Enfrentando as tentações (Celino Cardoso – 30.03.2014)
SE PREFIRIR FAÇA DOWNLOAD:
Mateus 6:13
“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” (Mt 6:13 NVI)
“As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.” (I Co 10:13 NTLH)
1 – Com quem, quando e como as tentações acontecem?
Todos nós somos frequentemente tentados, pois vivemos num mundo caído, sofremos suas influências, e Deus permite que isto aconteça, pois Ele quer que, com a Sua ajuda, nós a vençamos. Ele permitiu que o próprio Cristo fosse tentado.
“Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo.” (Mt 4:1 NTLH)
As tentações começam dentro de nós, a partir de um pensamento, um desejo pecaminoso ou um desejo legítimo a ser realizado da forma errada.
“Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.” (Tg 1:14 NTLH)
Satanás quer usar as tentações para nos destruir. Ele identifica os nossos maus desejos, enche a nossa mente de dúvidas com relação à Palavra de Deus e tenta nos enganar, fazendo sugestões e criando cenários para nos levar à desobediência e ao pecado.
2 – O que podemos aprender com as tentações?
Ser tentado não é pecado.
Cristo foi tentado e não pecou, e o homem também, com a ajuda de Deus, pode ser tentado e não pecar. Veja o exemplo de José:
“Nesta casa eu mando tanto quanto ele. Aqui eu posso ter o que quiser, menos a senhora, pois é mulher dele. Sendo assim, como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus ?” (Gn 39:9 NTLH)
Pecado é ceder aos seus maus pensamentos e realizar seus desejos.
“Então esses maus desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.” (Tg 1:15 NTLH)
No nosso dia a dia, se não buscarmos a presença de Deus, sendo influenciados pela nossa natureza humana, somos alvos fáceis de Satanás e cedemos às tentações, criando sérias consequências para todos que nos cercam, para nós mesmos e pecando contra Deus.
A tentação nos dá a oportunidade de um crescimento espiritual.
Podemos escolher fazer a coisa certa ou errada. Quando escolhemos fazer a coisa certa, aperfeiçoamos o nosso caráter.
“Queridos irmãos, a vida de vocês esta cheia de dificuldades e de tentações? Então, sintam-se felizes, porque, quando o caminho é áspero, a perseverança de vocês tem uma oportunidade de crescer.” (Tg 1:2 BV)
3 – Cedendo às tentações nos afastamos dos planos de Deus.
Somos tentados a viver em função de valores terrenos, de obter bens materiais, prazer, poder, fama e uma vida cada vez mais egoísta, distante das pessoas e de Deus.
O mundo acha tudo isto normal, mas nós, filhos de Deus, sabemos que este pensamento é uma ação do Inferno e nos mantém fora da vontade de Deus.
“Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mt 26:41 NTLH)
4 – Somente com a força de Jesus venceremos a tentação.
icon_biblia “O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas, pelo contrario, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” (Hb 4:15 NTLH)
Devemos orar pedindo a Deus que nos fortaleça e nos dê sabedoria nos momentos difíceis, pois este tipo de petição agrada O agrada. Ele quer que dependamos Dele para nos ajudar e nos livrar do castigo eterno.
“Assim também o Senhor pode salvar a vocês e a mim das tentações que nos rodeiam, e continua a castigar os ímpios, até que chegue o dia do juízo final.” (II Pe 2:9 BV)
Estas orações, o nosso compromisso com a igreja, ouvir e meditar na Palavra, nos leva a uma comunhão e a uma vida de obediência a Deus.
“Pelo fato de que me obedeceu com perseverança apesar da perseguição, Eu o protegerei do tempo do grande sofrimento e tentação que virá sobre o mundo para por à prova cada um dos que estão vivos.” (Ap 3-10 BV)
Portanto:
- Saiba que você jamais se livrará das tentações.
- Lute contra a sua natureza humana e seus maus desejos.
- Realize seus desejos normais e legítimos da forma correta.
- Direcione seus pensamentos para a Palavra de Deus.
- Não duvide do que Deus disse sobre o pecado.
- Não se engane! Deus não aprova o que é errado.
- Seja obediente a Deus e não aos seus pensamentos.
- Seja um discípulo de Jesus e escolha fazer o que é certo.
- Recuse-se a ser intimidado; todo cristão é tentado.
- Identifique suas fraquezas, isto é, o que mais te tenta.
- Peça a ajuda de Deus. Ele te ama e quer te ajudar.
- Compartilhe a sua luta e peça ajuda a um irmão na fé.
- Não seja arrogante e autoconfiante; seja humilde.
“Feliz é o homem que não cede e não pratica o mal quando é tentado, porque depois receberá como recompensa a coroa da vida que Deus prometeu àque
les que o amam.” (Tg 1:12 BV)
Que Deus nos abençoe!