Skip to content Skip to footer

Tema ao Senhor para ser sábio

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

Texto base:

Provérbios 9:10

10 Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. (Pv.9:10 NTLH)

A minha proposta é compartilhar que quando tememos a Deus, Ele compartilha conosco a Sua sabedoria e perceberemos os Seus propósitos nas diferentes situações de nossas vidas. Entretanto, se O desprezarmos, nós sofreremos consequências. (vd. Gl.6:7)

O versículo 10 é um dos textos bíblicos mais citados por muitos cristãos. O verso expressa uma verdade: TEMER A DEUS É O MEIO PARA SE OBTER SABEDORIA e, então, aquele que sabe enxergar a vida como Deus a vê, é porque O teme. O que teme ao SENHOR adquire o conhecimento do seu momento e age com prudência, compreensão ou discernimento.

Na última meditação, eu compartilhei que muitos usam os verbos “respeitar” e “reverenciar” como sendo as atitudes que expressam o nosso temor a Deus; todavia, parece-me que muitos relutam em usar o substantivo “medo”, a fim de não chocar muitas pessoas que preferem acreditar que Deus é um Ser amoroso e tolerante. Jesus disse:

Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. (Mt.10:28 NTLH)

Jesus pediu aos Seus discípulos e lhes deu uma grande razão para temerem somente a Deus. A Sua ordem foi dada aos que estavam dispostos a oferecer suas vidas ao serviço espiritual (ministério), o qual expressa a glória de Deus aos homens.

É natural que o trabalho cristão dentro do mundo incite o seu ódio contra os trabalhadores cristãos (os que, de fato, seguem e servem aos propósitos de Jesus). Esse ódio se manifesta em três esferas: perseguições físicas (torturas, martírios etc.); psicológicas (pressões, ameaças, menosprezo, depreciação etc.) e religiosas (seitas, fanatismo, distorções da Verdade, do caráter divino, a desvalorização da Pessoa de Jesus e da Sua Soberania etc.).

Em qualquer das esferas em que o cristão (aquele que serve a Jesus e aos Seus propósitos) é atacado ou perseguido, ele deve temer (ter medo, respeitar, reverenciar) a Deus, pois o SENHOR rejeitará e punirá os desertores, os rebeldes e os que não se comprometem fielmente à aliança que foi proposta por Ele aos que a aceitaram.

1. Temer ao SENHOR fará com que você seja amigo Dele

Davi, na sua experiência com Deus, nos ensina o seguinte:

O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem [i.e. tem com eles intimidade familiar] e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles [i.e. fará com que percebam ou descubram os Seus propósitos nas diferentes situações da vida]. (Sl.25:14 NTLH)

Então, o cristão não teme a Deus para viver assustado ou apavorado por Ele e se afastar de tudo e de todos; o cristão teme ao SENHOR para ser amigo Dele!

Ele sabe que esse é o caminho ou o modo para expressar a Sua grandeza e agradá-Lo nas diferentes situações da sua vida. Portanto, ele adota esse estilo de vida, pois sabe que é por meio dele que desfrutará dos recursos e benefícios divinos, os quais o auxiliarão a se livrar de ciladas espirituais e morais, nas mais variadas circunstâncias que o envolvem.

Além do mais, o cristão que teme a Deus adquirirá maior compreensão dos propósitos divinos, acerca das circunstâncias (bons e maus momentos) da sua vida. Ele sabe que será usado para os propósitos elevados e eternos do Pai, pois a sua sensibilidade espiritual será mais aguçada e, por isso, viverá mais confiante na graça divina em Cristo Jesus. (Rm.8:28,29,34-39)

2. O conhecimento de Deus fará com que você O tema e seja sábio

Ninguém andará no temor do SENHOR pedindo a “unção” e o “poder” do Espírito Santo, pois tanto uma (a unção ou autoridade delegada) como o outro (o poder, a força, a energia divina), são ações de Deus àqueles que procuram compreender o Seu caráter e os Seus propósitos.

Portanto, essas coisas são dadas àqueles que estão comprometidos com Deus, que aprenderam sobre qual é a Sua vontade e propósitos nos momentos específicos de suas vidas. Então, Deus não derramará do Seu Espírito sobre quem não se dispõe a usar o intelecto, ou seja, sobre quem não deseja usar a faculdade de aprender, entender e adquirir a inteligência divina.

Sobre o que estou comentando, eu gostaria que você lesse as seguintes palavras de Jesus:

21 — Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. 22 Quando aquele dia chegar, muitas pessoas vão me dizer: “Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!” 23 Então eu direi claramente a essas pessoas: “Eu nunca conheci vocês! [i.e. Eu nunca fui íntimo e verdadeiramente conhecido por vocês] Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!” [i.e. vocês desprezaram as minhas ordens e propósitos] (Mt.7:21-23 NTLH)

O texto que acabamos de ler nos mostra claramente que é possível estar envolvido no trabalho de Deus, sem temê-Lo, sem conhecê-Lo intimamente e, sem esse conhecimento íntimo, tudo foi feito à revelia ou sem cautela, isto é, sem a prudência ou o cuidado para se evitar um mal.

O que significa a frase “vocês que só fazem o mal”? O sentido é o de não fazer o que deve ser feito para a glória de Deus, mas para o interesse ou ganho próprio. É não fazer para a satisfação de Deus, mas para a própria. Essa falta de cautela é reconhecida na Bíblia como rebeldia, característica de quem é ímpio (aquele que despreza a Palavra e os alvos de Deus).

Então, fica claro às nossas mentes que os que estavam sendo julgados por Jesus (no texto que lemos acima) não temeram nem buscaram o conhecimento de Deus e, por isso, não agiram pela sabedoria divina, mas por interesses próprios. Eles ganharam o seu momento de aceitação por parte das pessoas (fama, reputação pessoal), mas não glorificaram a Deus.

Como consequência, eles foram rejeitados por Jesus! A sabedoria divina nos diz o seguinte, em Provérbios 9:11,12:

11 A SABEDORIA FARÁ com que você viva uma vida mais longa. 12 “SE VOCÊ FOR SÁBIO, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.” (Pv.9:11,12 NTLH)

Os princípios apresentados por Jesus e em toda esta meditação, não são somente para pastores e ministros eleitos ou escolhidos, a fim de atuarem em suas respectivas igrejas locais, mas para todos os cristãos, nos diversos ambientes e situações em que estiverem.

Infelizmente, muitos irmãos e irmãs procuram viver a vida cristã, sem possuírem um conhecimento mais acurado de Deus e, por isso, suas ações são sempre baseadas em ideias próprias (crenças pessoais) e em exposições distorcidas do Evangelho que apelam mais para as emoções, em vez do intelecto alimentado pela boa doutrina.

Portanto, cuidado com as suas ações! Que elas não sejam feitas sobre bases emocionais, crenças pessoais, trapaças e interesses pessoais, mas viva para glorificar a Deus, fortalecer a sua igreja e dar um bom testemunho de Jesus aos de fora do ambiente dela.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação