Skip to content Skip to footer

Toda escolha determina seus resultados

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

2 Tessalonicenses 2:11

Texto Base:

Por isso Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. (2 Ts.2:11)

Há duas semanas, eu compartilhei com vocês que “Deus não tenta” a ninguém. Deus jamais o conduzirá a qualquer desvio, tanto espiritual como moral, pois Ele não nos induz a atuarmos contra a Verdade.

Muitos cristãos, ao lerem estas palavras de Paulo, acreditam que haja pessoas escolhidas por Deus a viverem sob o poder do erro e que já estão condenadas à morte eterna. Segundo esse entendimento, para que orarmos por tais pessoas, se Ele já as designou para viverem longe Dele? De antemão, já afirmo que isso não é verdadeiro, mas uma mentira!

1. Deus quer que todos sejam salvos e que conheçam a Verdade

Observemos as instruções de Paulo aos cristãos ao se reunirem:

1 Em primeiro lugar peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. 2 Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. 3 Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. 4 Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. (1 Tm.2:1-4 NTLH)

Portanto, Deus não decretou a salvação nem a perdição de todos, mas “deseja” que todos sejam salvos dos poderes do Mal, da carne e do mundanismo por meio do conhecimento da Verdade, que é Cristo. Nós não conseguiremos convencer as pessoas acerca de Deus com violência, mas por meio de uma vida calma e pacífica, ou seja, confiando Nele, sendo dedicados ao Seu serviço e respeitando as escolhas de terceiros.

2. Toda escolha determina seus resultados; portanto, que nós escolhamos aceitar e amar a Verdade

Observemos parte do contexto do nosso texto base:

9 O Perverso [i.e. o Anticristo] chegará com o poder de Satanás e fará todo tipo de falsos milagres e maravilhas. 10 E enganará com todo tipo de maldade os que vão ser destruídos. Eles vão ser destruídos porque não aceitaram nem amaram a verdade que os poderia salvar. (2 Ts.2:10 NTLH)

O nosso texto base tem no seu início a conjunção POR ISSO. Ela dá a ideia da razão de as pessoas viverem sob o espírito do erro: elas “não aceitaram e nem amaram a Verdade que os poderia salvar”. Essa escolha não é um decreto ou uma determinação divina, mas uma escolha pessoal que as conduzirá a uma vida de destruição, tanto terrena como eterna!

Nós sabemos que o espírito enganador do Anticristo já atua sobre a Terra, segundo o ensinamento do apóstolo João, preparando o terreno e discípulos para servirem ao “Perverso”. (1 João 4:3) Nós só podemos escapar da destruição presente e vindoura, amando e obedecendo a Jesus.

Certa vez, Jesus disse aos Seus discípulos:

A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E a pessoa que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou. (Jo.14:21 NTLH)

O nosso trabalho cristão é mostrar às pessoas que elas podem ser amadas por Deus e verdadeiramente abençoadas por Ele, desde que amem a Jesus e O obedeçam, pois qualquer escolha contrária as conduzirá a inúmeros transtornos, tanto espirituais como psicológicos nesta Terra e à destruição eterna! Elas precisam aceitar a condição divina!

3. É melhor aceitar e amar a Verdade em vez de ter o coração endurecido por ilusões

O resultado disso [i.e. de não amarem nem aceitarem a Verdade] é que serão condenados todos os que não creem na verdade [i.e. os que não confiam, não se submetem e que rejeitam a Verdade], mas têm prazer no pecado [i.e. em uma vida insubmissa e não aprovada por Deus]. (1 Ts.2:13 NTLH)

Se Deus escolheu pessoas para viverem sob o espírito do erro, por que elas devem ser condenadas? Elas não deveriam ser condenadas por Deus por viverem uma vida incrédula e corrupta! Por que serem condenadas, se Deus as criou para esse propósito? Então, Deus é injusto? Deus espera que creiamos no que Ele diz, nos Seus planos e propósitos e O obedeçamos.

O rei Acabe (o esposo da perversa rainha pagã Jezabel) preferiu ser iludido por 400 profetas falsos em vez de ser humilde e aceitar as palavras verdadeiras do profeta Micaías. O resultado foi a sua morte na guerra. (1 Reis 22:1-40; cp. 1 Tm.4:1)

Quando lemos que “Deus envia o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso”, significa que Deus respeita nossas escolhas e “permite” que sejamos enganados tanto pelas nossas ilusões quanto pelos mensageiros da mentira. (Romanos 1:24-32) Gostaria que você lembrasse do Faraó, nos dias de Moisés. Nós conhecemos as razões de ele ter perdido todo o seu grande exército no Mar Vermelho e ter voltado derrotado ao “seu solitário trono”!

Para ter feito a sua escolha, o Faraó ouviu a si mesmo e as vozes mentirosas de seus conselheiros, e Deus usou esse pano de fundo para endurecer o seu coração. Portanto, cuidado com as vozes às quais você está dando atenção! Elas o levam a amar e a obedecer a Deus ou às suas ilusões, a colocar os seus interesses pessoais acima Dele?

Você está disposto a confiar em Deus e permitir que Ele guie os seus passos ou que estes, pela permissão divina, conduzam-no ao espírito do erro? Deus coloca à nossa frente o caminho da vida e da morte: essa escolha cabe a nós! Caso não seja comprometido aos mandamentos de Jesus e obediente a Ele, você precisa orar e permitir que pessoas dedicadas a Deus orem por você, dia e noite! A vontade de Deus é a tua salvação aqui e eterna!

Prestemos atenção a uma parte da oração de Davi, a qual determina resultados eternos:

5 Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. 11 Ó SENHOR Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente! Ensina-me a te servir com toda a devoção. (Sl.86:5,11 NTLH)

A minha esperança é que tenhamos “a disposição” para ouvirmos e crermos na Verdade, recebermos o Espírito da Verdade, a fim de que, por meio Dele e da Palavra de Deus, sejamos cristãos dedicados ao Seu serviço e dignos da Vida Eterna, onde viveremos a nossa verdadeira felicidade, diante da Glória eterna de Deus

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação