará na pobreza.
Eu gostaria de terminar essa meditação, lendo um texto que o apóstolo Paulo escreve ao seu discípulo Timóteo, no qual ele descreve várias atitudes pecaminosas como sinais dos últimos dias do período da Graça do nosso Senhor Jesus Cristo:
&1 Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 2 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. 3 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 4 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente! (2 Tm.3:1-5 NTLH)
Paulo não está falando de pessoas que se encontram fora da igreja, mas das que a frequentam. Porém, mesmo frequentando a igreja, elas demonstram viver fora da vida dela e lutam contra ela.
A minha esperança é que este texto nos ajude a enxergar os sinais que envolvem a vida espiritual de um cristão e que a destroem! Nós não somos perfeitos e, com certeza, falharemos em algumas ocasiões, mas que não aceitemos viver longe da graça e da misericórdia de Deus em Cristo.
Então, esforcemo-nos a fim de vivermos para a glória de Deus, ou seja, para que Ele manifeste todo o Seu esplendor, graça e poder através do nosso espírito, alma e corpo.