Skip to content Skip to footer

Tiago 2:19-24, 26

A palavra fé atualmente ganhou a conotação popular de “acreditar”. Portanto, quando as pessoas dizem “tenha fé nisso ou naquilo”, elas estão dizendo “acredite nisso ou naquilo”. Isso produziu uma geração de cristãos que olham para a Palavra de Deus, para a Obra de Deus e para o Reino de Deus de modo popular e simplista.

Essa postura tira toda a responsabilidade da pessoa e transforma o acesso à Graça de Deus em algo extremamente fácil e sem restrições. Com isso, o acesso à eternidade, cuja porta é estreita e por onde passam somente aqueles que cumprem os pré-requisitos estabelecidos por Deus, se transforma em uma porta extremante larga, onde toda a humanidade pode passar de qualquer jeito.

19Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo. 20Seu tolo! Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada. 21Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. 22Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. 23Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. 24Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé. 26Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta. (Tiago 2:19-24, 26 NTLH)

1 – SOMENTE A FÉ NÃO SALVA NINGUÉM

19Você crê (i.e. conhecimento intelectual) que há somente um Deus? Ótimo (i.e. faz muito bem)! Os demônios também creem e tremem de medo (i.e. ser invadido e ficar de pé). 20Seu tolo (i.e. sem juízo, propósitos e frutos)! Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada. (Tiago 2:19-20 NTLH)

Nos versos que acabamos de ler, podemos observar que os demônios possuem um nível de fé em Deus superior ao nosso. Isso porque eles conhecem a Deus em um nível que só conheceremos na eternidade. Porém, isso não impediu a queda deles e muito menos garantiu sua salvação, pois mesmo tendo fé em Deus, eles escolheram não servi-Lo mais e agora só conseguem servir a si mesmos, dentro dos limites que Deus estabelece.

1:12O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com tudo o que Jó tem, mas não faça nenhum mal a ele mesmo. Então Satanás saiu da presença do SENHOR. 2:6O SENHOR disse a Satanás: —Pois bem. Faça o que quiser com Jó, mas não o mate. (Jó 1:12; 2:6 NTLH)

O nosso verso base ainda chama de tola a pessoa que acredita que ter fé (no sentido de acreditar) é suficiente para ser salva. Vale lembrar que o termo “tolo” representa a pessoa que ignora ou não consegue ver o mundo com a perspectiva de Deus. Portanto, somente uma pessoa que não conhece verdadeiramente a Deus e que ignora a Sua vontade pode crer desta forma.

2 – A FÉ PRECISA SER COMPLETADA PELAS AÇÕES

21Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito (i.e. tornou justo) por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu (i.e. colocou sobre ele suas culpas) o seu filho Isaque sobre o altar. 22Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas (i.e. se completaram, aperfeiçoaram). Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa (i.e. se consumou ou se tornou plena). (Tiago 2:21-22 NTLH)

Nesses versos, observamos o exemplo de Abraão, o nosso pai na fé (a fé que possuímos foi modelada a partir da fé dele). Aprendemos que ele foi aceito por Deus porque obedeceu ao pedido Dele para que entregasse seu bem mais precioso, mesmo sabendo que esse bem fazia parte da promessa que Deus lhe havia feito e crendo que Ele cumpriria a Sua promessa, independentemente do que acontecesse naquele monte.

Ou seja, Abraão tinha fé em Deus, confiava na promessa que tinha recebido Dele e obedeceu ao Seu pedido, mesmo que isso contrariasse a própria promessa divina, que em tese se cumpriria através de seu filho, como também a sua fé, pois Deus tinha lhe pedido para romper com uma cultura que praticava sacrifício humano. Portanto, a sua fé e a sua obediência estavam no mesmo nível de importância. A sua fé lhe dava a compreensão de que Deus pode fazer o impossível e a sua obediência lhe dava a capacidade de cumprir a vontade divina sem questionar.

23Depois disse a todos: —Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 24Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. (Lucas 9:23-24 NTLH)

3 – O AMIGO DE DEUS EQUILIBRA FÉ E AÇÕES

23Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu (i.e. foi fiel) em Deus, e por isso Deus o aceitou (i.e. o fez justo). ”E Abraão foi chamado de “amigo de Deus” (i.e. um dos amigos do noivo, que em seu favor pediu a mão da noiva e prestou a ele vários serviços na realização do casamento e celebração das núpcias). 24Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé. (Tiago 2:23-24 NTLH)

Nesses versos, aprendemos que Abraão foi aceito como amigo de Deus porque a sua fé e suas ações estavam equilibradas, ou seja, quanto mais fé ele tinha, mais ele tinha disposição e prontidão para cumprir a vontade de Deus.

A exemplo de Abraão, a qualidade e o tamanho de nossa fé não só pode como deve ser medido e visto a partir da nossa disposição e prontidão em cumprir a vontade de Deus em nossas vidas e através delas.

12O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. 13Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. 14Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. (João 15:12-14 NTLH)

4 – SE A FÉ NÃO PRODUZIR AÇÕES, ELA NÃO VALE NADA

26Portanto, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ações está morta. (Tiago 2:26 NTLH)

Tiago deixa bem claro que se a nossa fé não nos impulsionar a ações em obediência a Deus, ela é uma fé morta, ou seja, não tem utilidade para Deus e nem para nós.

8Pois pela graça (i.e. bondade misericordiosa) de Deus vocês são salvos (i.e. resgatado do perigo ou destruição) por meio da fé (i.e. fidelidade, lealdade). Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 9A salvação não é o resultado dos esforços (i.e. pagamento ou recompensa) de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar (i.e. mérito ou aquisição) de tê-la. (Efésios 2:8-9 NTLH)

Esses dois versos são bem conhecidos e muito utilizados para explicar que não precisamos fazer nada para sermos salvos, exceto ter fé. Entretanto, vamos observar de forma bem simples dois pontos importantes:

4.1. – A salvação não é resultado de esforços pessoais, ou seja, não adianta se esforçar para se parecer uma pessoa boa para Deus pela simples prática de hábitos e tradições religiosas, pois Deus conhece o nosso coração e é a partir daí que Ele faz Seu julgamento.

4.2. – A salvação é um presente que recebemos de Deus por causa da fé. Então, uma pessoa sem fé, ou com uma fé morta, não consegue recebê-la ou permanecer nela. Porém, como já foi explicado, é o cumprimento da vontade de Deus que mantém a fé viva, ou seja, é o cumprimento da vontade de Deus que mantém a pessoa em uma condição de reconhecer a Graça de Deus e de responder a ela, e é essa resposta que nos salva ou nos mantém salvos.

Portanto, compreendamos que a fé que nos permite responder à Graça de Deus e nos dar acesso à salvação é uma fé que se mantém viva por meio de ações praticadas em obediência à vontade de Deus. De igual modo, se deixarmos de obedecer a Deus, a nossa fé morrerá e não conseguiremos mais responder à Graça de Deus, e com isso comprometemos a salvação.

Sendo assim, não é a nossa obediência a Deus que nos salva, mas O obedecemos porque somos salvos, e a nossa perseverança na obediência a Deus é que nos mantém salvos.

Que Deus nos abençoe!

Endereço

Rua José Peres Campelo, 25A
Piqueri | São Paulo | SP
CEP 02913-090

Reuniões

Domingos às 17h30
Terças-feiras às 20h30

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2024. Comunidade Hebrom – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Nith Comunicação