aiease_1782135205828

A torrente de água que cura a alma agitada

Crônica elaborada por Walter de Lima Filho
 
Se você já teve a oportunidade de estar diante das Cataratas do Iguaçu, sabe bem o que é sentir um misto de espanto e pequenez. É um volume monumental de água que despenca sem parar, dia e noite, ano após ano. Olhando aquela imensidão, a nossa mente humana, acostumada com a escassez e com as limitações, logo pensa: “Uma hora essa água vai secar”. Mas ela não seca. Essa imagem é perfeita para entendermos a saúde emocional e a espiritualidade verdadeira. Deus não é como nós, seres humanos, que funcionamos sob pressão, acumulando mágoas, explodindo como pequenos gêiseres de irritação e depois murchamos na apatia ou no cansaço. Deus é a fonte inesgotável da vida verdadeira.
 
No Brasil, vivemos em uma cultura rica, calorosa e expressiva, mas que também se encontra profundamente cansada e sobrecarregada. O ritmo acelerado da nossa rotina moderna gerou um comportamento coletivo de estopim curto. É comum ver pessoas reagindo com agressividade no trânsito, nos lares ou nas redes sociais, quando as coisas não saem exatamente como planejado. Olhando pelo espelho da alma, percebe-se que essa irritabilidade constante nada mais é do que um sintoma de um coração que se colocou no centro do universo. Quando o mundo não gira ao redor das nossas vontades e expectativas, o egoísmo adoece a nossa mente e transbordamos em ira. O estresse que o brasileiro carrega hoje não é apenas excesso de trabalho, mas, muitas vezes, a falta de entrega e o vício de querer controlar o que não nos pertence.
 
É aqui que os ensinamentos e a vida de Jesus curam as nossas crises interiores. Nós fomos criados por Deus com liberdade real de escolha, e Ele respeita profundamente a nossa autonomia e as nossas decisões. Ele não nos força a segui-Lo e nem nos manipula. Porém, quando usamos essa liberdade para trilhar caminhos longe dos Seus braços, começamos a secar emocionalmente. O erro e o afastamento voluntário geram uma autossabotagem, um desgaste mental crônico que nos adoece.
 
Mas Deus, em Sua maravilhosa e abundante Graça, não fica de braços cruzados esperando a nossa ruína completa, ou assistindo de longe com indiferença. Ele nos busca ativamente. Como o salmista Davi percebeu tão bem, a bondade e a misericórdia do Pai correm atrás de nós todos os dias da nossa vida. Ele nos persegue com amor. E essa perseguição não é para nos punir, nos vigiar ou nos apontar o dedo com irritação, mas sim para restaurar a nossa saúde interior, organizar os nossos pensamentos e nos dar o verdadeiro descanso.
 
Para o povo brasileiro encontrar o equilíbrio emocional e a paz que tanto procura, o caminho não passa por fórmulas mágicas de pensamento positivo, rituais religiosos vazios que só servem de fachada, ou pela ilusão de que temos o controle absoluto de tudo. A cura da mente e do coração começa com o arrependimento sincero, onde reconhecemos com humildade as nossas falhas, desarmamos as nossas defesas e decidimos voltar o coração para o SENHOR.
 
Quando escolhemos livremente dar o passo de volta para o Pai, descobrimos que a Sua Graça sempre esteve disponível, como uma fonte inesgotável que limpa o nosso passado e nos capacita a viver de uma forma nova. Em vez do estopim curto da soberba, o amor de Deus reconstrói o nosso interior, nos dando domínio próprio, paciência e uma paz profunda que acalma qualquer tempestade na alma.
 
Eu desejo a você e à sua família uma semana sob as bênçãos de Deus.

Seu amigo e irmão em Cristo, Walter.

Walter de Lima Filho