Skip to content Skip to footer

FAÇA DOWNLOAD:

mp3

Josué 1:7,8

Texto Bíblico:

&7 Seja forte e muito corajoso. Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu. Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for. 8 Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso. (Josué 1:7,8 NTLH)

Todos nós almejamos uma vida bem-sucedida. Desejamos o sucesso. Entretanto, essa busca pelo sucesso tem se tornado uma verdadeira armadilha para muitos cristãos, pois eles têm avaliado o sucesso de acordo com a mentalidade mundana. Nós existimos para glorificar a Deus e termos prazer Nele!

Na semana passada eu falei sobre Moisés e hoje falarei sobre o seu substituto Josué. Antes de morrer, Moisés pediu a Deus para que levantasse um líder que o substituísse, a fim de que o povo de Israel fosse conduzido à Terra Prometida com segurança. (cf. Números 27:15-20; Deuteronômio 3:28; 34:5-9)

Entendamos que a escolha de Josué não se deu pela vontade soberana de Moisés, mas ela foi uma escolha divina. Atendendo ao pedido de Moisés, Deus usou da Sua autoridade soberana, escolhendo Josué. Onisciente, Deus sabia que Josué era o homem preparado para manifestar a Sua glória (bondade, misericórdia e poder) diante de todo o povo de Israel.

Ao longo dos anos, eu tenho lido muitos livros sobre liderança e a maioria deles ensina que uma pessoa, mesmo não sendo um líder pode vir a ser, desde que siga algumas regras e conceitos. No o mundo natural e empresarial, isso até pode acontecer. Entretanto, isso é impossível no mundo espiritual, ou seja, dentro do Reino de Deus, pois é o Próprio Senhor Quem escolhe Seus comandados. Em toda a Bíblia, nós podemos ler e comprovar essa verdade.

Você pode pregar muito bem, administrar sua empresa com muita capacidade, ser um bom pai ou uma boa mãe, um bom professor, porém, esses talentos não o tornarão em um líder espiritual. Você pode ser bom em tudo o que faz, mas sem a autoridade e habilidades espirituais vindas do Reino de Deus, sempre mostrarão as suas limitações e incapacidade para lidar com as situações no seu dia a dia.

Nós falamos do pedido de Moisés a Deus, acerca de um novo líder para o povo de Israel e o Senhor pediu que Seu servo ungisse Josué, filho de Num, para essa missão. Moisés obedeceu a Deus e abençoou Josué como o seu sucessor. Vamos ler:

&5 Assim Moisés, servo do SENHOR Deus, morreu na terra de Moabe, conforme o SENHOR tinha dito. 6 Deus o sepultou ali, num vale que fica em frente da cidade de Bete-Peor. Até hoje ninguém sabe onde ele foi sepultado. 7 Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas ainda enxergava bem e tinha boa saúde. 8 Ali nas planícies de Moabe os israelitas choraram a morte de Moisés trinta dias, até terminar o tempo de luto. 9 Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria. Os israelitas obedeceram a Josué e cumpriram todas as leis que o SENHOR Deus lhes tinha dado por meio de Moisés. (Deuteronômio 34:5-9 NTLH)

Nesse texto, eu gostaria que atentássemos para o verso 9. “Moisés havia escolhido Josué, filho de Num, para ficar no seu lugar. Ele pôs as mãos sobre a cabeça de Josué, que assim ficou cheio de sabedoria.” O sentido do texto não é que Josué ficou cheio de erudição, ou seja, com excesso de conhecimento ou de cultura, normalmente, conseguidos através da leitura ou estudos pessoais. Foi algo sobrenatural!

Entretanto, eu não estou insinuando que não devemos ler, estudar e meditar, pois essas coisas são necessárias, e essas atividades estão dentro da vontade de Deus para o homem. Saiba que aquele que não as pratica perderá muito nessa vida. O que estou dizendo é que antes de qualquer coisa, nós devemos ser homens e mulheres de Deus, ou seja, pessoas que expressem a Sua imagem em todas as áreas da sociedade.

A verdadeira sabedoria resulta do nosso temor a Deus.

Josué era um grande soldado, um grande guerreiro, obediente ao seu líder Moisés, porém, havia algo que ele precisava na sua vida, a fim de cumprir a sua missão. Ele deveria ser um homem sábio.

O sentido de ter a sabedoria bíblica é a capacidade de olhar a vida com os olhos de Deus, ou seja, realizar os Seus planos de acordo com a Sua vontade. A teoria é essa, mas como se alcança essa sabedoria? A Bíblia diz o segui
nte:

&Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender. (Provérbios 1:7 NTLH)

No livro de Jó está escrito o seguinte:

& Para ser sábio, é preciso temer o Senhor; para ter compreensão, é necessário afastar-se do mal. (Jó 28:28 NTLH)

Para que desfrutemos da sabedoria Divina é necessário que respeitemos a Deus, e só entendemos a sua eficácia quando temos a disposição de rejeitarmos o mal, ou seja, tudo aquilo que desagrada o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria porque não querem se afastar do mal.

Sem o conhecimento de Deus é impossível entender a razão de sermos quem somos. Os pais se esforçam para serem bons, a fim de darem uma boa educação aos seus filhos, porém, eles deveriam entender, por meio do conhecimento e respeito a Deus, que devem glorificá-Lo, sendo pais cristãos. O mesmo princípio deveria ser aplicado em tudo o que fazemos, pois antes de tudo, devemos ser homens e mulheres de Deus.

Eu estou pregando a Palavra de Deus a vocês e procurei estudar, meditar sobre tudo o que estou compartilhando. Eu encaro este momento como um momento dentro da missão que Deus me deu. Entretanto, quando compareço diante de vocês, eu devo expressar a todos a minha vida com Deus, ou seja, uma pessoa temente, que respeita o Altíssimo, que se afasta do mal e que procura compartilhar o que aprendeu sobre o caráter santo do Todo-Poderoso. Antes de ser um pregador, eu devo ser um homem de Deus, temente e dedicado a Ele.

Como é importante aprendermos sobre esses princípios, pois só teremos sucesso ao realizarmos nossas atividades respeitando a Deus e nos afastando do mal, ou seja, da natureza perversa que ainda reside em nossa alma e no mundo separado do Senhor!

Vamos ver o que Deus pediu a Josué, pois é o mesmo que Ele nos pede, a fim de que sejamos bem-sucedidos nesta vida.

1. Seja forte e corajoso.

Deus disse a Josué: “Seja forte e muito corajoso.

Deus está pedindo que Josué que fosse firme ou severo contra suas aptidões pessoais, ou seja, que ele não confiasse na sua capacidade pessoal ao realizar alguma coisa ou tarefa. Que a sua força tivesse a presença de Deus como base para os seus atos.

Deus lhe pede que fosse corajoso. O apóstolo Paulo nos diz algo que devemos observar:

&Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes. (2 Timóteo 1:7 NTLH)

O Espírito que habita na vida do cristão, não o torna “tímido” com relação à vontade e aos planos de Deus, mas Ele nos “enche” do testemunho de Cristo Jesus, o qual era cheio de poder, amor e prudência. Esse poder é que nos ajuda a morrermos para nós mesmos, a fim de manifestarmos amor e prudência.

Toda coragem cristã não se baseia em atos impulsivos, brutos e na ignorância do caráter e dos propósitos Divinos. Ela se baseia na coragem de morrermos para nós mesmos, a fim de que a vontade do Senhor seja feita, pois quando a realizamos, praticamos o amor. Na verdade, o amor é a prática de toda a vontade de Deus.

Por isso, nós precisamos ser prudentes em todas as nossas ações, a fim de agirmos de acordo com o que Deus nos pede e não de acordo com os nossos desejos pessoais.

2. Tome cuidado e viva de acordo com a Palavra de Deus.

Deus disse a Josué: “Tome cuidado e viva de acordo com toda a Lei que o meu servo Moisés lhe deu.

Deus lhe pede para “tomar cuidado” e o sentido é o de “ficar de guarda”. Essa ideia é o mesmo que a prática da “prudência”, a qual nos torna pessoas sóbrias em Deus. Neste mundo, nós temos que nos deparar com muitas influências e pensamentos, cujo objetivo é nos afastar da nossa comunhão e compromisso com Deus.

Então, quando tememos a Deus, nós nos afastamos do mal e queremos viver dedicadamente para o Senhor. Que nós amemos a Palavra de Deus e aqueles que idoneamente nos ensinaram, tanto a amá-la como respeitá-la!

Josué teve como seu mestre Moisés. Nós devemos tomar muito cuidado com aqueles que estão nos ensinando as Escrituras, pois sempre existirão aqueles que procurarão distorcê-las com fins egoístas e, em vez de fazerem com nos aproximemos cada vez mais da Palavra de Deus, nos distanciam dela para que fiquemos amarrados às suas ideias e conceitos pessoais.

Que nós alcancemos de Deus o discernimento, a fim de conhecermos muito bem as intenções daqueles que nos ensinam.

3. Não se desvie da Palavra de Deus.

Deus disse a Josué: “Não se desvie dela em nada e você terá sucesso em qualquer lugar para onde for.

Nenhuma opinião humana deve ser mais importante do que as Escrituras Sagradas, pois é nela que aprendemos a confiar no Senhor e a andarmos nas Suas promessas. O salmista disse:

&Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmos 119:11 NTLH)

Em outras palavras: “Eu procuro sempre manter a Tua Palavra na minha mente; procuro constantemente refletir nela, a fim de não pecar contra Ti e envergonhar o Teu Nome.

Nós não queremos envergonhar o nosso Deus e nem pecar contra Ele em nenhuma de nossas ações; portanto, que nós pensemos e meditemos com constância em tudo o que aprendemos, a fim de que a nossa inteligência seja abastecida com a sabedoria Divina. Dessa forma, estaremos no caminho do sucesso.

4. Fale sempre da Palavra de Deus.

Deus disse a Josué: “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei.

Falar aqui é muito mais do que pregar, pois muitos pregam e falam da Palavra de Deus de modo distorcido. O salmista fez uma declaração, que pode nos dar luz sobre esse pedido Divino a Josué:

&Que as minhas palavras e os meus pensamentos sejam aceitáveis a ti, ó SENHOR Deus, minha rocha e meu defensor! (Salmos 19:14 NTLH)

Nós sabemos que as palavras têm poder para construir como para destruir. Porém, as palavras refletem os nossos pensamentos. O que nós pensamos pode nos abençoar ou nos levar a uma verdadeira destruição. Então, os pensamentos são mais importantes do que as palavras. Portanto, quando nos enchemos de pensamentos vãos e pecaminosos, imaginemos sobre o valor das nossas palavras!

Jesus disse aos líderes religiosos da sua época o seguinte:

&Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. (Mateus 12:34 NTLH)

5. Estude a Palavra de Deus e se esforce para viver segundo os seus ensinamentos.

Deus disse a Josué: “Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele.

O sentido de estudar é refletir com prazer sobre o que se aprende. Eu devo ouvir e aprender a Palavra de Deus com prazer e alegria, a fim de ponderar meus pensamentos e palavras. Deus estava pedindo que Josué refletisse dia e noite sobre tudo o que ele havia aprendido, com muito prazer e alegria, a fim de que ele meditasse ou ponderasse sobre o seu caráter e a intenção de suas ações. Ele espera o mesmo de cada um de nós.

O livro de Provérbios nos ensina o seguinte:

& 16 O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. 17 O mensageiro perverso causa a desgraça, mas o de confiança traz a paz. (Provérbios 13:16,17 NTLH)

A pessoa sensata, a que pensa bem antes de falar e agir, conduz o seu próximo a ter paz com Deus. Viver em paz não significa uma tranquilidade terrena, mas uma vida de harmonia com o Criador. A pessoa que vive em paz com Deus revela que parou de rejeitá-Lo e que se submeteu à Sua vontade. Ela está disposta a confiar nos caminhos e pensamentos do Eterno.

Concluindo:

Deus disse a Josué: “Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso.

O sucesso de Josué era realizar a sua missão na Terra Prometida, expressando a glória de Deus. Seria mais ou menos isso: “Josué, você é um grande guerreiro e um hábil soldado. Você tem essas aptidões e são talentos que Eu lhe dei, mas se confiar em si mesmo, logo se desviará das minhas palavras e de Mim. Antes de confiar no que você é, confie em Mim e os seus medos e temores se dissiparão! Eu não estou pedindo que você seja outro Moisés, mas que você aja como ele agiu, ou seja, seja um homem dedicado a Mim, obediente à minha Palavra, que medite sempre nela, que você guarde a sua mente das más influências e que tanto os seus pensamentos e palavras reflitam os meus pensamentos e palavras. Não conduza esse povo somente a uma terra produtiva, mas ensine-o a me respeitar e a andar segundo o meu coração. Se você fizer isso, tudo lhe correrá bem e você será bem-sucedido!

Todos nós temos compromissos e objetivos nesta vida, seja em casa, no trabalho, e muitas são as nossas obrigações. É lógico que queremos ser bem-sucedidos e alguns pensam que já são. No entanto, se não buscarmos os objetivos de Deus, nenhum sucesso experimentaremos, pois este não se relaciona com a abundância de bens ou posições que conseguimos.

A nossa vida está nas mãos de Deus e Ele nos dirige em tudo. Alguns se tornam ricos e outros são pobres. Porém, que expressemos o amor, a misericórdia e o poder de Deus em qualquer situação! Eu já ouvi ricos reclamarem do vazio da suas riquezas e o mesmo ouvi do pobre com relação à sua escassez, o que nos mostra que tanto um como o outro, não entenderam os planos de Deus para suas vidas.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus e existimos para manifestar a Sua Glória, pela vida íntima que temos com Ele. Assim viveu Jesus! Foi isso o que Ele pediu de nós, seja na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na enfermidade, na alegria ou na tristeza.

Se vocês são bons pais e, no entanto, seus filhos se perderem para uma vida mesquinha, avarenta, cheia de orgulho e egoísmo, qual foi a sua vitória ou o seu sucesso? Se você ganha muito bem, enche seus bolsos de dinheiro e obtém muitas riquezas, mas passa a confiar só no que conseguiu e não vislumbra a sua vida na eternidade, qual foi o seu sucesso?

Se você está feliz por chegar onde queria e agora se deleita nos seus sonhos, nos seus interesses pessoais e se esquece da graça de Deus em Jesus Cristo, qual é o seu sucesso?

Quando um pastor me diz que sua igreja está grande e que agora ele é ouvido e respeitado, esse é o seu sucesso? Quantos da sua congregação estão dispostos a se comprometerem verdadeiramente com os alvos de Deus e dedicando suas vidas ao Senhor e tendo como prêmio a eternidade?

O nosso sucesso é uma vida que dá prazer a Deus e quando chegarmos ao fim do caminho, quiçá poderemos dizer como Josué disse a todos os conselheiros, os líderes, os juízes e os oficiais de Israel, que se apresentaram diante de Deus:

&14 Josué terminou, dizendo: – Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o SENHOR. 15 Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR. (Josué 24:14,15 NTLH)

Até no fim de seus dias, Josué chamou a todos para manifestar a glória de Deus! A minha esperança e que façamos o mesmo, por meio da graça, amor, misericórdia e poder que alcançamos em Cristo Jesus. Louvado seja o nosso Deus, para sempre e sempre!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação