Skip to content Skip to footer

1 Tessalonicenses 5:11

Portanto, animem e ajudem uns aos outros, como vocês têm feito até agora. (1 Ts.5:11 NTLH)

Quando Jesus morreu na cruz, todos os que confiaram Nele pareciam ter perdido a esperança. Entre a Sua morte e ressurreição, bastaram dois dias para que alguns deixassem Jerusalém, esquecendo-se da Sua ordem de permanecerem na cidade. (vd. Lucas 24:49)

A cidade estava efervescendo de ódio e perseguição aos seguidores de Cristo e, sob essa pressão, alguns discípulos resolveram fugir – buscando refúgio em outros lugares – ou retornar aos seus antigos trabalhos.

1. Os dias atuais não diferem aos dos primeiros cristãos, pois o ódio a Cristo perdura

Os dias atuais não são diferentes daqueles dias, pois a zombaria e o ódio aos seguidores se acentuam a cada dia. Na verdade, o mundo odeia a Pessoa de Cristo e os cristãos que se dispõem a seguir os Seus ensinamentos e falarem sobre eles claramente. Neste mundo, nunca haverá um ambiente de conforto para os cristãos verdadeiros.

Jesus fez o seguinte alerta aos Seus discípulos:

18 Jesus continuou: — Se o mundo odeia vocês [os trata com repugnância, antipatia e inimizade violenta], lembrem que ele me odiou primeiro. 19 Se vocês fossem do mundo [se vocês estivessem dentro do sistema mundano, fazendo o que é contrário a Deus], o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo [para o serviço espiritual], e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês [porque, agora, vocês resistem e contrariam as práticas mundanas]. (Jo.15:18,19 NTLH)

A tática mundana para calar os cristãos é pela imposição do terror. O medo de expor a Mensagem de Cristo de modo claro, supondo que as pessoas não a aceitarão, tem feito com que muitos cristãos procurem outros caminhos e abandonem a sua confiança no poder do Espírito Santo, na Palavra de Deus e tragam estilos e hábitos mundanos para a vida da Igreja. (vd. Tiago 4:4; Gálatas 1:10; 1 João 2:15)

2. A presença nas reuniões é tão importante quanto o envolvimento no serviço espiritual

Em vez de se envolverem em serviços espirituais, muitos cristãos só se preocupam em procurar um estilo de igreja que se adéque às suas falsas crenças. Querem se emocionar, cantar, dançar e buscar algum fôlego ou uma palavra que lhes dê esperança para obterem vitórias e prazeres pessoais neste mundo.

Eles anseiam por palavras doces e que sejam agradáveis aos seus ouvidos, pois não desejam ser confrontados quanto ao seu afastamento à missão divina exigida por Jesus. (vd. Mateus 5:20; Hebreus 10:23-25)

Diante desse quadro, vemos muito pouco interesse à compreensão da Verdade divina, da razão de estarem em Cristo e, por isso, deixam de praticar a generosidade, ou seja, o bem (a vontade de Deus, ou o serviço espiritual) que precisa ser feito ao outro, seja com palavras ou ações. A Sabedoria divina diz:

Quem é generoso progride [Aquele que é abençoado ou gracioso, receberá muito mais autoridade para dar] na vida; quem ajuda será ajudado [A essa pessoa, Deus estenderá todo o bem que ela faz aos outros].” (Pv.11:25 NTLH – comp. Atos 20:35; 2 Coríntios 9:8,9)

3. O serviço espiritual que anima e fortalece uns aos outros é um ato de generosidade

(Nós não sabemos quando Jesus voltará e, por isso, Ele virá como um ladrão à noite – versículos 1-3) 4 Mas vocês, irmãos, não estão na escuridão, e o Dia do Senhor não deverá pegá-los como um ladrão, que ataca de surpresa. 5 Todos vocês são da luz e do dia [vocês foram criados para pertencerem à Palavra Viva de Deus, que é Cristo, a Luz para este mundo]. Nós não somos da noite nem da escuridão. 6 Por isso não vamos ficar dormindo, como os outros, mas vamos estar acordados [estar em pé, servindo ao SENHOR como sacerdotes) e em nosso perfeito juízo [sóbrios, afastados dos desejos mundanos que entorpecem e enfraquecem nossas mentes]. 7 Os que dormem, dormem de noite, e os que bebem é de noite que ficam bêbados. 8 Mas nós, que somos do dia, devemos estar em nosso perfeito juízo. Nós devemos usar a fé [revistamo-nos com a confiança que temos em Deus e na Sua Palavra] e o amor [e com a benevolência, bondade, a graciosidade] como couraça e a nossa esperança de salvação como capacete. 9 Deus não nos escolheu [não nos chamou e nos ordenou] para sofrermos o castigo da sua ira, mas para nos dar a salvação [plena ou eterna] por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós para podermos viver com ele [ressuscitando-nos para vivermos com Ele na Eternidade], tanto se estivermos vivos como se estivermos mortos quando ele vier. [vd. 1 Tessalonicenses 4:13-18] 11 Portanto, animem e ajudem uns aos outros [estejam implorando, encorajando, fortalecendo e instruindo uns aos outros, para que permaneçam firmes e, perto de Cristo, servindo aos Seus propósitos], como vocês têm feito até agora. (1 Ts.5:4-11 NTLH)

Os discípulos de Jesus, após a Sua morte, ficaram estremecidos e desanimados. Alguns fugiram, enquanto outros voltaram às suas atividades em suas respectivas cidades. Por não terem dado crédito ao que Jesus lhes havia dito, ou seja, sobre a Sua ressurreição, eles agiram desse modo. Eles ouviram do Mestre que deveriam permanecer em Jerusalém até que do Alto fossem revestidos de poder, mas a pressão do ódio fez com que a confiança no SENHOR se esfriasse. Sabemos que Jesus foi a cada um deles e tanto os animou como os fortaleceu.

Em nossos dias, muitos cristãos vivem alheios quanto à volta de Jesus e nós precisamos animá-los na fé, a fim de que não abandonem uma vida cheia do Espírito Santo e da Palavra de Deus.

Eles precisam ser despertados do sono da frieza e morte espiritual, a fim de voltarem para a “Luz”, que é Cristo, porque os dias que estamos vivendo são maus e devemos aproveitar todas as oportunidades para fazermos o bem. (vd. Efésios 5:13-18)

Na próxima semana, se Deus permitir, eu gostaria de compartilhar sobre seis crescentes atividades satânicas que podem influenciar os cristãos a desprezarem o SENHOR. Assim como Jesus, em toda a Sua generosidade, foi a cada um de Seus discípulos para fortalecê-los, Ele está em nós e nos motiva a fazermos o mesmo que Ele fez.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação