Skip to content Skip to footer

A razão de estarmos em Cristo – Parte 3: A fé que agrada a Deus (2)

Mateus 5:6,7

6 Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (Mt.5:6,7 NTLH)

O Eterno Se agrada daquele que reconhece humildemente a necessidade de receber a graça de Deus por meio de Cristo, e que ao mesmo tempo se deixa guiar pelo estímulo e encorajamento divinos para agir de maneira transformadora e generosa em relação a toda a criação de Deus. Deus Se agrada da pessoa que exibe essa qualidade de fé, porque, após ir a Cristo, dispõe-se a cooperar com os Seus planos.

A fé que agrada a Deus vai além da devoção particular e das declarações positivas em Deus. A fé verdadeira, além dessas coisas, manifesta-se em ações concretas, em obras que refletem o amor e a compaixão que Deus demonstra aos que Ele chama para cooperar com Ele. A fé verdadeira atende a um objetivo divino, pois ela nos leva a um compromisso ativo para transformar o mundo, onde o amor, a justiça e a harmonia possam prevalecer.

Leiamos o ensinamento de Jesus, interpretando o texto em nossas próprias palavras:

“6 As pessoas que têm o desejo de pôr em prática a vontade de Deus, fazendo dela a sua comida e a sua bebida, agradam ao Eterno e, por isso, Ele faz com que elas sejam plenamente abençoadas, fartas ou satisfeitas. 7 Aqueles que são misericordiosos com o pobre (vd. versos 3-6), dando o que ele realmente necessita de Deus, sempre receberão do Eterno o auxílio de que necessitam.” (vd. 2 Coríntios 1:3,4)

1. A fé que agrada a Deus é a que faz da vontade de Deus o seu alimento – o exemplo de Jesus (João 4:1-45)

Hoje, eu não pretendo entrar em maiores detalhes sobre essa passagem das Escrituras, mas demonstrar que, para Jesus, a vontade Deus era a Sua comida. Jesus chega ao poço de Jacó, pára para descansar e oferece a graça divina a uma mulher samaritana.

31 Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus: — Mestre, coma alguma coisa! 32 Jesus respondeu: — Eu tenho para comer uma comida que vocês não conhecem. [Espiritualmente, vocês ainda não alcançaram o seguinte discernimento: o que Me mantém vivo em Deus e ativo para Ele é fazer da Sua vontade o meu alimento, a fim de que a Sua esplenda natureza ‘seja conhecida por todos’ – vd. João 17:1-8] 33 Então os discípulos começaram a perguntar uns aos outros: — Será que alguém já trouxe comida para ele? 34 — A minha comida — disse Jesus — é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer. (Jo.4:31-34 NTLH)

Quando você lê o contexto, perceberá que a mulher samaritana vivia em uma comunidade religiosa e acreditava ser uma adoradora de Deus, mas que demonstrava um entendimento confuso acerca Dele e da felicidade humana. Jesus, “fazendo da vontade Deus o Seu alimento”, revela à mulher as razões de sua vida amarrada em infelicidades.

2. A fé que agrada a Deus é a que compartilha o que recebeu da graça divina com outros

Após ter ouvido a Jesus, a mulher responde ao que ouviu com fé. Ela sai rapidamente de junto do poço, deixando ali o seu pote e volta a Samaria, a fim de falar a todos sobre Jesus. Ao agir desse modo, ela cooperou com os objetivos de Deus, tornando público a todos o que ouviu e aprendeu de Jesus. Ela agiu para “o bem espiritual e moral” de todos os samaritanos. (João 4:28-30)

À mulher, Jesus ofereceu a graça de Deus e, à graça de Deus, a mulher demonstrou fé. No entanto, a fé que ela demonstrou não lhe deu todo o entendimento sobre Deus e aos Seus objetivos, porque a sua fé ainda era inicial e imatura. Isso fica claro na sua declaração aos samaritanos: “será que Ele é o Messias?”, “será este, porventura, o Cristo?

29 — Venham ver [Venham comigo para descobrir e conhecer] o homem que disse tudo o que eu tenho feito [Ele sabe tudo a meu respeito, das minhas fragilidades espirituais e morais. Ele me conhece como ninguém]. Será que ele é o Messias? (Jo.4:29 NTLH)

Antes de a mulher voltar a Samaria, é importante sabermos o que Jesus falou a ela. Ele não lhe prometeu qualquer milagre, nem tampouco bênçãos e vitórias pessoais, mas a surpreendeu com a Sua atitude misericordiosa e palavras que afetaram a sua consciência:

  • Jesus a surpreende ao ver que um judeu pedisse algo de um samaritano. (João 4:7-9)
  • Jesus despertou a sua fé pelo desejo de conhecê-Lo e receber a Sua graça. (João 4:10-15)
  • Jesus revela a verdade acerca da sua vida matrimonial, a qual estava em desacordo à vontade de Deus. (João 4:16-18)
  • Jesus a ensina que as bases da fé em Deus e no Seu Messias procedem do judaísmo. (João 4:19-22)
  • Jesus a ensina sobre os verdadeiros adoradores de Deus, os quais Ele procura. (João 4:23,24)
  • Jesus declara à mulher ser Ele Mesmo o Próprio Messias, ou Cristo. (João 4:25,26)

A mulher, mesmo imatura na fé, fez algo para Deus, a fim de beneficiar o bem espiritual e moral de todos. A sua fé, ainda imatura, “a todos deu sinais” de ter ouvido “Alguém”, que lhe “deu sinais” de a ela ter falado da parte de Deus e de ter a Vida Dele dentro de Si. A todos, ela “deu sinais” de estar “satisfeita” acerca do que Dele ouviu, agiu com “misericórdia” (ela deu aos outros, o que recebera de Deus) e com grande “felicidade”!

A sua satisfação, demonstrada tanto pelas suas declarações como pela sua felicidade, impressionou a todos e foi o fator para que muitos saíssem da cidade e fossem ao encontro de Jesus. Ela não chamou os samaritanos a irem ao “monte sagrado” e nem ao “Templo” em Jerusalém (conforme João 4:20), mas para Jesus!

3. A fé que agrada a Deus é a que contagia outras pessoas a ouvirem as Instruções de Jesus

Muitos samaritanos creram em Jesus e pediram que Ele permanecesse com eles, a fim de O ouvirem e aprenderem mais sobre Deus.

Eles diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar [nós mesmos consideramos e entendemos as Suas Instruções]. E sabemos [e adquirimos a convicção] que ele é, de fato, o Salvador do mundo. (Jo.4:42 NTLH)

Nós fomos chamados para dar sinais às pessoas de que estamos em paz (em amizade e cooperação) com Deus, que O ouvimos, que somos ajudados por Ele e dispostos a ajudar os que necessitam da Sua ajuda.

Além disso, que as motivemos a ouvirem e considerarem as instruções de Cristo, a fim de que sejam restauradas e desfrutem da paz, do auxílio do SENHOR e da Sua Vida poderosa, a Vida Eterna. Essa é a qualidade da fé que agrada a Deus na vida daquele que entendeu a razão de estar em Cristo.

Caso Deus permita, continuaremos no próximo domingo.

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • De quem o Eterno Se agrada? Por quê?
  • Por que a fé verdadeira deve ir além das devoções particulares e das palavras positivas em Deus? Qual é a finalidade da nossa fé em Deus, por meio de Cristo?
  • Leia novamente o texto base – Mateus 5:6,7. Qual é a sua compreensão desses versos? Leia 2 Coríntios 1:3,4. Qual é a declaração do apóstolo Paulo acerca de Deus no verso 3? Você concorda com ele? Você se lembra de alguma experiência impactante ao ser auxiliado por Deus? Paulo declara uma verdade sobre Deus no verso 4ª e você consegue observá-la? Como você pode abençoar outras pessoas, em relação ao auxílio que tem recebido de Deus?
  • Segundo as palavras de Jesus em João 4:31-34, qual é o discernimento que você precisa alcançar acerca da vontade Deus? Por quê? Em quais áreas da sua vida você deve se preocupar em fazer a vontade Deus e tê-la como seu alimento?
  • Leia parte da oração de Jesus pelos Seus discípulos em João 17:1-8. (v.1) O que Jesus pede ao Pai e com que finalidade? (v.2) O que Jesus recebeu do Pai e para qual a finalidade? (v.3) O que a vida do Alto ou a Vida Eterna o motiva conhecer? (v.4-7) Qual foi o trabalho ou a boa obra que Jesus recebeu do Pai para revelar ao mundo? (v.8) Jesus transmitiu a mensagem que recebeu de Deus e como Ele descreve os que a receberam?
  • Após ter ouvido as instruções de Jesus, qual foi a atitude repentina da mulher samaritana? Leia João 4:29. A sua fé inicial lhe deu todo o entendimento sobre Jesus, Deus e Seus planos para a humanidade? Qual foi a mensagem que a mulher transmitiu aos habitantes de Samaria?
  • Leia João 4:7-26. Comente o que aprendeu sobre as declarações e instruções de Jesus à mulher.
  • O que a mulher percebeu na vida de Jesus que a impressionou? O que os habitantes perceberam na vida da mulher que os impressionou? Que tipo de fé as pessoas precisam observar na sua vida, a fim de impactá-las para Deus?
  • O que mais lhe chamou a atenção nesta meditação? Explique as razões.
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação