(Jucelino Cardoso de Sá (Celino) – Domingo – 22/04/2012)
SE PREFERIR FAÇA DOWNLOAD:
Filipenses 2:12-13
Nesta parceria, Deus participa do nosso crescimento Espiritual e nós fazemos a nossa parte. Ele usa ferramentas para nos dar o poder, e nós devemos usá-lo.
Devemos trabalhar para completar nossa salvação com a ajuda de Deus, pois é Ele quem opera em nós.
Quais são as ferramentas de Deus?
1 – A sua Palavra, a Bíblia.
Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. (II Timóteo 3:16-17 – NTLH)
Por meio das escrituras Ele nos ensina a viver.
2 – O Espírito Santo.
Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês. Quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. (Romanos 8:9 – NTLH)
O Espírito de Deus nos dá novas forças, vitalidade, desejo e poder para fazer o que é certo. Quando Ele opera em nós tornamo-nos cada vez mais parecidos com Jesus.
3 – As circunstâncias.
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. (Romanos 8:28 – NTLH)
Problemas, pressões, sofrimentos, dificuldades, estresse, sempre chamam a nossa atenção. Para Deus, não interessa a causa dos nossos problemas. Tudo tem a permissão Dele, e Ele usa as circunstâncias ajustando-as ao Seu plano de moldar nosso caráter de acordo com o de Jesus.
Às vezes, é preciso que passemos por uma situação dolorosa para mudarmos de atitude. Porque mudamos apenas quando a dor do sofrimento é maior que o medo da mudança.
Qual é a nossa parte?
1 – Devemos escolher nossos pensamentos.
Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. (Provérbios 4:23 – NTLH)
Não somos transformados pela força de vontade, mas pela renovação da nossa mente. (Rm 12.2). Nossos pensamentos determinam nossos sentimentos, que determinam nossas ações.
Abandone os pensamentos que causam problemas e substitua-os por coisas boas. (Fp 4.8).
Fundamente a vida em pensamentos extraídos da Palavra de Deus e você verá seus velhos hábitos, sentimentos e atitudes desmoronarem. (Jo 8.32).
Leia a Bíblia e medite na Palavra. Meditar é pensar seriamente no que você está lendo. Reserve um tempo diariamente para isso.
Davi revelou em vários Salmos a importância e os benefícios da meditação na Palavra de Deus. O Salmo 1.1-3 é uma promessa maravilhosa!
2 – Devemos depender do Esp&ia
cute;rito Santo.
—Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (João 15:5 – NTLH)
Todo Cristão tem o Espírito de Deus, mas nem todos têm o poder, pois Deus só age quando admitimos nossa total dependência do Seu Espírito.
O segredo da dependência do Espírito de Deus é estar incessantemente em oração. Ore sobre suas decisões, suas necessidades, seus interesses, seus compromissos, sobre os problemas que está enfrentando, sobre pessoas e relacionamentos, trabalho, sobre como gastar seus recursos etc.
Quando oramos, começamos a ver o fruto se desenvolver em nossa vida.
Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. (Gálatas 5:22-23 –NTLH)
3 – Devemos reagir com sabedoria às circunstâncias da vida.
E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. (Romanos 5:3-4 – NTLH)
Devemos nos alegrar apesar das circunstâncias, pois sabemos que Deus está usando-as para o nosso bem, desenvolvendo em nós o caráter de Jesus, que personifica os frutos do Espírito. Quanto mais parecidos com Ele nos tornarmos, mais abençoados seremos.
Tomemos José como exemplo:
É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. (Genesis 50:20 – NTLH)
Faça essa parceria com Deus e seja feliz!