Skip to content Skip to footer

A razão de estarmos em Cristo – Parte 4: A fé que agrada a Deus (3)

Mateus 5:6,7

6 Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. (Mt.5:6,7 NTLH)

Deus é “Gracioso” no sentido de ser misericordioso e, compassivamente, implora que a humanidade aceite a Sua graça. Deus, por meio dos que O obedecem, suplica e implora aos homens que confiem (tenham fé) Nele e aceitem todo o Seu favor (Sua graça), ou seja, o Seu perdão, salvação, restauração, uma nova maneira de pensar e viver, força, discernimento, instrução, entendimento, sabedoria e muitas capacidades inimagináveis. (vd. 1 Coríntios 2:9; Salmos 31:19; Isaías 64:4; Marcos 16:17,18)

Deus se alegra ao demonstrarmos a fé que atende ao Seu chamado para irmos a Cristo, a fim de que Dele recebamos a Sua graça e, por meio dela, as Suas misericórdias. Deus espera que nós entendamos a razão de Ele nos ter chamado para estarmos na Sua graça, a qual nos é dada por meio de Cristo, e que, pela fé, permaneçamos nela e que a tenhamos como um grande privilégio divino ao compartilhá-la a outros, a fim de que os que a aceitarem, desfrutem das mesmas misericórdias que desfrutamos.

1. Mantenha-se firme na graça que recebeu e não a esconda dos homens

O apóstolo Paulo declarou:

2 Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus [devido à nossa confiança em Cristo é que obtivemos acesso à graça divina]. E agora continuamos firmes nessa graça [na graça divina, nós nos mantemos firmes e não a negamos diante de todos os homens] e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. (Rm.5:2 NTLH)

Acerca da graça de Deus, o apóstolo Paulo declara duas verdades:

3 Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso [o Pai da Fonte de toda Graça, de Quem procedem todas as Suas misericórdias aos que se submetem a Cristo], o Deus de quem todos recebem ajuda [de Quem todos recebem Suas misericórdias, ou seja, Sua força ou poder, consolo ou conforto instrutivo, iluminação, orientação, direção divina]! (2 Co.1:3 NTLH – vd. verso 4)

2. Deus o chama para a Sua graça, a fim de que você coopere com Ele

Observemos o ensinamento de Paulo aos cristãos de Éfeso:

8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9 “A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.” 10 “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.” (Ef.2:8-10 NTLH)

8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé [por intermédio de Cristo, vocês são resgatados dentre os que rejeitam a súplica do Eterno, dos mundanos e pervertidos, que estão condenados à destruição eterna, mas esse livramento ou resgate se dá por meio da sua “fé” – da sua confiança, fidelidade e sujeição – a Cristo]. Isso [o que eu acabei de dizer se deve ao chamado inicial divino, provocado e realizado pela misericórdia do Eterno] não vem de vocês; mas é um presente dado por Deus [por si mesmos, vocês nunca saberiam reconhecer o modo correto, ou o caminho para irem inicialmente a Cristo. Por isso, Deus suplicou que ouvissem e aceitassem o Seu chamado como um presente, para que conhecessem as razões da Sua súplica, a fim de que fossem a Cristo e, por meio Dele, recebessem a Sua graça – vd. João 6:44]. 9 “A salvação não é o resultado dos “esforços” de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.” [por mais que suas obras humanitárias sejam social e moralmente boas, elas não garantem o plano divino para “a salvação completa ou eterna” de vocês e, por isso, Deus, na Sua soberana justiça, não pode recompensá-los eternamente por praticá-las] 10 “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as “boas” obras que ele já havia preparado para nós.” [Deus nos remodelou em Cristo para realizarmos as Suas “boas obras”, as quais são as ações de Cristo através de nós, que refletem a grandeza, a misericórdia de Deus, que trazem benefícios à humanidade. Por serem de caráter divino e, portanto, sobrenaturais, elas têm a finalidade de impactar os que estão afastados de Deus, perceberem-no agindo através de nós e glorificá-Lo – vd. Mateus 5:13-16] (Ef.2:8-10 NTLH)

Algumas pessoas costumam dizer o seguinte: “Eu conheço pessoas boas que, em suas ações, atuam melhor do que muitos cristãos”. Essa observação é, de fato, válida e verdadeira, mas a pessoa não é capaz de discernir que, na Igreja, há cristãos nominais e, portanto, omissos ao compromisso de fé que deveriam ter com Cristo.

Todo cristão verdadeiro está sob o processo divino de aperfeiçoamento e o fato de ele ter cometido uma falha, seja por omissão ou por comissão, não significa que ele esteja longe ou afastado de Deus. Ele, por ser honesto com o SENHOR, pode se arrepender, confessar sua falha espiritual e moral, abandonar o caminho do erro e voltar ao seu compromisso com Deus e com Seus objetivos, por meio de ações que refletem o poder e a graça de Deus. A sua fé, portanto, é reavivada, pois a fé sem obras é morta. (vd. Tiago 2:14,17)

Acerca disto e, quando puder, escute o áudio, assista ao vídeo e leia as notas do tema EQUILIBRE FÉ E AÇÃO, que o irmão Fausto compartilhou na terça-feira (10/10/2023). Em síntese, o argumento e os pontos sobre os quais ele baseou a sua instrução são:

Hoje em dia, a palavra “fé” tem sido interpretada como “acreditar”, levando a uma compreensão popular e simplista da Palavra, da Obra e do Reino de Deus entre os cristãos. Essa interpretação simplista da fé remove a responsabilidade pessoal, facilita o acesso tanto à graça divina como a permanência nela, diluindo os critérios divinos para a entrada na Eternidade, contrariando plenamente a ideia bíblica da porta estreita. (vd. Mateus 7:13,14)

– Somente a fé não salva ninguém – Tiago 2:19-20; Jó 1:12; 2:6

– A fé precisa ser completada por ações – Tiago 2:21-22; Lucas 9:23-24

– O amigo de Deus equilibra fé e ações – Tiago 2:23-24; João 15:12-14

– Se a fé não produzir ações, ela não vale nada – Tiago 2:26; Efésios 2:8-9

Portanto, a fé que agrada a Deus é a que se dispõe a receber a Sua graça e, compreendendo as razões divinas de tê-la recebido, permanece nela, dedica-se a trabalhar por ela e a promove a outras pessoas, a fim de que elas saibam como recebê-la e recebam toda a ajuda de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Estude e Reflita:

  • Qual é o sentido de Deus ser “Gracioso”? Por meio de quem Deus anuncia a Sua graça? O que, pela Sua graça, Deus oferece àquele que, por experiência pessoal, não O conhece? Leia 1 Coríntios 2:9; Salmos 31:19; Isaías 64:4. O que Paulo, o profeta Isaías e Davi declararam acerca de Deus? Você crê que as suas declarações são verdadeiras? Leia Marcos 16:17,18. Quais são as capacidades divinas que Jesus dá “aos que creem”? Você se dispõe a ser usado por Deus, a fim de abençoar pessoas por meio dessas Suas capacidades? Caso tenha receio, fale sobre as razões.
  • Com quem Deus Se alegra e por quê? O que Deus espera daquele que vai a Cristo e confia Nele?
  • Leia Romanos 5:2. Nós recebemos a graça de Deus através de Cristo por meio do quê? O que significa a expressão “por meio da nossa fé”? Você já encontrou na Bíblia alguma passagem na qual “confiança, lealdade, fidelidade, submissão e obediência” são dons de Deus ao homem? Sobre graça de Deus, qual é a disposição que você deve ter em relação a ela? Estando ativo na graça divina, qual deve ser a sua esperança?
  • Leia 2 Coríntios 1:3. Quais as duas verdades que Paulo declara sobre Deus neste verso bíblico? O que você precisa compreender sobre essas verdades? Leia 2 Coríntios 1:4. Além de sermos auxiliados por Deus em nossas aflições, qual é a outra razão divina de recebermos o Seu auxílio? Você tem praticado esse princípio ou regra das Escrituras? Você já usou dessa regra divina para ajudar pessoas? Traga de volta à sua mente a situação e fale a respeito.
  • Leia Efésios 2:8-10. Expresse verbalmente o que compreendeu sobre essa porção das Escrituras. Então, conforme o que compreendeu, como você deve agir neste mundo para tornar o nome de Deus exaltado e conhecido ao ajudar pessoas? Leia Mateus 5:13-16. Após ter ensinado sobre como os cristãos devem representar Deus neste mundo, o que Ele pede aos Seus discípulos e qual é a finalidade do Seu pedido?
  • Você reconhece que a fé que agrada a Deus depende da sua compreensão das razões de Ele tê-lo chamado a receber a Sua graça por meio de Cristo? Sobre as Suas razões, o que você compreendeu?
Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação