Deprecated: Required parameter $access_token follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 86

Deprecated: Required parameter $access_token follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 102

Deprecated: Required parameter $current_photoset follows optional parameter $item_count in /home2/comun322/public_html/wp-content/plugins/_essential-grid/includes/external-sources.class.php on line 1947
Chamados para a vida e a morrer para ela – Comunidade Hebrom
Skip to content Skip to footer

Chamados para a vida e a morrer para ela

João 5:39,40

39 Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. 40 Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. (Jo.5:39,40 NTLH)

Em outras palavras: “Vocês se dedicam a estudar as Escrituras, porque acham que nela encontrarão a Vida Eterna. Mas vocês as leem e não Me encontram! Afinal, as Escrituras falam de mim! Eu estou aqui, diante de vocês, e não querem receber de mim a Vida que tanto desejam.”

No domingo passado, eu compartilhei com vocês que a fé infantil faz com que tenhamos dificuldades para pensarmos como Deus pensa. Devido a isso, muitos não conseguem enxergar Jesus como Ele realmente é e deixam de receber a Vida Eterna.

1. Aceite a Jesus como Ele é

Muitos O veem como um Professor gentil, humilde e que chama os enfermos para curá-los. Como Aquele que chama os envergonhados e pecadores para lhes dar a graça e a misericórdia divina. No entanto, Jesus também é a Pessoa mais criteriosa e honesta que nós já conhecemos. Ele nunca se apresentou com meias verdades e muitos dos que foram a Ele, Dele se afastaram por causa da Sua honestidade.

Em muitas ocasiões, Jesus Se mostrou mais honesto do que as pessoas gostariam, e o que eu quero dizer com isso? Em certas ocasiões, Jesus foi implacavelmente honesto, a ponto de Ele Se parecer cruel e pouco gentil.

A honestidade de Jesus eliminava os equívocos, ilusões, o autoengano e as intenções secretas do coração humano de modo imprevisível. Quando lemos as Escrituras, em certos momentos, notamos um Jesus gentil e, quando menos esperamos, O vemos falando com um tom de severidade.

Todo aquele que aceita o chamado para ir a Jesus precisa entender que nem sempre os Seus ensinamentos e a Sua bondade lhe parecerão reconfortantes. Por quê?

2. Jesus veio para revelar a mente de Deus e o posicionamento humano em relação a Ele

Jesus, ao chamar as pessoas, expressou, em Suas Palavras, tons diferentes aos anseios humanos. Eu gostaria de lhe dar dois exemplos e, então, vejamos o primeiro:

28 — Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso [i.e. “Eu os reanimarei, ou, Eu os ajudarei a recuperar as energias”]. 29 “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso.” 30 Os deveres [i.e. o jugo, as sujeições] que eu exijo de vocês são fáceis [i.e. “não são difíceis de compreender”], e a carga que eu ponho [i.e. “e os mandamentos que Eu ponho”] sobre vocês é leve [i.e. se reduz a um menor tamanho e mais facilmente de se carregar]. (Mt.11:28-30 NTLH)

Estes versos, quando mal compreendidos, expressam o Jesus desejado por muitos, Aquele que se alinha à imaginação popular, que atenua a exaustão e que oferece descanso, vigor e todos os recursos da Sua graça.

O segundo chamado revela uma dimensão diferente da graça de Jesus e tem um efeito muito diferente aos ouvidos dos que O acompanhavam:

25 Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus (uma multidão é tudo o que um pregador deseja). Ele virou-se para eles e disse: 26 — Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama [i.e. “e não odiar, ou amar menos”] o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo [i.e. aos anseios das suas paixões e interesses pessoais]. 27 Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. (Luc.14:25-27 NTLH)

O texto que acabamos de ler, quando mal compreendido, expressa um Jesus que não se alinha à imaginação popular e que pode causar um efeito de rejeição a Ele. Por quê? Jesus pregava para os judeus, e estes, ao ouvirem as Suas palavras, tinham em mente as palavras de Moisés, de que os filhos deveriam honrar e obedecerem aos seus pais. (vd. Êxodo 20:12)

Repare que nestes versos, Jesus não faz nenhuma promessa de vida longa sobre a Terra, mas oferece um caminho para a morte, semelhante à Dele, tanto à própria crucificação romana como aos princípios que envolvem a mensagem da cruz. Portanto, aquele que decide ser um seguidor e discípulo de Jesus, precisa saber que, para segui-Lo, será necessário carregar a sua própria cruz e decidir morrer para si mesmo.

Este segundo chamado é tão importante ou indispensável a nós quanto o primeiro, pois ambos revelam as intenções de Deus àqueles que vivem afastados Dele. Consideremos outras ocasiões, nas quais Jesus transmitiu palavras desconfortantes:

  • Mateus 5:43-48. Jesus falou duro e condenou o ensinamento falso existente entre os religiosos, que os inimigos de Israel precisavam ser odiados.
  • Lucas 9:59,60. Jesus censurou um homem que, antes de segui-Lo, desejava atender às necessidades de seu pai doente.
  • Lucas 9:61,62. Jesus censurou o homem que deseja se despedir de sua família antes de segui-Lo.
  • Marcos 10:17-22. Jesus expôs a um jovem rico (possível líder religioso) sobre o Seu mau entendimento sobre Deus e o modo como ele poderia conseguir o seu acesso à Vida Eterna.
  • João 8:42-47. Jesus chamou os líderes religiosos que o questionavam de filhos do Diabo e não de Deus.

Para percebermos a bondade de Jesus, através das Suas palavras com um tom de severidade, e perturbadoras, nós precisamos ter em mente o seguinte: Jesus revelou a natureza humana decaída e afastada de Deus, aos quais Ele falou e mostrou o lugar que Deus ocupava em suas vidas, através do que eles criam e praticavam.

Sempre que nos deparamos com a Verdade divina, seremos confrontados a vermos o seguinte: nós estamos realmente em comunhão com Deus e Seus objetivos? Deus ocupa o primeiro lugar em nossas vidas, a fim de estarmos realizando as boas obras que Ele nos ordenou fazer?

O Evangelho ou a Mensagem de Deus nos dá consolo, força, poder e uma nova vida, mas nós somente recebemos essas coisas quando estamos dispostos a morrermos para nós mesmos e vivermos para Cristo, que nos chama para Si, a fim de que tenhamos Vida, e, no futuro, a Eternidade.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação