Skip to content Skip to footer

As bênçãos divinas são para os humildes

Isaías 66:1,2

1 O SENHOR diz: “O céu é o meu trono, e a terra é o estrado onde descanso os meus pés. Que tipo de casa vocês poderiam construir para mim? Como conseguiriam construir um lugar onde eu pudesse morar? 2 Eu mesmo fiz o céu e a terra, e todas as coisas são minhas. Mas eu cuido dos pobres [i.e. eu observo, considero, contemplo, estimo e dou atenção aos que são humildes] e dos arrependidos, dos que me temem e obedecem às minhas leis. (Is.66:1,2 NTLH)

Estes dois versos nos falam algumas coisas sobre Deus: da Sua grandeza, à qual nenhum templo pode conter. De Ele ser tanto o Criador como o Dono de todas as coisas, mas o Seu olhar está sobre a pessoa que é humilde, que possui um coração quebrantado, que O respeita e O obedece. É com essa pessoa que Ele deseja conviver!

Portanto, a obediência, o respeito e um coração contrito são características provenientes da vida daquele que se humilha perante o Eterno e que deseja ser habitado por Ele. (vd. 1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 6:16)

Humildade não é pensar menos de si mesmo. Você pode ser uma pessoa confiante e humilde ao mesmo tempo. No entanto, a humildade, segundo as Escrituras, é uma característica de alguém que pensa menos em si mesmo e coloca Deus em primeiro lugar na sua vida, a fim de ser útil a Ele em razão do nosso próximo neste mundo.

Para muitos, esse não é um pensamento fácil para acreditar. Por que alguém escolheria pensar mais em Deus e nos outros do que em si mesmo? Entretanto, a humildade é algo tão importante no Reino de Deus a ponto de Ele fazer muitas promessas aos que Lhe são humildes e cumprem a Sua vontade. 

Nós nunca devemos nos esquecer das palavras do apóstolo Pedro, que disse:

Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus [i.e. considerem o lugar que Deus deve ter em suas vidas, deem a Ele seus corações, todo o respeito e se inclinem a obedecê-Lo] para que ele os honre [i.e. os conduza a uma vida honrada, digna, feliz e muito abençoada] no tempo certo. (1 Pedro 5:6NTLH)

Entre muitas promessas feitas por Deus, eu pretendo compartilhar as seguintes:

1. Deus promete guiar os passos da pessoa que é humilde a Ele

Deus GUIA os humildes no caminho certo e lhes ENSINA a sua vontade. (Sl.25:9 NTLH)

Sendo humilde, você cometerá menos erros, pois Deus o ajudará em todas as suas dificuldades; assim, os sentimentos de derrotas serão resistidos e vencidos. (vd. 2 Coríntios 4:79)

2. Deus promete transformar e fortalecer a vida da pessoa que é humilde a Ele

Pois o Altíssimo, o Santo Deus, o Deus que vive para sempre, diz: “Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, PARA DAR ESPERANÇA AOS HUMILDES E AOS AFLITOS, NOVAS FORÇAS. (Is.57:15 NTLH)

Quanto mais humilde você for, mais graça Deus lhe dará! Todavia, o orgulhoso sequer sonha em ser transformado e fortalecido pelo SENHOR. Ele é indiferente, pois vive do lado oposto ao de Deus. Ele é incapaz de ajudar outras pessoas a serem transformadas e fortalecidas por Deus, Sua Palavra e poder. Ele acredita em Deus, mas vive fora dos recursos da Sua graça.

3. Deus promete reduzir o cansaço emocional ou estresse da vida da pessoa que é humilde a Ele

Jesus disse: 28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e EU LHES DAREI DESCANSO. 29 “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; E VOCÊS ENCONTRARÃO DESCANSO [i.e. “e vocês serão reanimados, a Vida virá para dentro de vocês”].” (Mt.11:28,29 NTLH)

4. Deus promete dar todas as Suas promessas ao que é humilde a Ele

Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. (Mt.5:5 NTLH)

Que nós nos sintamos alegres por termos um Deus tão esplendoroso, que nem o Céu e a Terra são capazes de conter a Sua Glória e, mesmo assim, procura habitar e conviver com aqueles que são humildes a Ele. A esses, Ele faz felizes e lhes dá todas as Suas mais ricas bênçãos!

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação