Skip to content Skip to footer

Sua autoimagem define o tipo de sabedoria que você tem

Texto base:

I Coríntios 3:18-20

Nas últimas semanas, temos aprendido sobre a sabedoria divina e a tolice humana (sabedoria sobre os padrões do mundo). Aprendemos sobre a finalidade de cada uma, como elas se comportam em meio às aflições e também a capacidade que elas possuem de gerar pessoas segundo a sua natureza.

Entretanto, o ponto central é o cuidado que devemos ter com o que lemos, vemos e ouvimos, pois isso influencia diretamente os nossos pensamentos, ou seja, se vamos ser sábios ou tolos, pois eles formam nossa autoimagem e nos dão uma definição.

18Que ninguém engane a si mesmo! Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser, de fato, sábio. 19Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus pega os sábios nas suas espertezas.” 20E também: “O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada.” (I Coríntios 3:18-20 NTLH)

1. Não tenha uma autoimagem fora dos critérios de Deus

Que ninguém engane (i.e. iluda) a si mesmo!(I Coríntios 3:18a NTLH)

Nesse verso podemos observar o apóstolo Paulo nos advertindo a tomarmos cuidado com a nossa tendência de nos iludirmos com os conceitos que recebemos do mundo, sejam eles positivos, que nos levam a desenvolver orgulho e vaidade, ou negativos, que nos levam a desenvolver depressões e síndromes.

Pois, assim como Eva foi enganada (i.e. iludida) pelas mentiras (i.e. astúcia, artimanha, sabedoria ilusória ou falsa) da cobra, eu tenho medo de que a mente de vocês seja corrompida (i.e. se desvie do estado de conhecimento e santidade, no qual deve permanecer) e vocês abandonem (i.e. rompa com seu local de origem) a devoção (i.e. profundo comprometimento e dedicação) sincera e pura a Cristo. (II Coríntios 11:3 NTLH)

Neste verso, podemos compreender melhor o motivo da preocupação do apóstolo Paulo, pois se Eva, que conhecia os propósitos de Deus e tinha comunhão íntima com Ele todos os dias ao entardecer, se iludiu com a fala da cobra, o que dirá nós, que precisamos nos esforçar para termos comunhão com Deus e vivermos em um mundo bem mais sedutor na atualidade.

Outro detalhe que podemos destacar é que Satanás não quer nos tirar da igreja, assim como ele não quis tirar Eva do Éden. Ele só precisa nos desconectar de Deus, comprometendo o nosso compromisso e dedicação com a obra do Senhor, e o sair da igreja, assim como Eva saiu do Éden, é consequência.

Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus. (I João 3:1 NTLH)

Nesse verso, podemos observar que Deus nos deu uma identidade ao nos fazer Seus filhos, e por isso precisamos viver essa realidade. Note que a identidade oferecida pelo mundo é uma ilusão e por isso gera síndromes, depressões, orgulho e vaidade, mas a identidade oferecida por Deus é uma realidade e, como consequência, gera estabilidade, segurança e convicção.

Por outro lado, a identidade dada por Deus nos desconecta do mundo e por isso o mundo não consegue se relacionar conosco, assim como não consegue se relacionar com Deus, Aquele que nos deu a identidade.

2. Não se ajuste à sabedoria humana, mas à de Deus

18Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana (i.e. inteligente, intelectual e erudito), então precisa se tornar louco (i.e. tolo, sem inteligência, sem conhecimento e sem cultura) para ser, de fato, sábio (i.e. adquirir conhecimento do caráter divino, a fim de cooperar com Deus). 19Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. (I Coríntios 3:18b-19a NTLH)

Nesses versos, podemos observar o apóstolo Paulo alertando aqueles que se permitiram serem iludidos pelo mundo e que agora, dominados pelo orgulho, se sentem sábios. Essas pessoas eram extremamente habilidosas com as coisas deste mundo a ponto de chamarem atenção do próprio mundo.

Porém, ele afirma que se eles queriam ser reconhecidos por Deus como pessoas sábias, precisariam ser classificados pelo mundo como tolos, pelos mesmos critérios que eles utilizaram para qualificá-los como sábios, pois a sabedoria do mundo é loucura para Deus e a sabedoria para Deus é loucura para o mundo.

Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quem ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem ele gosta mais. Tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. (Eclesiastes 2:26 NTLH)

Nesse verso, podemos observar que Deus separa as pessoas em dois grupos. O primeiro grupo são as pessoas que Ele gosta e o segundo grupo são os maus. Vale lembrar que as pessoas que Deus gosta são aquelas que meditam regularmente na Sua Palavra, que anunciam aos outros o que está escrito nela, que se esforçam para viverem em conformidade com ela e que também não se desviam em nada (Js 1:7-8). Por sua vez, Deus qualifica como má qualquer pessoa que não praticam essas coisas.

Os membros do Conselho Superior ficaram admirados com a coragem de Pedro e de João, pois sabiam que eram homens simples e sem instrução. E reconheceram que eles tinham sido companheiros de Jesus. (Atos 4:13 NTLH)

3. A sabedoria humana é uma armadilha para o próprio homem

Como dizem as Escrituras Sagradas: Deus pega os sábios nas suas espertezas. (I Coríntios 3:19b NTLH – conf. Jó 5:12-13)

Nesse verso, podemos observar o quanto Deus é paciente, dando oportunidade para que os sábios segundo o padrão do mundo se sintam confiantes e impunes, de modo que se afoguem com o volume das suas espertezas imprudentes e inconsequentes, não os livrando de suas consequências aqui na terra, como também as utilizando como critérios para o seu julgamento.

11Deus põe os humildes nas alturas, põe num lugar seguro os que choram (conf. Mt 5:3-5). 12Deus faz com que os planos dos espertos falhem e que as suas ações fracassem; 13ele pega os sábios nas suas espertezas e acaba com as suas intrigas. 14Em pleno dia eles ficam no escuro e ao meio-dia andam às cegas, apalpando como se fosse noite. (Jó 5:11-14 NTLH)

Nesses versos, nós podemos observar que aqueles que atendem a condição emocional, moral e espiritual desejada por Deus, serão consolados por Ele, desfrutarão de suas bênçãos e também terão o direito de estarem com Ele no Céu.

Entretanto, aqueles que não atendem as condições exigidas por Deus, terão o próprio Deus como adversário. Eles pensão que são espertos e que estão conseguindo tudo o que desejam, mas não conseguem compreender o que realmente estão fazendo e para onde estão indo, pois o próprio Deus os impede de compreender.

4. A sabedoria humana não tem valor diante de Deus

E também: “O Senhor sabe que os pensamentos dos sábios não valem nada (i.e. desprovidos de força, verdade, sucesso, resultado, inútil, sem propósito).” (I Coríntios 3:20 NTLH)

Nessa última parte do nosso texto base, podemos observar que Deus declara que os pensamentos dos sábios segundo o critério do mundo não valem nada. Alguém pode até dizer que valem, pois muitos deles não têm grandes problemas, têm dinheiro e são bem sucedidos profissionalmente, além de conseguirem tudo o que desejam.

Porém, não estamos falando sobre essas coisas, pois para Deus isso não representa valor algum. O que Deus está tratando aqui é sobre algo que tem valor para ser aceito por Ele e receber Dele a salvação, pois os pensamentos dos sábios segundo o padrão do mundo não tem valor para isso.

11Todos neste mundo devem ser sábios. Ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. 12A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a vida da gente. (Eclesiastes 7:11-12 NTLH)

Nesse verso, observamos Deus avaliando e dando a finalidade da sabedoria que vem Dele, onde Ele afirma que ela é a coisa mais valiosa que uma pessoa pode ter, pois permite que a pessoa seja aceita por Deus e receba Dele a salvação.

27Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. 28Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. 29Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus. (I Coríntios 1:27-29 NTLH)

Portanto, por causa da sabedoria divina, que nós sejamos tudo o que o mundo diz que não devemos ser, pois desejamos ser vistos e aceitos por Ele e desfrutarmos de toda a eternidade ao Seu lado.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação