Skip to content Skip to footer

Viva para agradar a Deus e não a si mesmo!

FAÇA O DOWNLOAD DO ÁUDIO

I Pedro 1:14-15

Atualmente, as pessoas são educadas para serem independentes e autossuficientes, ou seja, elas são preparadas para buscarem os seus interesses pessoais a qualquer custo, mesmo que isso signifique passar por cima de outras pessoas.

Elas não pensam verdadeiramente em ninguém, pois só se aproximam de outras pessoas pensando em obter algum tipo de vantagem no relacionamento. Essa regra inclui até mesmo os relacionamentos amorosos, onde o namoro e até mesmo o casamento só dura enquanto os desejos de ambos estão sendo atendidos. Quando isso deixa de acontecer, o relacionamento simplesmente termina e cada um segue seu caminho, como se nada tivesse acontecido.

Infelizmente, as igrejas têm estimulado esse tipo de comportamento quando não ensinam sobre o arrependimento, mudança de vida e a busca por um estilo de vida de dependência a Deus, mas ensinam que as pessoas podem conseguir do Senhor o que desejam. Esse tipo de discurso agrada aos ouvidos, pois a pessoa não precisa ter compromisso com Deus, com a Igreja e nem com as pessoas da igreja, mas a mantém longe de Deus.

14Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. 15Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. (I Pedro 1:14-15 NTLH)

1. Seja obediente a Deus

Sejam obedientes a Deus… (I Pedro 1:14a NTLH)

O nosso texto base já se inicia com uma contracultura, onde o apóstolo Pedro orienta os cristãos a serem obedientes a Deus. Para isso, a pessoa precisa reconhecer e aceitar que tem um Dono, como também aceitar e se submeter às Suas instruções, matando, assim, a sua independência e autossuficiência.

O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade (i.e. dos desejos da natureza humana). (I Tessalonicenses 4:3 NTLH)

O texto que acabamos de ler resume a vontade de Deus para as nossas vidas, ou seja, resume o que Deus espera que façamos. Entendemos que Deus quer de nós duas coisas: que tenhamos uma vida completamente dedicada a Ele e que fiquemos livres da imoralidade.

1.1 – Que eu tenha uma vida completamente dedicada a Deus

Ter uma vida completamente dedicada a Deus significa se manter em constante comunhão com Ele por meio da oração, leitura e meditação na Palavra de Deus, como também em obediência a Ele, ou seja, tudo o que fizermos deve ser por termos a certeza de que é a vontade de Deus para nós e pelo desejo de obedecê-Lo, nunca por interesses pessoais, pois quando entra o interesse pessoal na execução do que Deus nos pede, fica claro que não estamos tendo uma vida de obediência a Ele, mas a nós mesmos.

1.2 – Que eu me livre da imoralidade

Imoralidade é tudo o que a nossa natureza humana nos pede para fazer ou ser e que fere o padrão moral de Deus. Por esse motivo, é necessário que conheçamos o padrão moral de Deus por meio da prática dos hábitos espirituais, a fim de que possamos ter condições de identificar os elementos existentes em nossas vidas que contrariam o padrão moral de Deus e que precisam ser eliminados, como também conseguir Dele os recursos espirituais para que sejamos capazes de cumprir esse desafio.

2. Não viva pelos desejos da natureza humana

não deixem que a vida de vocês seja dominada (i.e. moldada) por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes (i.e. sem conhecer a Cristo). (I Pedro 1:14b NTLH)

Quando o apóstolo Pedro inicia com a expressão “não deixem”, significa que não devemos ficar parados esperando que Deus realize algo sobrenatural em nossas vidas, de modo que os desejos de nossa natureza humana desapareçam, mas é necessário que façamos alguma coisa, que é agir de acordo com o que já aprendemos da parte de Deus.

Quero dizer a vocês o seguinte: deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam (i.e. se renda) aos desejos da natureza humana. (Gálatas 5:16 NTLH)

O texto deixa bem claro que precisamos fazer duas escolhas com relação aos desejos da nossa natureza humana. A primeira é que devemos permitir que o Espírito Santo dirija as nossas vidas e a segunda é que devemos escolher abrir mão de atender aos desejos da nossa natureza humana.

23É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados (i.e. modificados, transformados). 24Vistam-se com a nova natureza (i.e. manifeste o Fruto do Espírito), criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. (Efésios 4:23-24 NTLH)

Esse texto deixa bem claro que precisamos ter uma mentalidade renovada, pois se continuarmos a pensar como antes, continuaremos a buscar as mesmas coisas de antes. Portanto, não é possível ser uma pessoa nova, livre dos desejos da natureza humana, se continuarmos com a mentalidade que tínhamos antes de conhecer a Jesus.

O texto também nos diz que precisamos nos vestir com a natureza divina, ou seja, devemos permitir que as qualidades de Cristo (cf. Gálatas 5:22-23) se manifestem em nossas vidas, as quais só podem ser obtidas por meio da obediência a Deus. Portanto, enquanto vamos cumprindo a vontade de Deus para as nossas vidas, vamos crescendo e nos fortalecendo espiritualmente, a fim de que elas cresçam em nós e anulem a nossa natureza.

O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos (i.e. Seus dons espirituais) para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento (i.e. intimidade) que temos daquele que nos chamou (i.e. deu uma vocação) para tomar parte na sua própria glória e bondade (i.e. missão). (II Pedro 1:3 NTLH)

3. Seja santo em tudo o que fizer

…sejam santos (i.e. completamente separado e dedicado) em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou (i.e. deu uma vocação), é santo. (I Pedro 1:15 NTLH)

Finalizando o nosso texto base, entendemos que Deus espera que sejamos pessoas completamente dedicadas e separadas a Ele, ou seja, que tudo o que fizermos seja feito da maneira que Ele deseja que seja realizado, como também devemos atendê-Lo sem ter uma intenção pessoal por trás da ação.

31Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus. 33Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos. (I Coríntios 10:31-33 NTLH)

Os versos acima revelam o estilo de vida do apostolo Paulo, ou seja, de uma pessoa completamente dedicada a Deus e que ele aconselha todos os cristãos a buscarem. Nos versos, podemos listar as seguintes características:

1 – Tudo o que ela faz é para tornar Deus conhecido (v. 31);

2 – Ela não prejudica ninguém, mas faz o bem a todos (v. 32);

3 – Ela não pensa em seu próprio bem, mas no bem dos outros (v. 33);

4 – Ela tem um forte desejo de que todos sejam salvos (v. 33).

Portanto, que cada um de nós busque ter uma vida de obediência a Deus, a fim de nos tornarmos fortes espiritualmente para dizermos “não” à nossa natureza humana, separando-nos, assim, daquilo que Ele não aprova em nossas vidas e passemos a viver de uma maneira que O agrade, sendo úteis aos Seus propósitos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação