Skip to content Skip to footer

A razão de estarmos em Cristo

João 14:8-11

8 Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. 9 Jesus respondeu: — Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai. Por que é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 “Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: — O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.” 11 Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. (Jo.14:8-11 NTLH)

O texto bíblico em outras palavras: “Então, Filipe rogou: — SENHOR mostra-nos o Pai (o Deus Eterno), e assim, todos nós ficaremos felizes e plenamente satisfeitos. Jesus respondeu: — Vocês me acompanham por tanto tempo, e você, Filipe, ainda não me conheceu e não percebeu os sinais da vida do Pai em Mim? Qualquer um que me vê, vê também a Pessoa do Pai! Portanto, como você me pede para lhes mostrar o Pai? Você ainda é incapaz de crer que Eu estou no Pai, que o Pai está em Mim e que Eu e o Pai somos uma só Pessoa? Vocês ainda não conseguem crer quando digo que estou no Pai e Ele em Mim? será que vocês conseguem crer e vê-Lo em Mim através das obras que Ele realiza por Meu intermédio?

1. A raça humana foi criada por Deus para emitir sinais da Sua realidade e do Seu poder transformador

1.1. Um pouco menor do que Deus, o homem foi criado para ser Seu agente transformador

    Segundo a tradição e a cultura bíblica, Deus criou o homem a fim de que fosse um agente transformador para que este mundo saísse de seu estado caótico. (vd. Gênesis 1:1,2) Deus criou o ser humano somente abaixo Dele e dos anjos, mas, ao homem, foram dadas a glória e a honra de um rei. (vd. Salmos 8:3-9) Deus colocou todas as coisas criadas sob o domínio do homem, a fim de que ele as governasse ou administrasse sob a autoridade e orientação divina.

    1.2. Para ter sucesso na sua tarefa, o homem deveria permanecer sob a “Luz da Vida”

    Para que o ser humano fosse bem-sucedido na sua tarefa, ele deveria viver sob a “luz divina”, a “luz da vida, isto é, sob as orientações da Sua Palavra”, a qual é “Luz”. (vd. Salmos 119:105; João 1:3; Colossenses 1:16) Sob a Sua Palavra, que é “Luz”, Deus criou todas as coisas, às quais Ele disse serem “boas” ou úteis a este mundo, inclusive, para o ser humano. (vd. Gênesis 1:3-31)

    1.3. Ao invés de se manter na “Luz”, a raça humana preferiu a escuridão – o caos espiritual e moral

    Mas o ser humano preferiu a escuridão, ou seja, viver sob a dimensão das trevas (sob a desordem espiritual e moral). (vd. João 3:17-21; Efésios 5:8-10) Por isso o assombro, tanto do salmista (Salmos 8:5,6; 144:3) quanto o que está escrito no livro mais antigo da Bíblia, ou seja, Jó. (vd. Jó 7:17)

    1.4. O primeiro “adão” foi infiel a Deus, mas o “Segundo ou Último Adão” cumpriu a Sua missão com fidelidade

    O primeiro homem, isto é, Adão (no hebraico “adam”, i.e. “humanidade, ou raça humana”) falhou quanto ao seu compromisso com Deus, mas “o Segundo, ou o Último Adão”, que é Cristo (vd. Gênesis 2:7; 1 Coríntios 15:45-49), não pecou e, para humanidade (aos descendentes do primeiro “adão”), Ele veio como “Luz”, a fim de que os homens retornassem a Deus e aprendessem a andar sob as orientações da Palavra de Deus, ou sob a “Luz da Vida”, que é Cristo. (vd. João 8:12; 12:35,36)

    1.5. A Igreja foi divinamente criada para os mesmos propósitos que foram dados a Adão, mas ela tem a Cristo como o seu Perfeito Exemplo

    Aqueles que estão em Cristo têm a “Luz da Vida” em seu interior, tornam-se “filhos da Luz” e agem conforme as Suas orientações. Por essa razão, eles retornam à Palavra de Deus e reconhecem o propósito original de Ele ter criado a humanidade. Eles aceitam a missão de emitir ao mundo os sinais do caráter, da realidade, do governo, da graça e dos objetivos divinos através de seus pensamentos, palavras e obras, tendo Jesus como Seu Modelo. (vd. Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-18; 1 Coríntios 11:1; 1 Tessalonicenses 1:6; Mateus 5:14-16)

    2. Tenha Jesus como o seu “Modelo” de vida e a “Fonte para as suas ações transformadoras

    Por meio de Cristo, você foi transformado em uma “nova criação” (vd. 2 Coríntios 5:17), a fim de que pudesse voltar a se religar com Deus, relacionar-se de modo correto com Ele e compreender a sua missão de cooperador com o Seu Reino. Essa cooperação é o nosso compromisso com os Seus objetivos de amor eterno à humanidade.

    Por meio da constante transformação espiritual e moral em seu interior, provocada tanto pelo Espírito como pela Palavra de Deus, você será motivado a se comparar com Cristo, ao Seu exemplo de vida e de comunhão com o Eterno. Desse modo, você perceberá os sinais da ausência da “Luz” (das regras e orientações da Palavra de Deus) em certas áreas da sua vida e, pelo SENHOR e, alinhando-se a ela, você será fortalecido e capacitado a ajudar os que precisam da poderosa ajuda divina.

    Religado com Deus por meio de Cristo e tendo o Espírito Santo agindo em seu interior, você saberá o momento de oferecer aos que precisam da “Luz”, os sinais da “vida e do poder divino”. (vd. Mateus 5:9) Através de pensamentos, palavras e ações (boas obras, as misericórdias divinas), dirigidos pelas regras provenientes da “Luz”, você agirá como um cooperador de Deus, ajudando as pessoas a saírem de seu estado caótico, espiritual e moral, a fim de confiarem nas eternas promessas divinas. (vd. 1 Coríntios 1:2,3)

    Nossos pensamentos e palavras são as fontes em nosso interior, que dão a causa às nossas ações. No entanto, antes de falarmos, pensamos, e os nossos pensamentos se alimentam de fontes externas, as quais podem ser de uma natureza pura (Cristo, a Luz, ou a Palavra Viva de Deus), ou impura (da natureza humana, ou “adâmica”, que é decaída e impura).

    Segundo as Escrituras Sagradas, o coração humano (os anseios e paixões da natureza humana) está doente e não há como curá-lo. (vd. Jeremias 17:9,10) Por essa razão é que Jesus afirmou o seguinte:

    21 Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, 22 os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. 23 Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. (Mc.7:21-23 NTLH)

    Os que desprezam o compromisso de viver conforme o modelo de Cristo é óbvio que eles viverão pelo modelo adâmico, e o que poderão oferecer às pessoas senão ações de uma fonte, cuja natureza é impura? Seus corações ou mentes estão doentes, em guerra contra Deus e, por isso, não conseguem dominar suas paixões interiores mais vergonhosas.

    3. Curar o coração é impossível, mas é possível dominar os seus desejos mais infames

    14 Façam tudo sem queixas [i.e. resmungando ou murmurando interiormente, em um ato de ignorância e inimizade aos planos de Deus] nem discussões [i.e. debates ou polêmicas tolas, inúteis] 15 para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas no céu. (Fp.2:14,15 NTLH)

    A minha esperança é que entendamos a razão de estarmos em Cristo, de existirmos para Ele e de tê-Lo como o nosso “Modelo” de vida, a fim de fazermos a vontade de Deus. Compreendendo essas coisas, nós tomaremos atitudes que revolucionarão nossas vidas e transformarão muitas outras ao nosso derredor. Lembre que a razão de estarmos em Cristo é mostrarmos ao mundo os sinais de que a vida de Deus está em nós e nós Nele.

    Que Deus nos abençoe!

    Reflita:

    • Qual era a grande necessidade de Filipe, ou o que ele suplicou que Jesus lhe mostrasse? Como você pode descrever a surpresa de Jesus, quanto à sua pergunta? Observe bem o texto: Esse desejo para que o Pai fosse mostrado por Jesus era só de Filipe ou de todos? Como Jesus responde aos Seus discípulos? O que Ele enfatiza na Sua resposta, uma vez que eles tinham dificuldades para crer nas Suas palavras? Diante disso, você crê que as pessoas têm um forte desejo por Deus e conhecê-Lo melhor? Só palavras resolvem esse problema? O que é necessário além de palavras?
    • Leia Gênesis 1:1,2. Em quais condições se encontrava este mundo antes da criação do ser humano? Para qual propósito o homem foi criado, segundo a tradição e a cultura bíblica? Leia Salmos 8:3-9. Como Davi reflete sobre o ser humano, ao olhar para a grandeza do céu? Liste o que Deus colocou sob governo humano? Por que será que o texto sagrado lista somente animais e não seres humanos? Pense sobre isso: Davi, o autor do Salmo, era o rei de Israel e ele exercia essa função, sob o governo de Deus, a fim de servir em Seu Nome a sua nação e não para tê-la sob seu domínio e interesses próprios.
    • Para ser bem-sucedido na sua tarefa, como o ser humano deveria viver para administrar as coisas que Deus colocou sob seu governo? Qual é o sentido da palavra “Luz” nas Escrituras, segundo Salmos 119:105; João 1:3 e Colossenses 1:16? Pense sobre isso: Tudo o que Deus coloca sob a nossa administração “existe” para nós e não para que sejam nossas, a fim de que pratiquemos a Sua vontade nelas e através delas. O que Deus tem colocado sob o seu governo e você as tem administrado segundo os Seus objetivos? Exemplo: família, pais, filhos, trabalho, dinheiro, lazer e etc.
    • Leia João 3:17-21. De acordo com as palavras de Jesus, por que a humanidade prefere a “escuridão”, em vez da “Luz”? Segundo Efésios 5:8-10. Como nós vivíamos, antes de termos conduzidos a Cristo? Agora que pertencemos ao SENHOR, onde devemos viver e por quê? Sob a “Luz” do SENHOR, o que devemos procurar descobrir? Paulo diz que nós não nos associemos ao quê? O que devemos fazer para sabermos sobre o que é ou não aprovado por Deus?
    • Qual é o sentido bíblico da palavra “Adão”? Ele foi criado sob a “Luz”, mas preferiu se afastar dela. Leia João 8:12. Aquele que segue os ensinamentos de Jesus não andará na escuridão, isto é, não será desconhecedor da vontade Deus e do que O agrada. Por quê? Você crê estar sob a “Luz” divina? Leia João 12:35-36. Jesus advertiu aos Seus discípulos que a “escuridão” viria sobre o mundo e então seria tarde demais para que as pessoas encontrassem o caminho para Deus. Portanto, o que Jesus pede que façamos? Por quê?
    • Aqueles que estão em Cristo têm a “Luz da Vida”, tornam-se “filhos da Luz” e agem conforme as Suas orientações. Quais atitudes nós devemos tomar, a fim de agirmos como “filhos da Luz”? Pense sobre isso: Assim como Adão, que foi criado sob a “Luz” divina e para os propósitos dela, a Igreja também foi criada sob a “Luz divina”, que é Cristo. Você está disposto a viver para os propósitos Dele, nas diferentes áreas e momentos da sua vida? Leia Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-18; 1 Coríntios 11:1; 1 Tessalonicenses 1:6; Mateus 5:14-16.
    • Tendo Jesus como o seu “Modelo” de vida e a “Fonte” para as suas ações, você crê que tanto a sua vida pode ser transformada e que, por seu intermédio, outras pessoas do seu convívio podem ser restauradas? Explique o que você entendeu acerca dos quatro primeiros parágrafos do ponto dois da nossa meditação? Como as Escrituras, definem o coração ou a mente humana, segundo Jeremias 17:9,10? Leia Marcos 7:21-23. O que Jesus afirmou sobre o coração ou a mente humana?
    • Segundo as Escrituras, se o coração humano (a mente ou a natureza humana) é impossível de ser curado, como você deve lidar com ele? Leia Filipenses 2:14,15. Como deve ser o nosso procedimento entre as pessoas más e que não querem saber de Deus?
    Endereço

    Rua José Peres Campelo, 25A
    Piqueri | São Paulo | SP
    CEP 02913-090

    Reuniões

    Domingos às 17h30
    Terças-feiras às 20h30

    Siga-nos nas redes sociais

    Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação